Prestes a partir para nova turnê nos Estados Unidos, Luciano Leães faz o último show do ano em Porto Alegre no Sgt Peppers

Foto: Zé Carlos de Andrade

NA MESMA NOITE, PIANISTA LANÇA O VIDEOCLIPE/MINIDOC DE "ODILA Y MANECO" — VEJA TEASER

| Por Márcio Grings |

Após o término do período mais crítico da pandemia, numa retomada repleta de acontecimentos e realizações, um novo ciclo se encerra para Luciano Leães no próximo dia 24, às 21h, quando o músico porto-alegrense faz a última apresentação do ano em sua cidade natal, no Sgt Peppers (Quintino Bocaiúva, 256 — Moinhos de Vento). Na mesma noite, o pianista gaúcho lança o videoclipe/ minidoc de “Odila y Maneco”, audiovisual produzido por Zé Carlos de Andrade. Mistura de clipe e documentário, o vídeo traz depoimentos de Francisco Marshall, fundador e curador do saudoso StudioClio, num tema instrumental que ainda rende homenagem aos avós maternos do pianista. A música faz parte de “Live at Pianístico”, álbum ao vivo recentemente lançado, mas gravado durante o período pandêmico, registro ao vivo captado no Festival Pianístico, em Joinville/ SC. 

Veja o teaser de "Odila y Maneco".

Saiba como foi o encontro de Luciano Leães com Dr. John 

Após o evento na capital, Leães parte para nova turnê nos Estados Unidos, pois tem show agendado no Tipitina’s (New Orleans), como convidado especial de uma super banda formada por músicos que tocaram com Professor Longhair, Allen Toussaint, Dr. John e James Booker. Um dos retratos da estatura artística do músico gaúcho é que, mesmo distante do centro dos acontecimentos do cena internacional, Luciano Leães foi destaque na revista britânica Blues Matter (novembro/2021), aclamado como um dos grandes representantes da atualidade no estilo de piano tocado em New Orleans, em reportagem assinada pelo jornalista Adam Kennedy. Mais recentemente, em maio deste ano, o músico gaúcho se apresentou no main stage do tradicional New Orleans Jazz & Heritage Festival, um dos palcos mais celebrados do gênero. Ainda por lá, Leães lançou "Live at Pianíastico" no Maple Leaf, uma das mecas de uma das cidades mais musicais e cosmopolitas do mundo.     

Leia a resenha de "Power of Love", primeiro álbum de Luciano Leães & The Big Chiefs 

No Brasil, além de se apresentar em diversos festivais: Londrina Blues Fest, Maringá MHJB Fest, Bourbon Street Fest (SP), Porto Verão Alegre, Blues Jazz Brasil, Bombinhas Blues Festival, o pianista ainda atuou como músico de apoio em turnês pelo país com os norte-americanos Tom Worrell, Cerissa McQueen e Tia Carroll. Outro destaque da temporada 2022 está na sua participação como solista da OSPA tocando clássicos do jazz.

Foto: Zé Carlos de Andrade

Os ingressos antecipados para o show no Peppers podem ser adquiridos pelo site do Sympla. O evento conta com participações especiais de Solon Fishbone, Luana Pacheco, Miriã Farias, Ariane Winck e Bernardo Scarton. A banda base tem Luciano Leães (piano e voz), Edu Meirelles (baixo), Ronie Martinez (bateria), Ronaldo Pereira (sax), Julio Rizzo (trombone) e Vicente Guedes (percussão).  

Ouça "Live at Pianístico". 


Comentários