Graxelos — Pubi Handte/ Panambi, 6 de julho de 2024

Foto: Elmo Kohn
| Por Elmo Kohn Fotos Elmo Kohn e Deh Wine |

Eu perdi a paciência para muita coisa na minha vida. Uma delas é gastar meu tempo dentro de um bar. Aos 57 anos, não faz mais sentido. A música muitas vezes é ruim, o ambiente me desagrada e invariavelmente me sinto desconfortável. Só que essas impressões se dissipam quando visito meus amigos Nego, Vicente e Thales, os Handte, família que toca o Pubi Handte em Panambi. Lá, a música nunca é ruim, o ambiente é dos melhores e amplo, assim como nunca me sinto desconfortável. E mais: ninguém é mais hospitaleiro nesse mundo do rock e dos bares. Foi no meu bar número 1 no Planeta Terra que assisti ao terceiro show dos Graxelos, em curso com o Shangri-lá Tour, gira que já passou por Vacaria | Leia review AQUI | e Porto Alegre | Leia review AQUI | e que na próxima semana vai até a Fronteira Oeste, com show na West Beer, em Uruguaiana.

Veja as fotos de Samara Pacheco no show na Casa do Povo em Vacaria

Foto: Deh Wine
Com casa cheia os Graxelos chegaram a Panambi com Gustavo Telles (voz, bateria e violão), Murilo Moura (voz e teclado), Vini Brum (voz, baixo e violão), Vítor Cesar (voz e guitarra) e Tiago Rossoni (baixo). Levando em conta as apresentações anteriores, o setlist foi embaralhado de uma forma diferente, com as canções dos Graxelos sendo diluídas com clássicos do rock gaúcho, além de algumas surpresas. A introdução com "Tá Assim de Graxaim" já é uma das marcas dessa turnê, dando a letra que o grupo gosta de misturar o vernáculo regional com vários elementos, até mesmo o som gringo, como no caso do medley "Jambalaya/ João Balaio", quando Hank Williams e Mano Lima cozinham dentro do mesmo pote. Ainda no set — em releituras personalíssimas —, canções dos Garotos da Rua, Bandaliera, Gustavo Telles & Os Escolhidos, TNT e Cascavelettes, com Telles, Murilo, Vitor e Vini alternando as vozes de comando. No entanto, o grande destaque fica por conta das canções autorais de "Shangri-lá", tocadas ao vivo em versões que rivalizam com o que ouvimos no streaming, com destaque para "Copos de Plástico", com Murilo Moura reforçando a voz de Telles durante toda a letra.  

"Musicalmente ótimo, com guitarras incendiárias, colorido, peso na medida certa, letras descritivas, maduras, filosóficas, o álbum é envolto por um certo espírito hippie e uma leve aura de melancolia. Já está entre os grandes lançamentos do ano", disse Juarez Fonseca em seu Facebook sobre "Shangri-lá". 

Foto: Deh Wine
Ao final, em "O Viajante", a audiência se junta aos Graxelos e coroa a canção como um dos hits do ano, com direito a estrofe dedicada a Panambi. Próxima parada, Uruguaiana, no sábado 13, Dia Mundial do Rock, com show na West Beer, final da primeira perna no minitour de "Shangri-lá". 

Foto: Elmo Kohn
SETLIST GRAXELOS no Bar do Alexandre

Intro: Eraci Rocha - Tá Assim de Graxaim

..............

1 Tropica, Mas Não Cai

2 Shangri-lá

3 Naipe de Metais

4 Meu Coração Não Suporta Mais

5 Do Seu Amor Primeiro é Você Quem Precisa

6 Nunca Mais Voltar

7 Água Límpida

8 Desde Que Perdi a Minha Fé

9 Lanhado

10 Não Sei

11 Sob um Céu de Blues

12 Nosso Lado Animal

13 Jornais e Açúcar

14 Nos Olhos de Quem Vê

15 Copos de Plástico

16 Jambalaya/ João Balaio

17 Posso Me Perder

18 Força Superior

19 O Viajante

Foto: Deh Wine

Foto: Deh Wine

Foto: Deh Wine



Comentários