10 motivos para não perder o show de Gonzalo Araya em Santa Maria

Foto: Zé Carlos de Andrade
Por Márcio Grings

Depois de Wee Willie Walker (USA), Whitney Shay (USA), Tom Worrell (USA), Luciano Leães & The Big Chiefs, Anthony Big A Sherrod (USA) e Luana Pacheco, na próxima sexta-feira (13), o Memorabilia Blues no Plataforma 85 recebe o gaitista Gonzalo Araya. O músico chileno estará acompanhado da banda gaúcha Just Blues (Lajeado). 

Não que isso seja necessário, mas segue um recado final aos desavisados de plantão, para isso, elencamos alguns motivos para você não perder a mais uma apresentação do Memorabilia Blues no Plataforma 85, pub localizado anexo anexo ao Mercado Público na Gare da Estação Férrea.

Foto: Zé Carlos de Andrade
1 - 2019, o blues retorna com toda força à Santa Maria - 

O projeto que começou em fevereiro desse ano, não apenas traz artistas ligados ao blues no RS, Brasil, América do Sul e Estados Unidos, o Memorabilia Blues projeta um calendário anual que segue até dezembro. O evento aposta suas fichas na carência de espaços ligados ao blues na cidade, como também resgata um público cativo a prestigiar cada evento que se sucede.

2 - Harmônica blues - 

Gonzalo Araya é o primeiro gaitista a visitar o Memorabilia Blues. O chileno representa um dos instrumentos símbolos do gênero, inconizado na gaita diatônica de 10 orifícios, um dos sons que definem o blues em apenas uma nota. 

3 - Gonzalo Araya é uma das grandes expressões do blues no continente -

Nascido em Rancagua, no Chile, Gonzalo Araya (43) é um dos principais nomes da harmônica na América do Sul.  No Chile, por duas vezes fez shows de abertura para Eric Clapton (2001 e 2011), assim como já se apresentou em países como Estados Unidos, Suécia, Espanha, Argentina, EUA além de diversas cidades do Brasil. No currículo, colaborações com nomes como Howard Levy, Bob Margolin e Eddie C. Campbell. Há 8 anos Gonzalo é Endorser da Hohner, uma das mais tradicionais marcas de harmônica do mundo. Na linguagem do mercado musical - Endorser é um músico conhecido por sua excelência. Ao representar uma marca, o Endorser se torna uma espécie de embaixador do instrumento.  

4 - Show para quem gosta de Chicago Blues - 

No repertório, além de apresentar alguns de seus temas autorais, Gonzalo também homenageia grandes nomes do gênero, e por aí passa uma inevitável revisitação pelo repertório de um dos mais icônicos bluesman de todos os tempos, Mr. Muddy Waters, e mais precisamente um de seus gaitistas mais representativos, Little Walter. E claro, noite para quem gosta de Chicago Blues e aquela gaita molhada pela energia de um amp valvulado.


Foto: Zé Carlos de Andrade
5 - Just Blues -

Formada em 2001, a Just Blues é um dos principais difusores do blues no Vale do Taquari, com passagem também pelo Mississippi Delta Blues Festival, o mais importante festival de blues do estado. Outro detalhe, a Just Blues é a banda mais longeva em atividade no interior do RS - são 19 anos ininterruptos de rodagem pelos palcos. A formação atual conta com Jeferson Arend (voz), Jones Fiegenbaum (guitarra) Diego Gheno (guitarra e voz de apoio),  Rodrigo Moreira César (baixo e voz de apoio) e Fabiano Giongo (bateria).  

7 - Local do evento - 

Localizado na Gare da Estação Férrea de Santa Maria, anexo ao Mercado Público, o Plataforma 85 é o novo espaço cultural que se propõe a encampar o blues como um dos gêneros musicais da casa. Estabelecido num ambiente histórico, com fundações datadas do Século XIX, em 1885, trata-se de um dos melhores bares surgidos no Centro do RS - ambiente climatizado, estacionamento gratuito e supervisionado, amplo cardápio e variadas opções de bebidas e drinques. O pub, que completou um ano de atividade em julho, se utiliza dessas antigas instalações para nos deslumbrar com acomodações que não devem em nada as melhores casas do gênero. 


8 - Quer ver mais atrações de peso em Santa Maria -

É fundamental o prestígio do público santa-mariense. Quantas vezes reclamamos da falta de opções em eventos musicais aqui na cidade? Depois de Gonzalo Araya, confira a trinca final de atrações programadas para o evento: Outubro, 5 – Oly Jr (Porto Alegre); Novembro, 30 – Lil' Jimmy Reed (USA) e Dezembro, 15 – Kingsize Blues (Santa Maria). Prestigie, afinal, tudo acontece bem pertinho de nós, no quintal de casa.      

Divulgação Memorabilia Blues
9 - Ainda há ingressos à venda -

Os tíquetes podem ser adquiridos no Gasoline Barber (Av. Dores, 454 - anexo ao Posto Neo/Shell) e Plataforma 85. Ingresso solidário/meia-entrada (c/ 1 kg de alimento não perecível) - (R$ 40). Garanta também seu passaporte pelo Tele-Blues (55) 99152-4535 ou (55) 99679-1517. 

10 - Depois não vá se arrepender - 

Aquela história, passado o evento, você vai ler o review do espetáculo, ouvir os comentários dos amigos, ver a repercussão na internet e provavelmente se pergunte: “Por que não fui ao show?”. Eu não tenho a mínima ideia... No meu ponto de vista, se você é um amante do blues, só existe um local possível de se estar na noite de sexta-feira 13 de setembro. Nos vemos por lá.

Foto: Cintia Faria

Comentários