Auditório da Cesma, 11 de abril: Documentário sobre a boate do DCE, memórias de uma época em que éramos felizes e sabíamos

Divulgação
| Por Márcio Grings |

Uma cidade é feita de memórias. Quando um lugar deixa de existir, não raramente o tempo se encarrega de apagar nossas lembranças. É inevitável. Casas da infância e da adolescência de muitos de nós não existem mais, edificações e cenários da vida implodidos para sempre. Bares, árvores, pessoas, animais, algum dia a imaterialidade consagra sua presença e nos toma o que parece existir para sempre, mas como sabemos, é efêmero. Contudo, eis que a arte sempre nos dá a possibilidade de ressuscitar as coisas que amamos. Um poema, uma música, um filme. Elucubro sobre desaparecimentos porque acabo de assistir a estreia de "Clube Universitário - A Boate do DCE", o documentário em curta-metragem produzido e dirigido por Luciano Ribas. A exibição marca o retorno triunfal do Cineclube Lanterninha Aurélio, um dos mais antigos do Brasil, sediado atualmente no Auditório da Cesma (Rua Professor Braga, 55), bem no centro de Santa Maria. 

Veja fotos do evento (por Dartanhan Baldez Fugueiredo)

Foto: Dartanhan Baldez Figueiredo
Com excelente público, o lugar para a exibição do filme não poderia ser o mais adequado, pois a Cesma está localizada bem ao lado de onde o objeto do filme é relatado através de vários depoimentos. Fechada em 2013, a Boate do DCE era um produto exportação da cultura local, nosso Cavern Club, o Filmore santa-mariense, uma espaço onde DJs ou grupos musicais forneciam a trilha-sonora para estudantes universitários e público em geral se divertirem noite e madrugada adentro. Pessoalmente guardo algumas lembranças sobre o local, entre elas, da última vez que passei por lá, quando assisti a um show de uma banda tributo ao Rage Against the Machine. Circa 2010, era inverno, foi quando apresentei o local a um novo colega de trabalho vindo de outra cidade. Por que o levei até a Rua Professor Braga? Ele disse que gostaria de conhecer a noite de Santa Maria. Assim, poucos horas depois, lá estávamos nós curtindo uma noitada na Boate do DCE, felizes, espremidos como sardinhas numa lata, pois a casa estava operando praticamente em lotação máxima. 

Voltando ainda mais no tempo, entre os anos 1980/90, estamos falando de uma época em que Santa Maria era mais segura, desse modo muitas pessoas saíam de casa e voltavam na base da pernada. Em algum intervalo, no meio da madrugada, era comum rolar aquele lanche esperto em frente ao local — quase sempre um cachorro-quente — e, ao nascer do sol, não era uma má ideia invadir alguma confeitaria para o desjejum. Assim, chegávamos ao nosso destino geralmente alcoolizados, mas são e salvos, para depois passarmos o resto da manhã de sábado dormindo. É disso que trata o documentário de Ribas, o filme promove um resgate memorial daquilo que melhor guardamos da vida: a celebração da juventude e toda a camaradagem que a amizade e os encontros podem nos proporcionar. Tempos em que podíamos fumar nos bares e tomar cerveja na garrafa, celebrando alegremente em copos de plástico. 

Em pouco mais de 20 minutos de filme, Luciano Ribas nos presenteia com uma deliciosa viagem no tempo. Só nos basta lamentar aquilo que não mais é entregue aos jovens no presente, pois falando sobre hoje, a única oportunidade de embarcar nessa trip é através do documentário. Tratando-se de tanta escassez nas experiências físicas que o mundo não oferece a juventude atual, essa sensação de ausência me entristece. Depois de assistir "Clube Universitário - A Boate do DCE", voltei caminhando para casa, descendo a Rua Dr. Bozano e lembrando dos dias passados, olhando para tudo a minha volta e absorvendo cada centímetro das coisas, pois um dia elas também desaparecerão. Não está noite...   

O Auditório da Cesma retomou suas atividades culturais no último dia 30, com show da Hurricanes (leia AQUI). Nesta sexta-feira (12) e sábado (13) o espaço recebe a Mostra Ecofalante de Cinema, com destaque para os filmes “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato; “Um Tempo para Mim”, de Paola Mallmann e "Mulheres na Conservação”, de Paulina Chamorro. Em breve será anunciado o calendário de atrações dos próximos meses do local, assim como a programação do Cineclube.

Divulgação


Comentários