The Brazilian Professor: Luciano Leães é destaque em reportagem da principal revista de blues britânica

 

Foto: Adam Kennedy

Quem nos acompanha sabe que o pianista gaúcho Luciano Leães já é tema de matérias no Memorabilia há mais de meia década. Falamos de seu álbum de estreia "Power of Love" (2015), das viagens do músico a New Orleans, de shows, contamos algumas de suas histórias (particularmente do encontro com Doctor John), entre outras publicações (confira todas AQUI). 

Para dezembro, Leães prepara a première do álbum ao vivo, "Live at Pianistico", registro da apresentação no tradicional festival catarinense (dezembro de 2020), um dos principais do país, evento realizado em Joinville. O trabalho ganhará luz como CD físico graças ao incentivo do produtor norte-americano Russ Ragsdale (Leon Russel, Muddy Waters, Michael Jackson) e do pianista Tom Worrell (Solomon Burke), pois inicialmente Luciano Leães não tinha pretensão de lançá-lo.

Reprodução Blues Matters! 
A novidade que antecipa "Live at Pianistico" é a edição de outubro/novembro da prestigiada revista britânica Blues Matters!, periódico que traz um artigo assinado pelo jornalista/fotógrafo Adam Kennedy, com destaque na trajetória do brasileiro. Das quatro páginas "Blues in South America", metade da matéria é sobre Luciano Leães, com depoimentos do músico ao repórter (que também clicou a imagem principal desta postagem). 

Ainda estão em evidência o músico argentino Daniel De Vita, o guitarrista paulista Netto Rockfeller e a cantora mineira Mayra Aveliz. Kennedy intitula Leães como"The Brazilian Professor", em referência ao FESS e ao blues rhumba. Ao saber da reportagem, Patricia Byrd, filha de Professor Longhair, um dos maiores ícones do piano blues, disse em seu Facebook: "Quando me lembro de Luciano Leães, ele não é um presença insólita. Muitos já o assistiram tocando por aqui [em New Orleans]. Quando recorre ao espólio do meu pai, é um dos melhores pianistas para figurar neste papel". O depoimento de Pat Byrd denota o respeito e admiração dos residentes com o músico brasileiro: "Me sinto adotado pelos amigos que fiz lá, como se fizesse parte de uma grande família musical", disse Leães ao Memorabilia.      

Publicada bimestralmente, sempre com 148 páginas, a Blues Matters! foi fundada por Alan Pearce em 1999, mantendo-se ao longo dos últimos vinte anos como um dos principais difusores do blues na Europa, ganhadora das edições de 2017, 2018 e 2019 da European Blues Awards, como ‘Melhor Publicação’.

Aproveite o embalo e assista "The Power of Love", de Luciano Leães & The Big Chiefs, ao vivo no show de lançamento do álbum homônimo, em apresentação ocorrida em dezembro de 2015, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa em Porto Alegre.

Comentários