Bebeto Alves disponibiliza gratuitamente toda a sua discografia em website; confira

Reprodução site BA

Por Márcio Grings

A recente briga entre Neil Young e o Spotify amplificou não apenas a natividade nefasta dos aplicativos de streaming e sua ligação comercial com as fake news, há muito mais por trás disso. Além do próprio Spotify financiar a indústria armamentista (saiba mais no Canal Buenas Ideias) entre tantos desvios de propósito, é sabido que os artistas recebem uma parcela ínfima dos direitos autorais pela sua obra, com grande parte dos lucros sendo canalizados para terceiros.

Com isso, novamente o pioneirismo de Neil Young deve ser relembrado. Antes mesmo dele retirar seu conteúdo do Spotify, o site do músico, o Neil Young Archives, disponibiliza o seu catálogo musical gratuitamente. Listado em forma cronológica, a discografia encontra-se completa e em formato de aúdio de alta qualidade, incluindo os discos que Neil gravou com Buffalo Springfield, Crosby, Still & Nash e Crazy Horse. Além disso, o site também inclui alguns discos nunca lançados oficialmente e filmes inéditos. 

Bebeto Alves, que acaba de lançar o ótimo “Contraluz” (leia review e compre AQUI), acaba de trilhar um caminho semelhante ao de Neil Young. O músico e compositor gaúcho, que ultrapassou os 40 anos de carreira, acaba de disponibilizar a discografia completa em seu site oficial. Para conferir o novo conteúdo, basta acessar www.bebetoalves.com.br, clicar em discografia e depois escolher qualquer um dos 31 álbuns lançados entre 1978 e 2022. Lá estão desde sua participação em coletâneas, como no lendário “Paralelo 30”, os discos do projeto Juntos, além de seus álbuns solo. Na mesma plataforma, ainda estãos disponíveis no site o show de “Blackbagualnegovéio” (2004), assim como itens de sua loja com CDS, DVD, entre outros produtos.

—"Os artistas estão evoluindo nesse processo de cada um ter sua própria plataforma. O que nos empurra para essa direção é principalmente a questão dos royalties, pois os valores que recebemos são ridículos. E, em segundo lugar, com plataformas como essa, podemos buscar investidores e parcerias comerciais", disse Bebeto ao Memorabilia. 

     
Veja o trailer de "Mais uma canção", documentário fundamental para entender a personalidade artística e traços da obra de um dos mais geniais cantores e compositores do Sul do Brasil.   

Comentários