Confira a ordem de apresentação e saiba mais sobre as bandas selecionadas no Mês do Rock 2018

MDR na Praça SM. Próximos dias 7 e 8 de Julho o rock novamente tomará conta do Centro de Santa Maria. Foto: Márcio Grings (Sansung J5)  
Memorabilia traça breve perfil e revela pérolas de cada atração

O Mês do Rock, evento alusivo ao Dia Mundial do Rock, que retornou aos palcos da cidade em 2017, novamente coloca o rock em pauta nesse mês de Julho. O projeto é uma iniciativa da Grings - Tours, Produções e Eventos, com recursos captados via Lei de incentivo à Cultura de Santa Maria - RS. Os shows gratuitos ocorrem na Praça Saldanha Marinho, nos próximos dias 7 (sábado) e 8 de Julho (domingo),  com som e luz a cago da H20 Sonorizações. Escolhidas por uma curadoria formada pelo músico Mumu Bortoluzzi (Vera Loca/El Negro) e o produtor musical Heron Domingues, saiba mais sobre as 12 bandas/artistas selecionadas. 

Abaixo, confira os nomes que estrelam o palco do MDR, além dos respectivos horários de cada apresentação. O evento ocorre nos dois dias a partir das 14, seguindo até 20h. Serão doze horas de som ao vivo na Praça.

Confira como foi o primeiro dia de MDR 2017
Confira como foi o segundo dia de MDR 2017 

☆☆☆☆☆

SÁBADO, 7 DE JULHO

14h - Camaleão e os Bichos do Mato 

Camaleão e os Bicho do Mato. Foto: Divulgação
Formação: Vitor Calegaro (guitarra e voz), Tiago 'Butter' Buriol (baixo) e Cezar Nogueira (bateria). 

Percorrendo a trilha do hard rock e do stoner, o primeiro disco, homônimo, foi lançado em 2016. Numa atmosfera setentista,  as músicas versam sobre temas atuais, como opressão, política e corrupção, mas quase sempre buscando um tom irônico. Com novo baixista, a banda também apresentará uma canção inédita no festival, tema que estará do novo trabalho da Camaleão, ainda sem data de lançamento. 

Ouça o álbum de estreia da Camaleão e os Bichos do Mato

15h - Tijolo Seis Furos (Santa Maria - RS)

TSF. Foto: Denis Trasher 
Formação: Homero Pivotto Jr (voz), Alexsandro Fernandes (guitarra e voz), Lucas Niederauer (baixo e voz) e Clairton Soares (bateria).   

Uma das bandas mais engajadas do rock santa-mariense, a rapaziada da TSF busca uma sonoridade simples, crua e enérgica. O hardcore do grupo enlaça suas referências no lado mais selvagem do rock'n'roll, uma aposta num som rápido, (as vezes) ininteligível, mas repleto de sacadas inteligentes.

Veja o clipe de "Discurso de um parasita"
  
16h - Brisocks (Santa Maria - RS)

Brisocks. Foto: Mariane Frazzon

Formação: Marcelo Fagundes (guitarra e voz), Jonas Dolwitsch Dutra (baixo e voz), Pablito Diego (guitarra)  e Anderson Bitencourt (bateria).

A Brisocks é uma das bandas mais antigas em atividade no cenário ligado ao punk/hard core no Centro do RS. Com 3 EPs e um full CD no currículo, o quarteto acaba de lançar novo clipe, "De dia De Noite", material que conta com produção da própria banda, carimbado pela parceria com a Carecas Filmes, além da assinatura de Guilherme Fagundes.

Veja o clipe de "De dia De noite"

17h - Eletromotriz (Garopaba - SC)

Eletromotriz. Foto: Eletromotriz
Formação: Misa (voz), Duds (guitarra), Quira Lopes (baixo) e Sid (bateria).  

Advinda do litoral sul catarinense, a Eletromotriz aposta no metal cantado em português. Lançado em 2014, o EP homônimo da banda destaca temas como "Queda Livre" e "Serial Killer". Para o show no MDR, o quarteto revela músicas inéditas como "Tá foda", "Bastardo" e "Problemas", temas que estarão no CD de estreia do quarteto catarinense. 

Ouça o EP de estreia da Eletromotriz  

18h - Pylla C14 


Adicionar legenda
Formação: Pylla Kroth (voz), Leo Mayer (guitarra), Marcelo Sartori (baixo) e Cezar Nogueira (bateria).    

Pylla Kroth é o maior pilar do rock da Região Centro do RS. Cantor/compositor e grande ativista do rock local, o músico ruma para quatro décadas de serviços prestados, seja ao lado da Carbono 14, ou como guardião do legado da Fuga, banda ao qual gravou dois LPs. Atuante, Pylla continua a imprimir sua digital, basta ouvir "Lá de volta outra vez”, seu último álbum lançado em 2016. Para 2019, a Pylla C14 prepara novo trabalho. Com surpresas e convidados, o show no MDR 2018 marcará a última apresentação do tour de "Lá de volta outra vez".

Veja o clipe de "Visão Turva", faixa de abertura de "Lá de volta outra vez"

 19h - Cruzas (Buenos Aires - ARG)

Cruzas. Foto: Hernan Parera
Formação: Tacho (voz), Ale (guitarra), Wilson (baixo) e Leo (bateria). 

Vinda da Argentina, a Cruzas, primeira atração internacional do MDR Latino América fecha o primeiro dia de evento. Com 15 anos de estrada, essa banda de Buenos Aires já lançou cinco registros, entre EPs e um full length. O mais recente trabalho é "Volumen 5" (lançado em vinil), obra que sintetiza o som do conjunto: uma mistura pesada e hipnotizante entre blues, rock clássico (na vibe mais setentista do estilo) e doom metal.

Ouça "VOL. 5", último álbum da Cruzas  

20h - Encerramento.

☆☆☆☆☆

DOMINGO, 8 DE JULHO

14h - Shared Life (Santa Maria - RS)
Shared Life. Foto: Divulgação
Formação: Pedro Lima (guitarra e voz), João Machado (guitarra e voz de apoio), Rafinha Holzschuh (teclas), Tiago Quintana (baixo) e Otávio 'Thor' Deon (bateria).  

O segundo dia de minifestival começa com sangue novo na Praça Saldanha Marinho. Com trabalho recente na área e ainda desconhecida do grande público,  a rapaziada da Shared Life se infiltra em diversas variantes do rock tradicional, passeando pelo metal, indie e até mesmo o rock progressivo. Em 2017, com produção de Leo Mayer, lançaram o EP "Press Start".

Ouça "Press Start", EP de estreia da Shared Life 

15h - The Césaros (Santa Maria - RS)


The Césaros. Foto; Juliano Dutra
Formação: Filipe de Césaro (guitarra e voz), Alexandre Gründling (guitarra), Douglas Gerhardt (baixo e voz), Rodrigo Fetter (teclado). Alex Rodrigues (bateria e voz) e Edimilson Soares (percussão). 

Formada em 2012, a The Césaros é uma das bandas em evidência no cenário local. O grupo explora travessias do blues com o rock, flerta com o funk e não se envergonha de tingir-se com cores manjadas do pop. Lançado no primeiro semestre de 2017, "Devaneio", álbum de estreia da The Césaros, é considerado por muitos um dos melhores trabalho lançados nos últimos anos em Santa Maria. A produção é do sempre solicitado Leo Mayer.

Ouça "Devaneio", álbum de estreia da The Césaros

16h - Finita (Santa Maria - RS)

Finita: Foto: Roger Paixão
Formação:  Luana Palma (vocal), Bruno Portela (guitarra),  Allison Back (baixo), Guilherme Gindri (teclado) e Fabrício Montenegro (bateria). 

Um dois destaques do MDR 2017, a Finita une uma voz lírico/gutural com o death, gothic e symphonic metal. Explorando o macabro, a natureza, filosofia e religião, em 2015 lançou seu 1º álbum, “Voices From Sanatorium”. Com lançamento previsto para Julho de 2018, a banda prepara novo álbum. O primeiro single, "Ascension", ganhou divulgação em Julho do ano passado.

Ouça "Voices from Sanatorium", álbum de estreia da Finita

17h - Furia Rockpaulera (Santa Maria - RS)  

Furia Rockpaulera. Foto: Charles Guerra (DSM)
Formação: Bruno Vaz (guitarra e voz), Duda Barcelos (baixo) e Fabrício Ruivo (bateria).

A Furia completa 20 anos de atividade em 2019. Já lançou diversas demos, EPS e músicas onde a crítica social é tema onipresente. Ao longo dos anos, o grupo passou por várias fases e diferentes formações. Nas quatro linhas do palco, tarde para ouvir de hard core ao metal extremo, com destaque para "N.D.A.R.D.S.D", novo e elogiado álbum do trio. 

Veja o clipe de "Vida de verme"

18h - Gérson Werlang (Santa Maria - RS)


Gérson Werlang e banda. Foto: Ernesto Sacchet

Formação: Gérson Werlang (voz e guitarra), Vinicius Brum (baixo e voz de apoio), Fernando Perusso (teclado), Vivian Reis (violino) e Pablo Castro (bateria). 

Com a banda Poços & Nuvens, Gérson Werlang gravou quatro CDS, dividiu o palco com grandes nomes do rock internacional (como o show de abertura da banda holandesa Focus, em Porto Alegre/2003), participou de um mega evento de rock progressivo no México (Baja Prog Festival, que resultou num álbum ao vivo) e lançou um DVD capturado ao vivo no Rio de Janeiro.  Agora, com nova banda, Werlang ainda trabalha na divulgação de "Sistema Solar", seu segundo álbum solo, disponível também em vinil. 

Ouça "Sistema Solar", segundo CD solo de Gérson Werlang 

19h - Nocet (Santa Maria - RS)

Nocet. Foto: Fabiano Dallmeyer 
Formação: Marcus Molina (voz e baixo), Guilherme Barros (guitarra e voz).e Fabrício Soriano (bateria).  

Há praticamente três décadas a Nocet é uma INSTITUIÇÃO do rock local. A banda que lançou os álbuns “N” (1997) e “Bullets” (2006) – continua a todo vapor com no mínimo uma apresentação mensal, sempre com grande prestígio de público. O trio prepara para breve o lançamento de seu primeiro DVD, "13", gravado ao vivo no Theatro Treze de Maio em Santa Maria.   

Ouça "Bullets", segundo CD da Nocet

Comentários