Memorabilia Blues no Plataforma 85: o blues está de volta a Santa Maria

Willie Walker vem a Santa Maria em Março. Foto: Doug Knutson


#
Projeto trará atrações internacionais ao Centro do RS 

Por Márcio Grings

Numa parceria entre Plataforma 85 e Grings Tours, Produções e Eventos, surge uma iniciativa que irá novamente colocar o blues na pauta em Santa Maria. É o projeto musical MEMORABILIA BLUES no Plataforma 85, evento que terá periodicidade mensal e trará grandes nomes do blues até o Centro do RS em 2019. O evento também une forças com o Clube do Blues (Porto Alegre) e com o músico/produtor argentino Adrian Flores, recolocando a cidade no roteiro dos shows internacionais relativo ao blues.     

Lil' Jimmy Reed toca no Plataforma 85 em Novembro. Foto: Divulgação

#
O blues é um dos gêneros matriciais da canção popular mundial, e de forma direta ou indireta, continua a semear sua inspiração pelos quatro cantos do planeta. Nascido como expressão artística das raízes afro-americanas às margens do Rio Mississippi, consequentemente urbanizado em Chicago (IL), o blues foi uma das principais forças motrizes que forneceu combustível para os anos iniciais do rock, e sem dúvida, até hoje o influi. Não foi diferente pelo Centro do RS. No final dos anos 1990, início dos anos 2000, Santa Maria viveu um autêntico boom dessa influência, época em que bandas/artistas como Celso Streit, Alex Lappan, Daniel Rosa, Paulo Noronha, Hightime, Red House, Artur Aguiar, Lenha Seca, entre outros, disseminaram o blues pela cidade.

Confira playlist no Spotify com uma seleção de atrações do Memorabilia Blues no Plataforma 


Tom Worrell faz show em maio. Foto: Rick Moore
Tempos em que bares e casas de espetáculo daqui lotavam para conferir atrações com essa temática, tendo como ápice shows no Theatro Treze de Maio, e principalmente no Cesma in Blues, festival que por nove edições disseminou o blues para além fronteiras.  

Esse resgate é uma das intenções do MEMORABILIA BLUES no Plataforma 85, projeto que tem seu pontapé inicial em março de 2019, com destaque para nomes locais, nacionais e internacionais que atuam no continente. 

O MEMORABILIA BLUES terá como palco um dos melhores pubs do estado, o Plataforma 85, bar localizado na Gare da Estação Férrea de Santa Maria, anexo ao Mercado Público, espaço cultural que se propõe a encampar o gênero como uma de suas atividades musicais permanentes da casa.


Anthony 'Big A' Sherrod pisa no palco do bar em Julho. Foto: Divulgação
Plataforma 85:

Estabelecido num ambiente histórico, com fundações datadas do Século XIX, em 1885, na Gare da Estação Férrea de Santa Maria, o Plataforma 85 é um dos melhores bares surgidos no Centro do RS. O pub se utiliza dessas antigas instalações, mais propriamente no mesmo local em que se localizava o porão e o depósito de charque dos funcionários da Ferrovia, para nos deslumbrar com acomodações que não devem em nada as melhores casas do gênero. 


A cantora californiana Whitney Shay. Foto: Andy King 
Cardápio de primeira linha, diversas opções de cervejas/bebidas, além de música ao vivo de terça a sábado, ações a convergir num contexto que mescla o antigo/novo, transformando o Plataforma 85 em modelo de satisfação garantida a todos que procuram uma opção para a noite santa-mariense. Além do mais, o Plataforma 85 ganha o quilate de casa de espetáculos a oferecer plenas condições técnicas para apresentações de grandes artistas do gênero, casting que de desdobrará ao longo de 2019 no MEMORABILIA BLUES. Qualidade de áudio, instalações adequadas e todo o conforto para que o público possa desfrutar da melhor experiência possível em um evento musical. 


O pianista Luciano Leães fará première do projeto. Foto: Rei Santos 
Atrações

Com uma data mensal, de março a dezembro, o MEMORABILIA BLUES no Plataforma 85 conta com nomes locais, nacionais e internacionais. 

As atrações norte-americanas confirmadas são o cantor Willie Walker (março), a cantora californiana Whitney Shay (abril), o pianista Tom Worrell (maio), o guitarrista Anthony ‘Big A’ Sherrod (julho) e a lenda da Louisiana Lil' Jimmy Reed (novembro).

SAIBA MAIS sobre Wee Willie  Walker, primeira atração internacional do evento que estreia no dia 12 de março

Nascido em Clarksdale, no Mississippi, Anthony Sherrod representante da nova geração do Delta, é figura cativa no Red´s Juke Joint, um dos últimos clubes de blues legítimos em atividade no Sul dos Estados Unidos. Já Tom Worrell gravou ou atuou ao lado de artistas como Johnny Adams, Deacon John, Marva Wright, Mem Shannon, Walter Wolfman Washington, Solomon Burke, Johnny Sansone, The Wild Magnolias, entre outros. É considerado um dos principais personagens ativos da geração mais recente dos pianistas Nova Orleans. Com três álbuns gravados na atual década, outra presença confirmada é Wee Willie Walker, uma das vozes representativas da velha escola da música soul. Em novembro, temos Leon Atkins, mais conhecido como Lil ‘Jimmy Reed, um autêntico bluesman, como declara quem teve o privilégio de ouvir sua majestosa guitarra, voz poderosa e harmônica deslumbrante. Figura altamente carismática, Lil Jimmy simboliza o clássico e tradicional blues da Louisiana. E por último, Whitney Shay, cantora californiana que acaba de lançar o ótimo "A "Woman Rules the World", 3º trabalho de uma das novas promessas do blues feminino norte-americano.   


Luana Pacheco estreia show na cidade em Agosto. Foto: Zé Carlos Andrade 
Entre as atrações nacionais, destaque para Luciano Leães & The Big Chiefs. Leães é um dos grandes nomes do piano blues no país, seja atuando como sideman de vários músicos norte-americanos, em atuações solo. 


Como exemplo dessa atuação, lembramos de seu recente minitour pelas bares de New Orleans, cidade ao qual é músico residente há várias temporadas, ou veja-o ao lado dos Big Chiefs, grupo ao qual lançou o CD "Power of Love" (2015), um dos melhores discos de blues já lançados no país. 


A finalização do álbum e masterização final foi realizada em Nashville, Tennessee (EUA), por Russ Ragsdale. O engenheiro de som e produtor norte-americano leva no currículo colaborações com Michael Jackson, Muddy Waters, Leon Russell, Edgar Winter, Travelling Wilburys, entre outros. 

Just Blues. Foto: divulgação
Ainda termos a cantora Luana Pacheco, artista porto-alegrense que recentemente lançou seu álbum de estreia; chance de rever o também porto-alegrense Oly Jr, mestre em misturar a milonga com a tradição do blues raiz; a Just Blues, rapaziada de Lajeado que representa o blues feito no Vale do Taquari, banda base do gaitista chileno Gonzalo Araya, um dos grandes representantes da harmônica blues na América do Sul; e por último, o quarteto prata-da-casa Kingsize blues, time local montado com nomes importantes do blues santa-mariense.      


O gaitista chileno Gonzalo Araya. Foto: divulgação 
Première do Memorabilia Blues

28 de Fevereiro – Coquetel de apresentação do projeto (para imprensa, convidados, patrocinadores e público geral - ingressos limitados) – show com o pianista Luciano Leães, ganhador do Prêmio Açorianos (2016) e uma das principais expressões do blues nacional. Encerramento: Kingsize Blues (Santa Maria).   


O projeto MEMORABILIA BLUES é uma realização do Plataforma 85 em parceria com a Grings - Tours, Produções e eventos.   

Confira as datas/agenda 2019:

PREMIÈRE - Fevereiro, 28 - Luciano Leães + Kingsize Blues
☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆
Março, 12 – Willie Walker (USA)
Abril, 20 – Whitney Shay (USA)
Maio, 25 – Tom Worrell (USA)
Junho, 22 – Luciano Leães & The Big Chiefs (Porto Alegre)
Julho, 27 – Anthony ‘Big A’ Sherrod (USA)
Agosto, 10 – Luana Pacheco (Porto Alegre)
Setembro, 13 - Gonzalo Araya (Chile) + Just Blues (Lajeado)
Outubro, 5 – Oly Jr (Porto Alegre)
Novembro, 30 – Lil' Jimmy Reed (USA)
Dezembro, 15 – Kingsize Blues (Santa Maria) 

Além disso, ainda no dia 15/12, no espaço externo do bar, no pátio da Gare, será montado um palco ao ar livre com várias bandas locais. A noite, fechamento da edição 2019 do Memorabilia Blues dentro do Plataforma 85, ao som da Kingsize Blues. O Plataforma 85 estará decorado com uma exposição fotográfica de Pablito Diego (Há Cena), resumo iconográfico dos eventos dessa primeira edição.     

Oly Jr. Foto: Fabiano Dallmeyer


A banda santa-mariense Kingsize Blues encerra o ano no Memorabilia Blues no Platafdorma 85. Foto: Mauro Castanho 


Abaixo, veja um vídeo de cada atração (pela ordem de apresentação em Santa Maria:

Willie Walker:
 

Whitney Shay:



Tom Worrell:



Luciano Leães & The Big Chiefs:
 

Anthony 'Big A' Sherrod:



Luana Pacheco:



Gonzalo Araya & Just Blues:
 

Oly Jr:



Lil' Jimmy Reed:



Kingsize Blues:

Comentários