10 Motivos para não perder o show de Luana Pacheco em Santa Maria

Foto: Daniel Fontana
Por Márcio Grings

Depois de Wee Willie Walker (USA), Whitney Shay (USA), Tom Worrell (USA), Luciano Leães & The Big Chiefs e Anthony Big A Sherrod (USA), na próxima sexta-feira (16), o Memorabilia Blues no Plataforma 85 recebe a cantora Luana Pacheco. A artista gaúcha lançou no final de 2018 seu álbum de estreia, laureado com o Prêmio Açorianos (Instrumentista).

Não que isso seja necessário, mas segue um recado final aos desavisados de plantão, pois elencamos alguns motivos para você não perder a mais uma apresentação do Memorabilia Blues no Plataforma 85, nesta sexta-feira (16), às 22h, no pub localizado anexo ao Mercado Público.

Foto: Daniel Fontana
01 - O blues de volta a Santa Maria - 

O projeto que começou em fevereiro desse ano, não apenas traz artistas ligados ao blues no RS, Brasil, América do Sul e Estados Unidos, o Memorabilia Blues projeta um calendário anual que segue até dezembro, apostando na carência de espaços ligados ao blues na cidade, como também resgatando um público cativo e que vem prestigiando cada evento que se sucede.

02- Primeira vez de Luana Pacheco em Santa Maria -

Luana Pacheco faz apresentação inédita na cidade. A cantora lançou em dezembro do ano passado seu álbum homônimo de estreia, trabalho em que Luana se projeta como compositora de nove dos dez temas apresentados no CD, com exceção da releitura de “Habanera”, tema extraído da ópera “Carmen”, de Georges Bizet. A artista não fixa residência em apenas uma moldura específica, ela se aventura com propriedade por várias escolas da música internacional. Saiba mais sobre o álbum AQUI Ouça-o na íntegra AQUI  

Foto: Luciano Leães
03 - Show para quem gosta de chanson -

Seja revisitando clássicos da chanson francesa, ou protagonizando temas de sua autoria, a exemplo de "Parapluie" e "Maladroite", Luana representa no palco reminiscências de uma das escolas mais tradicionais da música internacional. Formada em Licenciatura em Música com ênfase em Canto pela UFRGS, venceu em 2010 o III Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre aos 21 anos. Desde então, ela tem sido uma das principais referências da cultura francesa no sul do país. Prova disso, é que em março de 2017, Luana foi convidada para abrir o show da cantora francesa ZAZ em Porto Alegre.  

04 - Show para quem gosta de jazz -

Favorecido pelo formato em que o piano representa a linha de frente das canções, o show de Luana  resgata o clima jazzístico de uma das épocas de ouro do gênero, com a cantora relembrando o espírito de reconhecidas crooners do imaginário do jazz.  

Foto: Daniel Fontana
05 - Show para quem gosta de blues e soul - 

Claro, o blues e o soul são marcas pessoais que sombreiam suas apresentações, seja reinventando ou reprisando standards da música negra norte-americana, nunca nos furtando de reconhecer nessa atuação uma digital legítima.      

06 - Dupla que acompanha a cantora - 

Além de Luana Pacheco (voz e violão), o trio conta com o toque de mestre de um dos mais respeitados pianistas do país, Luciano Leães, além de Miriã Farias, violinista que empresta seu talento em diversas intros, passagens e solos da apresentação. 
       
Foto: Zé Carlos de Andrade
07 - Local do evento - 

Localizado na Gare da Estação Férrea de Santa Maria, anexo ao Mercado Público, o Plataforma 85 é o novo espaço cultural que se propõe a encampar o blues como um dos gêneros musicais da casa. Estabelecido num ambiente histórico, com fundações datadas do Século XIX, em 1885, trata-se de um dos melhores bares surgidos no Centro do RS - ambiente climatizado, estacionamento gratuito e supervisionado, amplo cardápio e variadas opções de bebidas e drinques. O pub, que acaba de completar um ano de atividade, se utiliza dessas antigas instalações para nos deslumbrar com acomodações que não devem em nada as melhores casas do gênero.

08 - Quer ver mais atrações do gênero em Santa Maria -  

É fundamental o prestígio do público santa-mariense. Quantas vezes reclamamos da falta de opções em eventos musicais aqui na cidade? Depois de Luana Pacheco, confira a agenda que segue atédezembro: Setembro, 13 - Gonzalo Araya (Chile) + Just Blues (Lajeado); Outubro, 5 – Oly Jr (Porto Alegre); Novembro, 30 – Lil' Jimmy Reed (USA) e Dezembro, 15 – Kingsize Blues (Santa Maria). Prestigie, afinal, tudo acontece bem pertinho de nós, no quintal de casa.

Foto: Zé Carlos de Andrade
09 - Ainda há ingressos à venda -  

Os tíquetes podem ser adquiridos no Gasoline Barber (Av. Dores, 454 - anexo ao Posto Neo/Shell) e Plataforma 85. Ingresso solidário/meia-entrada (c/ 1 kg de alimento não perecível) - (R$ 40). Garanta também seu passaporte pelo Tele-Blues (55) 99152-4535 ou (55) 99679-1517.  

10- Depois não vá se arrepender - 

Aquela história, passado o evento, você vai ler o review do espetáculo, ouvir os comentários dos amigos, ver a repercussão na internet e provavelmente se pergunte: “Por que não fui ao show?”. Eu não tenho a mínima ideia... No meu ponto de vista, se você é um amante do blues,jazz, chanson, só existe um local possível de se estar na noite de sexta-feira 16 de Agosto. Nos vemos por lá.

Ouça "Parapluie", um dos destaques do álbum de estreia da cantora. 

Comentários