Luciano Leães + Kingsize Blues / Memorabilia Blues no Plataforma 85 – Santa Maria, 28 de Fevereiro de 2019

Luciano Leães + Kingsize Blues. Foto: Pablito Diego
Por Márcio Grings Fotos Pablito Diego (Há Cena)

Finalmente, o Memorablia Blues no Plataforma 85 colocou o bloco na rua. E a analogia foliã não poderia ser mais apropriada. Em plena quinta-feira (28), prestes a começarmos o Carnaval, o evento enuncia o nosso Mardi Gras particular, tradicional celebração carnavalesca que acontece em New Orleans (USA), e que por hora incorpora-se a noite santa-mariense. Na verdade, estamos falando de um carnaval inusitado. Em parceira com o Clube do Blues (Porto Alegre - RS), o Plataforma trouxe a Santa Maria o pianista Luciano Leães, músico por duas vezes ganhador do Prêmio Açorianos e novamente indicado na edição 2019 do tradicional 'Grammy' regional. Dividindo a segunda metade da noite de apresentações, nada melhor que a grande banda de blues do momento na city - o quarteto Kingize Blues, grupo montado com veteranos músicos da cena local.

Antes do início das apresentações, a organização do MB homenageia três importantes personagens  do blues de Santa Maria: o produtor cultural Paulo Teixeira, criador do Cesma in Blues, festival que movimentou a cidade na década passada; também recebeu láureas o baterista Ninu Ilha, conhecido músico que participou de diversas bandas do gênero na cidade; e por último, o guitarrista Paulo noronha, um dos mais atuantes músicos ligados ao blues, na estrada e pelos bares desde meados dos anos 1980.  

Foto: Pablito Diego
Com casa lotada, às 22h, Leães começa seu passeio pela música negra, pelo blues e Nola sound, uma apresentação que cativa o público santa-mariense e antecipa as emoções que arrebatarão o coração dos amantes do blues no centro do RS até dezembro deste ano. No repertório, temas de seu álbum de estreia, "The Power of Love" (2015), a inédita "Hunky Dorie Boogie" - candidata a single de seu próximo CD - assim como standards conectados a tradição do piano blues, além de importantes releituras do gênero, com destaque para "Go Down Moses", de Louis Armstrong, um dos instantâneos catárticos da noite. Luciano Leães,  o entertaner, feiticeiro do blues possuído por uma tremenda facilidade de comandar o público e seduzi-lo com sua música.  

Foto: Pablito Diego
As participações dos bateristas Ninu Ilha (Kingsize Blues) e Alemão (Rinoceronte), também emprestam um colorido especial aos arranjos de Leães. Em duo, o tom de espontaneidade marca as persformances com o signo do ineditismo. Sim, tenha certeza, o sortilégio de certas noites nunca se repetirá. O arrebatamento se sucede na divisão de tarefas base/solo a quatro mãos entre Leães e o músico Adriano Zuli, um boogie woogie improvisado em que a dupla fraciona as teclas e alterna suas posições como solistas. A casa veio abaixo! Na segunda metade da noite, Leães e Kingsize Blues unem forças e brilhantemente levam adiante a intenção de celebração. Agora como um quinteto, o repertório vocal gira entre as vozes de Paulo Noronha (guitarra), Vitor Cesar (guitarra), e do próprio Leães, assim como o pianista eventualmente orquestra os solos e parece tocar muito a vontade entre a KIngzize. O gaitista Luciano 'Luli' Matana participa da jam, com Leães assumindo a bateria. A sensação se materializa: finalmente, o blues está de volta a Santa Maria.   

Experiência a seguir: Wee Willie Walker, Rei do Memphis Soul que aporta em Santa Maria no próximo dia 12 de Março. Os ingressos já estão à venda no site da Polvo Tickets, Compre AQUI Confira o mapa de público   

Foto: Pablito Diego
Programação Memorabilia Blues no Plataforma 85/edição 2019:

Março, 12 – Willie Walker(USA); Abril, 18 – Whitney Shay (USA); Maio, 25 – Tom Worrell(USA); Junho, 22 – Luciano Leães & The Big Chiefs (Porto Alegre); Julho, 27 – Anthony ‘Big A’ Sherrod (USA); Agosto, 10 – Luana Pacheco (Porto Alegre); Setembro, 13 - Gonzalo Araya (Chile) + Just Blues (Lajeado); Outubro, 5 – Oly Jr (Porto Alegre); Novembro, 30 – Lil' Jimmy Reed (USA) e Dezembro, 15 – Kingsize Blues (Santa Maria). 

O Memorabilia Blues no Plataforma 85 é apresentado por Ortsac, Brita Pinhal e KL Seguros. Patrocínio - Uglione, Neo Autoposto e Ortcons. Cerveja Oficial Santa Madre Cervejaria. Apoio - Cabeça Arte e Clube do Assinante do Diário de Santa Maria. Som - Bolzan Áudio. Luz - Vanessa Giovanella. Coordenação administrativa - Alfredo Giardin e Taís Streit.  Comunicação e cobertura fotográfica Há Cena Cultural. Realização Plataforma 85 e Grings - Tours, Produções e Eventos. 

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Comentários

Postar um comentário