Memorabilia Blues: Exposição Fotográfica eterniza um dos grandes eventos do ano em Santa Maria

A cantora californiana Whitney Shay se apresentou no evento em abril. Foto: Pablito Diego
#
Première da mostra será nesta quinta-feira, no Plataforma 85. Quem assina é o fotógrafo Pablito Diego

Por Márcio Grings 

Acredito piamente que o olho humano ainda é a melhor máquina da imagem. Na maioria das vezes, o que é capturado pelo olhar humano nenhum equipamento consegue reprisar. Aprisionar o segundo mágico - esse é o grande desafio de quem fotografa. Encapsular um dropes do tempo e transformá-lo numa preciosa filigrana da eternidade. Em cada foto, a cabeça gira montando histórias por trás do que vemos, com a câmera funcionando como uma máquina do tempo, um veículo que nos teletransporta para um acontecimento passado.  

Willie Walker cantou no MB em março. O Rei do Memphis Soul morreu no último dia 19 de novembro. Foto: Pablito Diego    
#
E a máquina do tempo nos leva de volta ao palco central dos acontecimentos de um dos grandes eventos que passaram por Santa Maria em 2019. O fotógrafo Pablito Diego (Há Cena Cultural) registrou os 10 shows que aconteceram entre fevereiro e novembro deste ano no Memorabilia Blues no Plataforma 85. Como documentarista, seus cliques eternizam o que foi cristalizado no palco do pub. Do início, desde o show de lançamento do projeto, em 28 de fevereiro, passando por Wee Willie Walker (USA), Witney Shay (USA), Tom Worrell (USA), Luciano Leães & The Big Chiefs (BRA), Anthony 'Big A' Sherrod (USA), Luana Pacheco (BRA), Gonzalo Araya + Just Blues (CHI) e Oly Jr (BRA), até a última atração internacional,  Gene 'Birdlegg' Pittman (USA), grande parte da mágica ligada na conjunção fotográfica/musical parece capturada em muitos dos instantâneos do evento.

Direto de New Orleans. Tom Worrell se apresentou em maio. Foto: Pablito Diego

#
Na próxima quinta-feira (12), a banda santa-mariense Kingsize Blues encerra o projeto, e as fotos de Pablito tomarão conta do Plataforma 85. Se você esteve presente em algum dos shows, suas memórias serão ampliadas. Caso tenha se ausentado de algum deles, Pablito esteve lá, e nos conta parte daquilo que viu por detrás da sua lente. Cada noite também ganhou seu review com vídeos, fotos e várias outras imagens - confira AQUI. Outro detalhe importante, um dos componentes definitivos para o tom de cada espetáculo  —  a mão da iluminadora Vanessa Giovanella, responsável pelos desenhos de luz em cada edição do Memorabilia.

O guitarrista do Mississippi Anthony 'Big A'Sherrod teve seu encontro com os santa-marienses em julho. Foto: Pablito Diego
#
Desse modo, a noite do dia 12 se assesta como mais um desses momentos importantes para todos nós que gostamos de blues. Nossos olhos estarão lá, vivendo cada instante com a grande íris do público engolindo o máximo de cores. A Kingsize Blues será o motor sonoro, e Pablito Diego, novamente nos contará aquilo que vê através de suas lentes.

Gonzalo Araya + Jones Fingenbaum (Just Blues). Atrações de setembro no evento. Foto: Pablito Diego
#
||| Serviço |||  Encerramento do Memorabilia Blues c/ Kingsize Blues no Plataforma 85 (Largo da Estação Férrea, anexo ao Mercado da Vila Belga - Santa Maria/RS): Quando: Quinta-feira, 12/12/2019 - Horário: portas abrem às 20h30 e o show é às 22h00. Ingressos: R$ 20. Reservas pelo fone (55) 997016059.

Novembro: Birdlegg foi o último bluesman norte-americano a pisar no palco do Memorabilia Blues. Foto: Pablito Diego  
#
O Memorabilia Blues no Plataforma 85 é apresentado por Ortsac, Brita Pinhal e KL Seguros. Patrocínio: Radiadores Schiavini, Minami, Neo Autoposto e Ortcons. Cerveja Oficial: Santa Madre. Apoio: Cabeça Arte, Gasoline Barber e Diário de Santa Maria. Coordenação administrativa: Alfredo Giardin e Taís Streit. Comunicação e cobertura fotográfica: Há Cena Cultural. Realização: Plataforma 85 e Grings - Tours, Produções e Eventos, em parceria com o Clube do Blues e a Blues Special Produções.

Luana Pacheco cantou no Plataforma em agosto. Foto: Pablito Diego
         
Luciano Leães & The Big Chiefs - Mardi Grass em junho. Foto: Pablito Diego
Outubro foi mês de receber o milongeiro do blues, Oly Jr. Foto: Pablito Diego 
Luciano Leães + Kingsize Blues fizeram o premiére em fevereiro. Foto: Pablito Diego 

Comentários