10 Motivos para não perder o show de Gene 'Birdlegg' Pittman no Memorabilia Blues

Birdlegg. Foto: Pedro Antônio Heinrich
Por Márcio Grings

Foi um longo percurso, desde fevereiro no première, até dezembro, todos os meses, o Memorabilia Blues no Plataforma 85 trouxe uma nova atração relativa ao blues local, nacional e internacional, com muitas histórias compartilhadas no pub localizado no Mercado da Vila Belga, Gare da Estação Férrea. Em março - Wee Willie Walker (USA); abril - Whitney Shay (USA); maio - Tom Worrell (USA); junho - Luciano Leães & The Big Chiefs; julho - Anthony Big A Sherrod (USA); agosto - Luana Pacheco; setembro - Gonzalo Araya + Just Blues (Chile); outubro - Oly Jr, e finalmente Gene 'Birdlegg' Pitman, dia 22/11, sexta atração internacional no evento. 

Não que isso seja necessário, mas segue um recado final aos desavisados de plantão, para isso, elencamos alguns motivos para você não perder a mais uma apresentação do Memorabilia Blues no Plataforma 85.

Birdlegg. Divulgação
1 - O blues retorna com força a Santa Maria -

O evento apostou suas fichas na carência de espaços ligados ao blues na cidade, como também resgatou um público cativo a prestigiar cada etapa do evento. Depois de marcas significativas na cidade, como o saudoso Cesma in Blues e Na Rota no Blues (no extinto Rota 1), o Memorabilia Blues no Plataforma 85 demarcou uma nova história relativa ao blues no Centro do RS.  

2 - Birdlegg - 

Nascido em Harrisburg, na Pensilvânia, em 1947, Birdlegg começou a carreira tardiamente: aos 26 anos, e após peregrinar por várias cidades dos Estados Unidos, atualmente mora no Texas. O bluesman integrou por três vezes o lendário time do Mississippi Delta Blues Band (por onde acabou retornando outras três vezes), participando de diversos tours na Europa. Entre os destaques de sua discografia solo, não deixe de ouvir "Extra Mayo" (2016) - confira AQUI - mais recente áubum produzido na Suécia.  

Divulgação
3 - Show para quem gosta da gaita de boca - 

Sem nunca ter tido uma aula de música, Gene entrou em uma loja e comprou sua primeira harmônica ainda nos anos 1970. Nessa mesma época, quando morou na região de San Francisco, começou a tocar ao vivo nos clubes locais ao lado de nomes como Sonny Rhodes, Massala Talbert, Haskell "Cool Papa" Sadler e Mississippi Johnny Waters. Em 1980, formou o grupo The Tight Fit Blues Band. Seu estilo é espelhado em grandes mestres do blues, personagens como Carey Bell e Sonny Boy Wiliamson II.  

4 - Desfile de standards e um show único - 

"Grande parte dos bluesman que tive a oportunidade de trabalhar não fazem setlist, eles gostam de cozinhar na hora, sem requentar algo pré-pronto. Assim, cada show é único, e sempre é difícil tentar fazer um jogo de adivinhação do que Birdlegg [por exemplo] irá tocar nos shows no Brasil. No caso dele, normalmente o set traz músicas que estão nos seus discos solo, misturado a clássicos de artistas que inspiraram sua trajetória, muitos deles, nem tão conhecidos do grande público", disse ao Memorabilia Adrian Flores.  

Divulgação
5 - Solon Fishbone - 

Solon Fishbone é um importante personagem não apenas do blues gaúcho, sua atuação é reconhecida muito longe de nossas fronteiras. Em quase 30 anos de estrada, com cinco álbuns solo no currículo, além de dezenas de participações em diversos trabalhos e inúmeras colaborações ao lado de grandes mestres internacionais do gênero, o guitarrista certamente já é uma atração a parte. 

6 - Adrian Flores e Fernando Peters -

Residindo há 15 anos no Brasil (Navegantes - SC), o músico/produtor argentino Adrian Flores (56) certamente é uma das figuras mais emblemáticas do blues sul-americano. Como pesquisador e amante do blues, são quase 40 anos de imersão, que como produtor articulou a vinda de 54 artistas internacionais, isso somente de afro-americanos ligados ao blues. Ele também é o baterista do show, e no minitour de Birdlegg e toca com o baixista Fernando Peters, músico que leva no currículo colaborações com Humberto Gessinger, Cidadão Quem, Bebeto Alves, Magic Slim, Phil Guy, Eddie C. Campbell, entre outros. Ainda sobre Adrian Flores, no dia do show em Santa Maria, o argentino alcança a incrível marca de 680 shows internacionais realizados: "Desde 1992, quando trouxe James Cotton, até Birlegg, são 28 anos dedicados exclusivamente ao blues", disse Adrian em seu Facebook.

Divulgação
7 - Local do evento -

Localizado na Gare da Estação Férrea de Santa Maria, anexo ao Mercado Público, o Plataforma 85 é o novo espaço cultural que se propõe a encampar o blues como um dos gêneros musicais da casa. Estabelecido num ambiente histórico, com fundações datadas do Século XIX, em 1885, trata-se de um dos melhores bares surgidos no Centro do RS - ambiente climatizado, estacionamento gratuito e supervisionado, amplo cardápio e variadas opções de bebidas e drinques. O pub, que completou um ano de atividade em julho, se utiliza dessas antigas instalações para nos deslumbrar com acomodações que não devem em nada as melhores casas do gênero.

8 - Quer ver mais atrações de peso em Santa Maria? -

É fundamental o prestígio do público santa-mariense. Quantas vezes reclamamos da falta de opções em eventos musicais aqui na cidade? Depois de Birdlegg, a última atração do ano será a Kingsize Blues, no dia 12/12, quarteto santa-mariense que levantou a bola do blues nos últimos meses na cidade. O encerramento do Memorabilia Blues ainda contará com exposição do fotógrafo Pablito Diego (Há Cena), apresentando um mix de imagens captadas ao longo do ano no projeto. 


9 - Ainda há ingressos á venda -

Os tíquetes podem ser adquiridos no Plataforma 85. Ingresso solidário/meia-entrada (c/ 1 kg de alimento não perecível) - (R$ 60) - 1º lote. Garanta também seu passaporte pelo Tele-Blues (55) 99152-4535 ou (55) 99679-1517.  

10 - Depois não vá se arrepender -

Aquela história, passado o evento, você vai ler o review do espetáculo, ouvir os comentários dos amigos, ver a repercussão na internet e provavelmente se pergunte: “Por que não fui ao show?”. Eu não tenho a mínima ideia... No meu ponto de vista, se você é um amante do blues, só existe um local possível de se estar na noite desta sexta-feira (22). Nos vemos no Plataforma 85.

Uma amostra do quilate do gaitista norte-americano está nesse vídeo, com "Why I Sing the Blues", clássico de B.B. King. Registro foi captado no último Eastside Kings Festival, gravado ao vivo no The Full Circle Bar, 14 de setembro de 2019, em Austin, TX.  

Comentários