Vini Brum — Cantigas do Rock

| Fotos: Pablito Diego (coloridas) | Pablo Zambeli (P&B) |
| Por Márcio Grings |

Vini Brum é um dos músicos ligados ao rock mais ativos do Rio Grande do Sul. Radicado em Santa Maria, no centro do Estado, é integrante de grupos, fez diversas gravações e também atua como artista solo pelo seu Cantigas do Rock, onde propõe uma viagem sonora pela história do rock'n'roll, reprisando diversos hits do gênero. Acompanhado apenas de um violão — ou outras vezes utilizando uma mini bateria, com ênfase na marcação do bumbo, ao estilo one man band , o artista reinventa e reinterpreta diversas bandas e artistas, dos anos 1960 até os dias atuais, sempre jogando luz em clássicos do imaginário coletivo dos apreciadores do rock/pop mundial. 

Veja um vídeo/medley do trabalho de revisitações de Vini Brum. Captação e edição de vídeo: Pablito Diego/ Há Cena Cultural + captação e edição de áudio: Anderson Bitencourt. 


O músico também protagoniza projetos musicais de revisitação, entre eles a Harvest Moon (Neil Young/ anos 1960/70)  e Travelin' Baio (Creedence Clearwater Revival). Confira a Harvest Moon interpretando "James Dean", sucesso dos Eagles. Captação Pablito Diego/ Há Cena Cultural. 


Em registros fonográficos, Vini Brum obteve destaque pela Rinoceronte, uma das mais importantes bandas formadas no Sul do país na última década, com quem gravou dois álbuns — Nasceu (2010) e O Instinto (2013). Como instrumentista/compositor gravou Paisagens & Delírios (2017), CD do trio instrumental Quarto Ácido. Além disso, ainda registrou trabalhos pelas bandas Poços & Nuvens, Red House, Camaleões & os Bichos do Mato, entre outras. 

Veja o vídeo de "Qualquer Lugar" com a Rinoceronte. Direção, montagem e finalização
Denis Carrion.


Vini Brum lançou em dezembro de 2023 seu primeiro CD solo, "Sereno", álbum apenas com suas composições ou feitas em parceria. Em março de 2024, o músico também participou de "Shangri-lá", álbum de estreia dos Graxelos, banda formada por músicos da capital, Vacaria e Santa Maria, trabalho gravado no estúdio Cegonha em Porto Alegre.     

Foto: Pablo Zambeli

Comentários