Memorabilia Sessions #1 - The Weight, por Vinicius Brum

Reprodução
O Memorabilia estreou na última sexta-feira (25) o seu canal no YouTube. Assine AQUI. A première tem no "Review Memorabilia" - VEJA - uma nova fonte para falar daquilo que nos interessa: música de qualidade! E nosso primeiro tema foi os 50 anos de "Music From Big Pink", álbum lançado pelo The Band em 1968. Nesse mesmo programa, também destacamos nosso parceiro na empreitada cultural, o músico Vinicius Brum - já falamos aqui no site de seu projeto Cantigas do Rock. Assim, dentro do desmembramento dos reviews, destacamos agora na íntegra a versão ao bandolim de Brum para um clássico da contra-cultura norte-americana, "The Weight", faixa que fecha o lado A de 'Big Pink'. A criação do Review Memorabilia/Memorabilia Sessions é uma criação de Márcio Grings, Alex Cáceres e Pedro Filho, com direção de Alex Cáceres e produção executiva de Pedro Filho. 

O tema da canção explora uma das temáticas mais míticas da literatura mundial, o viajante. Já no primeiro verso da música, o protagonista chega à cidade de Nazareth, na região do vale do Lehigh, no estado americano de Pensilvânia (pouco tempo depois a banda britânica Nazareth tirou seu nome deste verso). Em Nazareth, o viajante encontra os nativos do local, e a letra de Robbie Robertson narra esses encontros. Uma curiosidade: Nazareth é a cidade natal da Martin, empresa fabricante de violões idolatrada pelos músicos de folk, country e rock. 

Reprodução
Entre os personagens citados na letra, estão um homem que não sabe indicar um hotel ao viajante, Carmen e o Demônio, Chester Maluco que oferece uma cama ao viajante, para isso, basta que ele fique com seu cão, e Luke, que após abandonar a noiva, está à espera do apocalipse. 

Na biografia do Band, "This Wheel's on Fire", Levon Helm, baterista e intérprete do tema, explica que as personagens mencionadas na canção foram baseadas em pessoas reais que os integrantes da banda conheceram. A "Senhorita Anna Lee", por exemplo, seria uma amiga de infância de Helm, Anna Lee Amsden. De acordo com Robertson, "The Weight" teria sido inspirada inicialmente pelos filmes do cinestata espanhol (naturalizado mexicano) Luis Buñuel. Sobre essa inspiração, leia o que Robertson disse numa entrevista: 

Hudson, Robertson, Helm, Manuel e Danko - The Band. Foto: reprodução
"Buñuel fez tantos filme sobre a impossibilidade da santidade. Pessoas levando a vida e apenas tentando ser tão boas. Esse é o tema principal em 'The Weight’. Nos filmes de Buñuel, há conotações religiosas - sem necessariamente haver um significado religioso, assim como esses personagens tentam ser bons, e todos sabemos - é impossível ser bom o tempo todo. Em 'The Weight' alguém diz, 'escuta, você me faz esse favor? Quando chegar lá pode dizer oi pra alguém ou dar isso ao fulano ou pegar um desses pra mim? Oh? Você está indo pra Nazareth, é lá que fica a fábrica da Martin. Faz um favor pra mim quando estiver lá? É sobre isso que a letra fala. Então esse cara se movimente atá essa localidade e uma coisa leva à outra, e é tipo: - caralho! O virou esse troço? Eu vim aqui só pra dizer oi pra alguém e acabei me envolvendo numa situação incrível". 

Na Revista Rolling Stone, "The Weight" está ranqueada da 41° posição das Melhores Canções de todos os tempos. Ganhou sobrevida em várias releituras, entre elas na voz de Aretha Franklin. Além do mais, alguns meses após seu lançamento no LP de estreia do Band, foi incluída no filme "Easy Rider" (1969), proporcionando o pano de fundo perfeito para o passeio das Harley-Davidson de Peter Fonda e Dennis Hooper estrada adentro pelo Monument Valley, mítico local situado entre os estados do Arizona e Utah, e território iconizado por John Ford nos filmes de faroeste.   

VEJA a performance de Vinícius Brum. "The Weight" ao bandolim. 

Comentários