Documentário que remonta 30 anos de história da Boate do DCE será lançado dia 11 de abril, no Auditório da Cesma

| Divulgação |
| Por Rodrigo Ricordi |

Depois do show da Hurricanes no último dia 30 de março (leia review AQUI), a retomada do Auditório da Cesma segue com uma de suas vocações e natividade: o cinema. Na sexta-feira (12) e sábado (13) o espaço recebe a Mostra Ecofalante de Cinema, com destaque para os filmes “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato; “Um Tempo para Mim”, de Paola Mallmann e "Mulheres na Conservação”, de Paulina Chamorro (saiba mais AQUI). Contudo, antes disso, na quinta-feira (11), uma produção santa-mariense ganhará seu première no Auditório. 

A Boate do DCE está no imaginário de milhares de pessoas que, sendo estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ou não, encontraram neste lugar uma amálgama de liberdade, convivência, paixões, contestação política e muita música boa. O documentário em curta-metragem “Clube Universitário - A Boate do DCE”, produzido e dirigido pelo designer gráfico Luciano Ribas, traz de volta a cor, o clima e o cheiro de um “lugar do caralho” com depoimentos e fotos de arquivo de pessoas que viveram e conviveram com este local histórico, em diferentes momentos, durante mais de 30 anos.

O lançamento de “Clube Universitário - A Boate do DCE”, seguido de debate, será no dia 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma (Rua Professor Braga, 55). A entrada é gratuita.

"Esse documentário é sobre afetos, sobre um tempo e um lugar compartilhados por muita gente. E também é uma provocação, pois o resgate e a preservação dessa memória são urgentes. Mais de quarenta anos de histórias não podem ser apagados pela omissão de quem os viveu", explica Luciano Ribas.   

Divulgação
Com depoimentos reais, “Clube Universitário - A Boate do DCE” se concentra entre a conformação da Boate do DCE, na primeira metade dos anos 80, e os anos 90. Mas, também, faz referência aos anos anteriores, quando tinha um funcionamento esporádico, e ao fechamento da boate, em 2013.

Entre as vozes que remontam a história, estão o atual ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; Magrão, que atuou como DJ da Boate do DCE; Mauren Pacheco, que foi coordenadora do DCE da UFSM; o professor historiador Diorge Konrad; Alex Monaiar, que era presidente do DCE em 2013, quando a boate foi fechada; entre outras pessoas que tiveram envolvimento com a boate durante o passar dos anos.

Luciano Ribas explica que o recorte histórico entre 1983 e 2013 se deu porque foram os anos durante os quais a arrecadação da Boate ajudou a fazer do DCE a entidade mais importante de Santa Maria. O fim da Boate teve um impacto evidente, ao lado de outros fatores, em um certo refluxo do movimento estudantil em Santa Maria. 

Divulgação
“O documentário é “pessoal e intransferível”, pois quase tudo o que aconteceu de importante durante a minha adolescência e juventude está ligado à Boate do DCE, onde fui o que hoje se chama de DJ entre 1990 e 1991 e entre 1992 e 1994, e/ou à entidade, da qual fui coordenador e secretário geral, entre o final de 1992 e 1994”, conclui.

Para entrar no clima, ou mesmo relembrar aquela energia, Ribas criou uma playlist no Spotify com músicas que ele costumava tocar quando animava as noites de DCE nos anos 1990. 

Para acessar a playlist clique AQUI 

O documentário “Clube Universitário - A Boate do DCE” é um projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020”, com apoio da Secretaria de Cultura/ Prefeitura de Santa Maria e do Ministério da Cultura/ Governo Federal.

Divulgação

SERVIÇO

O QUÊ? Lançamento do documentário “Clube Universitário - A Boate do DCE”

QUANDO? Quinta-feira, 11 de abril de 2024, às 19h

ONDE? Auditório da Cesma (Rua Prof. Braga, 55)

QUANTO? De graça

Ficha técnica

Argumento, roteiro, direção e montagem: Luciano do Monte Ribas

Produção: Luciano do Monte Ribas e Wilson Machado Júnior

Imagens e fotografia: Marcos Borba e Rafael Rigon

Drone: Alexandre Pergher

Imagens enviadas e adicionais: Cacá Martins, Diorge Konrad, Elis Morais, Fernando Pigatto, Luciano do Monte Ribas, Mauren Pacheco, Sérgio Kapron

Som direto: Luciano do Monte Ribas, Marcos Borba, Rafael Rigon

Finalização: Finish / Evandro Rigon

Consultoria de roteiro e de direção: Luiz Alberto Cassol

Design gráfico: Luciano do Monte Ribas

Trilha sonora composta: Duca Duarte

Trilha sonora punk rock: You Can't Fail - Density & Time

Fotografias: Arquivo da UFSM; arquivos pessoais: Cristina Strohschoen do Santos, Luciano do Monte Ribas; fotografias obtidas nas páginas do Facebook “Fotos da antiga Boate do DCE” e “Resistência”

Trechos de clipes musicais reproduzidos do YouTube

Agradecimentos: Cassio Corbelini, Clayton Hillig, Cristina Strohschoen do Santos, DCE-UFSM, Finish, PRAE-UFSM, Quati Gelato & Baguete, Raquel Correa, Rose Carneiro, TV OVO.

Divulgação

Comentários