CD/Booklet: Luciano Leães — Trio Live at Pianístico

 


Por Márcio Grings

A era do streaming privou a garotada de hoje daquela sensação táctil de pegar na mão o produto físico ao qual os álbuns costumeiramente eram empacotados, isso até o início deste século. Claro, ainda existem malucos que compram CDs e LPS (me inclua nesse clube seleto), mas precisamos de mais gente maluca para propagar a arte na sua forma original. O colorido, o cheiro do papel, os textos explicativos sobre cada trabalho, as fichas técnicas com todas as minúsicas, as artes e o colorido dos dorsos compondo mais um elemento no mosaico da estante — tudo isso deixou de ser usual no mercado discográfico, em um cenário em que muitas vezes fica difícil — tanto para selos ou artistas — sobreviver e materializar trabalhos musicais. Em tempos de playlists, música ouvida em smartphones, tocadores de streaming e imaterialidades, uma das tentativas e resgate de "Live at Pianístico", registro ao vivo do Luciano Leães Trio no Festival Pianístico, evento realizado em Joinville, SC, é de ir exatamente contra qualquer princípio de redução. 

O CD/Booklet traz um farto material gráfico, com 16 páginas em papel couchê, formato 14,5x20cm, lombada de 5mm, mais de 70 fotografias, QR codes que levam a materiais adicionais, bastidores e o mais importante: CD com quatro faixas gravadas ao vivo + dois materiais bônus. Na mão, temos um disco físico, mas o pacote ainda se assemelha — e é — um livro (inclusive o formato emula essa intenção). O texto expõe os dilemas de uma banda que praticamente não ensaiou — lembremos das restrições socais em dezembro de 2020, tempos de picos de mortes na pandemia—, viajando rumo ao festival catarinense para realizar um dos raros shows presenciais daquele período. Na noite da apresentação, ao invés de palmas, é o buzinaço dos automóveis que celebra o final de cada música. 

Divulgação Memorabilia/ Arco Records

Depois de "The Power of Love", CD de estreia de Leães (premiado com o Açorianos), em 37 minutos de audição, "Live at Pianístico" não desgarra o musico gaúcho da blues, mas dá um passo adiante, pois acentua suas visões com o jazz e a música instrumental latino-americana, como ouvimos em "Odyla y Maneco". Surgida como uma habanera, estilo cubano que é uma das pedras fundamentais do jazz, do tango, do maxixe e do blues/rhumba de New Orleans, a música é um dos destaques do disco.               

A pré-venda de "Live at Pianístico" começa ainda nesta semana e poderá ser feita pelo site da Memorabilia Store. Além do piano de Luciano Leães, tocam no trio — Edu Meirelles (baixo) e Ronie Martinez (bateria). A captação de áudio é de Gabriel Vieira, com mixagem de Fábio Scherin e máster do produtor texano Russ Ragsdale (Michael Jackson, Leon Russell) com finalização de Gilberto Ribeiro Junior. A artista norte-americana Monica Kelly é ilustradora do material e Giovani Faganello assina o design gráfico. As fotos feitas especialmente para o álbum foram clicadas por Zé Carlos de Andrade. 

Ouça no player abaixo uma prévia de "Live at Pianístico".  

Comentários