10 motivos para não perder o show de Luciano Leães & The Big Chiefs

Foto: Anderson Dorneles
Por Márcio Grings

Ainda são poucos meses, o Memorabilia Blues no Plataforma 85 segue até dezembro, no entanto, em pleno mês de junho, já estamos saudosos das noites memoráveis que aconteceram (e ainda estão acontecendo) nesses primeiros capítulos do evento. De março a abril, três nomes do blues internacional pisaram no palco do Plataforma - Willie Walker /USA (12/3), Whitney Shay /USA (18/4) e Tom Worrell /USA (25/5). Caso você ainda não tenha conferido algum dos shows, a atração deste mês, em espetáculo que acontece no próximo sábado (22), fecha com chave de ouro esse primeiro semestre do projeto, no ano em que o blues novamente volta a pauta em Santa Maria.

Leia review do álbum de estreia de Luciano Leães & The Big Chiefs 

No palco, Luciano Leães & The Big Chiefs, trupe que promete colocar uma nova marca de sucesso no histórico do evento. Não que isso seja necessário, mas segue um recado final aos desavisados de plantão, pois elencamos alguns motivos para você não perder essa nova passagem do grupo pela cidade.

Foto: Luana Pacheco
#
- O BLUES DE VOLTA A SANTA MARIA - 

Depois de várias temporadas, novamente o blues ganha espaço cativo na noite santa-mariense. O Memorabilia Blues não apenas traz de volta o blues para um bar da cidade. O projeto fomenta a cena local, abrindo espaço para os pratas da casa, mas também circulando em sua agenda com nomes nacionais e internacionais do gênero. Com isso, todos os meses uma nova atração pisa no palco do Plataforma 85. Se você gosta de blues, próximo sábado, ás 22h30, acontece a edição #5 de 2019. Faça você também parte dessa história em construção.

Confira review do show de Luciano Leães & The Big Chiefs no Barco Cisne Branco (16/02/19)        

- LUCIANO LEÃES - 

O pianista Luciano Leães já levou quatro premiações no Açoriano de Música. Vê-lo apenas acompanhado pelo piano, é sempre especial. Na posição de sideman (músico de apoio), é fácil percebê-lo roubando as atenções num espetáculo onde seu nome não é o principal. Já ao lado de sua banda, os Big Chiefs, como líder e detentor de um repertório próprio, Leães é capaz de nos impressionar ainda mais. Chance de presenciar muito de perto um dos melhores músicos do blues brasileiro, reconhecido fora do país como um de nossos principais expoentes. 

Luciano Leães toca no Maple Leaf, em New Orleans  

- THE BIG CHIEFS C/ NAIPE DE SOPROS - Edu Meirelles (baixo), Caetano Santos (mandolin e guitarra) e Ronie Martinez (bateria) formam o coração sonoro dos Big Chiefs. Quando esse trio opoia outra trinca de peso - Júlio Rizzo (trombone), Ronaldo Pereira (saxofone) e Bruno Nascimento (trompete), sabe-se que noites memoráveis serão vividas. Se tem naipe de sopros, expectativa de Second Line no ar! Numa breve definição, Second Line é uma espécie de parada musical em que uma banda de sopros (primeira linha) sai pela rua com o público (segunda linha) seguindo os músicos. Trata-se de uma das tradições mais celebradas na cultura musical de New Orleans, presente em shows, casamentos, aniversários e até funerais. O objetivo é celebrar o rastro de luz que nossas vidas projetam na existência humana. Por isso, prepare-se: há boas possibilidade de rolar um mini Second Line no próximo sábado no Memorabilia Blues no Plataforma 85.


- O SHOW - 

Ao lado dos Big Chiefs, Luciano Leães promete um repertório que passeia pelo seu álbum de estreia, o elogiado "Power of Love" (2015), além de revistar clássicos do blues e da música de New Orleans, principal escola seguida pelo músico. Prepare-se para surpresas, num repertório que antecipa em alguns meses o Mardi-Grass.   

- HOMENAGEM A DR. JOHN -

No último dia 6 de junho, o mundo lamentou a morte de Dr. John (77), uma das maiores lendas musicais de New Orleans. Vencedor de seis prêmios Grammy, protagonista em mais de 30 álbuns, ele ainda colaborou com grupos/artistas como Grateful Dead, The Band, Rolling Stones, entre outros. Há exatos quatro anos, Leães teve a chance de bater um papo com Mac, durante uma das inúmeras passagens do músico gaúcho por Nola - saiba mais AQUI. Por isso, nada mais justo do que no show em Santa Maria, Luciano Leães preste sua homenagem ao repertório de um dos grandes artistas da música internacional.

Saiba mais sobre o encontro de Luciano Leães com Dr. John  

Relembre Leães e os Big Chiefs + Igor Prado tocando ao lado de Willie Walker - Memorabilia Blues no Plataforma 85 (12/3/19).  



- SHOW PARA OS AMANTES DO PIANO BLUES - 

Da mesma forma que a apresentação anterior, com o pianista norte-americano Tom Worrell, é importante lembrar aos desavisados que trata-se de um show em que Leães explora o piano blues. E Diferentemente dos show que advém de celeiros musicais como o Delta do Mississippi, Texas ou Chicago, o legado de New Orleans desenvolve uma outra paleta de cores. E nesse cortado em que Leães atua, o piano passa a ser o instrumento que centraliza as ações, com a guitarra frequentemente ficando em segundo plano. A intenção sonora flerta com a rumba, ritmos do Caribe, jazz, diversas fontes da música negra e uma gama de ingredientes ligados ao caldeirão cultural de uma das cidades mais cosmopolitas dos Estados Unidos. 

- LOCAL DO EVENTO -

Localizado na Gare da Estação Férrea de Santa Maria, anexo ao Mercado Público, o Plataforma 85 é o novo espaço cultural que se propõe a encampar o blues como um dos gêneros musicais da casa. Estabelecido num ambiente histórico, com fundações datadas do Século XIX, em 1885, trata-se de um dos melhores bares surgidos no Centro do RS - ambiente climatizado, estacionamento, amplo cardápio e variadas opções de bebidas e drinques. O pub, que acaba de completar um ano de atividade, se utiliza dessas antigas instalações para nos deslumbrar com acomodações que não devem em nada as melhores casas do gênero

Leães no Festival de Blues de Londrina (2017). Foto: Rei Santos
#
- QUER VER MAIS ATRAÇÕES DE PESO EM SANTA MARIA? -

É fundamental o prestígio do público santa-mariense. Quantas vezes reclamamos da falta de opções em eventos musicais aqui na cidade? Depois de Luciano Leães & The Big Chiefs, o Memorabilia Blues continua trazendo várias atrações até dezembro. Confira:  Julho, 27 – Anthony ‘Big A’ Sherrod (USA); Agosto, 24 – Luana Pacheco (Porto Alegre); Setembro, 13 - Gonzalo Araya (Chile) + Just Blues (Lajeado); Outubro, 5 – Oly Jr (Porto Alegre); Novembro, 30 – Lil' Jimmy Reed (USA) e Dezembro, 15 – Kingsize Blues (Santa Maria). Prestigie, afinal, tudo acontece bem pertinho de nós, no quintal de casa.

- AINDA HÁ INGRESSOS -

Os tíquetes podem ser adquiridos no Gasoline Barber (Av. Dores, 454 - anexo ao Posto Neo/Shell) e Plataforma 85. Ingresso solidário/meia-entrada (c/ 1 kg de alimento não perecível) - 2º lote (R$ 80). Ingresso comum (inteiro sem alimento não perecível), estão disponíveis apenas tíquetes para o 3º lote (R$ 160). Garanta também seu passaporte pelo Tele-Blues (55) 99152-4535 ou (55) 99679-1517.

Em New Orleans. Foto: Vicente Guedes
#
- DEPOIS NÃO VÁ SE ARREPENDER - 

Aquela história, passado o evento, você vai ler o review do espetáculo, ouvir os comentários dos amigos, ver a repercussão na internet e provavelmente se pergunte: “Por que não fui ao show?”. Eu não tenho a mínima ideia... No meu ponto de vista, se você é um amante do blues/soul só existe um local possível de se estar na noite de sábado 22 de Junho.  Nos vemos por lá.

Ouça na íntegra o trabalho de estreia de Luciano Leães & The Big Chiefs.

Comentários

Postagens mais visitadas