Graxelos — Bar do Alexandre/ Porto Alegre, 5 de julho de 2024

Foto: Uilian Vargas
| Por Elmo Kohn Fotos: Uilian Vargas

Localizado na esquina das ruas Saldanha Marinho e Gonçalves Dias, o Bar do Alexandre tornou-se um dos palcos mais disputados pelo músicos gaúchos. "Boteco com mesas na calçada, frequentado por jovens de idade e de espirito, crianças, cachorros e similares. Vende comida boa, bebidas de todo tipo e petiscos a preços honestos. Só toca música de alta e comprovada qualidade, ao vivo nas sextas", informa o texto no Facebook do bar. Mas esse conceito de um lugar aprazível vai além, pois trata-se de um local onde a cultura local viceja através da música. Foi lá, na última sexta-feira (5), que os Graxelos fizeram o segundo show do Shangri-lá Tour | Leia o review do show em Vacaria AQUI | Devido ao mau tempo, dois toldos foram instalados em frente ao local e, mesmo com um frio úmido e abaixo dos 10°, um bom público apareceu para conferir a estreia do grupo gaúcho. 

Foto: Uilian Vargas
No palco, Gustavo Telles (voz, bateria e violão), Marcio Petracco (voz, pedal steel, guitarra e bandolim), Murilo Moura (voz e teclado), Vini Brum (voz, baixo e violão), Vítor Cesar (voz e guitarra) e Tiago Rossoni (baixo). No setlist, além das canções de "Shangri-lá", temas de bandas e artistas como The Band e Hank Williams, uma composição do álbum de estreia de Vini Brum, além de revisitações ao rock gaúcho. O clima de descontração, com Telles conversando com o público e narrando detalhes das músicas e do próprio encontro do grupo, faz desse tipo de show um momento especial e intimista, único. 

Sobre o álbum, Marcos Vinicius, vocalista dos Stoners, que assistiu ao show no Bar do Alexandre, disse: "Notei que quanto mais ouvimos Shangri-lá, mais detalhes surgem: um vocal, um solo, um final, várias vozes. E há muita poesia nas letras".     

Foto: Uilian Vargas

De Uruguaiana, cidade onde a banda se apresenta no próximo sábado (13), Gibran Schimitt escreveu em postagem no seu Facebook:

"Shangri-lá é o excelente álbum de estreia dos Graxelos, banda composta por um time all-star que faz música com alma, coração e talento. Um disco que já nasceu clássico, com produção caprichada e muito acima da média de qualquer trabalho nacional. Embebido no espírito do rock clássico norte-americano dos anos 1960/70, mas com um pé no rock gaúcho, em alguns momentos o som remete até mesmo a Renato Teixeira e a leveza do cancioneiro rural, simples e póetico. A palavra de ordem é viagem. E a viagem é musical. I Know, It´s Only Rock n’ Roll, But I Like it".

Ao vivo, o giro das vozes e a mescla encontrada no repertório traduzem uma dinâmica que faz dos Graxelos uma banda promissora. Além das movimentações e da troca de protagonismo no palco, Telles ao centro, é o maestro das ações, mas sem  ofuscar o brilho de cada integrante no palco. É justamente o contrário, ninguém fomeia e, de pé em pé, a bola chega redonda para cada um. E, na risca do penalti, nenhum dos integrantes vacila.   

Saiba mais sobre os Graxelos AQUI     

SETLIST GRAXELOS no Bar do Alexandre

Intro: Eraci Rocha - Tá Assim de Graxaim

..............

1 Tropica, Mas Não Cai

2 Shangri-lá

3 Naipe de Metais

4 Nos Olhos de Quem Vê

5 Posso Me Perder

6 Lanhado

7 The Weight

8 Up On Cripple Creek

9 Passo a Passo

10 Jambalaya

11 Água Límpida

12 Desde Que Perdi a Minha Fé

13 O Viajante

14 Nunca Mais Voltar

15 Nosso Lado Animal

16 Meu Coração Não Suporta Mais 

Foto: Uilian Vargas

Foto: Uilian Vargas
Foto: Uilian Vargas
Foto: Uilian Vargas
Foto: Uilian Vargas
Foto: Uilian Vargas
Foto: Uilian Vargas
Foto: Uilian Vargas

Comentários