Supertramp: Entenda o principal motivo das divergências entre Roger Hodgson e Rick Davies

Os geniais Roger Hodgson e Rick Davies, principais compositores do Supertramp.  
#
Por Márcio Grings

Roger Hodgson, vocalista/tecladista/guitarrista/cantor e um dos principais compositores do Supertramp, retorna ao Brasil para sete shows em maio. As apresentações acontecem nas seguintes cidades e datas: Uberlândia - Arena Sabiazinho - 06/05/20; São Paulo - UnimedHall - 07/05/20; Florianópolis - Arena Petry - 09/05/20; Curitiba - Teatro Positivo - 10/05/20; Ribeirão Preto - Arena Eurobike - 13/05/20; Belo Horizonte - Km de Vantagens Hall - 15/05/20 e Rio de Janeiro - Km de Vantagens Hall - 16/05/20. Hodgson vem ao Brasil com a sua "Breakfast in America World Tour", que celebra o 40° aniversário do álbum "Breakfast in America" (1979). Hodgson, que no próximo dia 21 de março completa 70 anos, deixou o grupo em 1983, logo após o lançamento do álbum "Famous Last Words" (1982).  

Relembre a última passagem de Roger Hodgson por Porto Alegre (12/3/17)

No início dos anos 1980 
Um questionamento que ora ou outra pipoca em alguns sites reside num possível retorno do Supertramp a sua formação clássica de um dos mais amados grupos dos anos 1970/80. Em entrevista cedida ao site Undercover em 2010, o ex-vocalista e compositor do Supertramp, Roger Hodgson (que se apresenta no Brasil em março, dia 21 em PoA) revelou a origem de algumas dissidências entre ele e, Rick Davies, assim como Hodgson, vocalista e também compositor do grupo. Da mesma forma que a dupla Lennon/McCartney, todas as músicas do Supertramp foram registradas em nome de Davies/Hodgson, apesar dos mesmos só terem escrito uma única música realmente juntos, “School”, sendo que na maior parte das vezes, quem cantava o respectivo tema composto era o real compositor. Roger Hodgson é o criador dos maiores sucessos do Supertramp, temas como "The Logical Song", "Dreamer", "Give A Little Bit", "Breakfast in America", "It's Raining Again", "Take the Long Way Home" e "Fool's Overture".

Supertramp em sua formação clássica. Arte: reprodução
As divergências entre os dois não são recentes. Porém, fatos antigos foram revelados ao grande público somente nessa entrevista de Roger. Ao falar sobre o tour do Supertramp 70-10 (show que a banda levou para a estrada em 2010), ele aproveitou para “descascar” Rick Davies em diversos momentos.

O ponto fundamental da entrevista baseia-se em um acordo que teria sido feito entre Roger Hodgson e Rick Davies, na época em que o primeiro saiu da banda. Rick permaneceria com o nome “Supertramp”, mas não tocaria as canções de Roger em shows. Infelizmente (para Roger), foi um acordo selado apenas com um aperto de mãos e um olhar, e nada foi escrito. Rick teria cumprido o acordo na turnê do disco “Brother Where you Bound”, porém, incluiu várias canções de Roger na digressão subsequente.

Hodgson disse que confiou em Rick, já que foram colegas de banda por 14 anos, mas se sentiu imensamente traído ao perceber que suas músicas estavam sendo tocadas nos shows. Roger vive atualmente na Califórnia, e segundo ele, lá existe uma lei que considera tratos verbais como algo tão sério quanto por escrito. Apesar da possibilidade de processo, Roger diz que não pretende levar para esse extremo, pois manteve silencio sobre isso esses anos todos pensando no público, e não em Rick. Entretanto, o fato dele tocar em países pelos quais o tour do Supertramp eventualmente passa, com ambos os shows contendo as mesmas músicas, é para ele algo “ultrajante”.

Roger Hodgson. Foto Reprodução
Reiterando a admiração pelo compositor que é Rick Davies, Roger não entende o motivo pelo qual suas canções são readmitidas ao repertório da banda, já que Rick teria composto uma série de grandes músicas, várias delas hits conhecidos. “(...) muitas bandas saem em tour com apenas um ou dois hits. E ele (Rick) fez ‘Bloody Well Right’, ‘Goodbye Stranger’, ‘Rudy’, ‘Crime Of The Century’… Ele compôs grandes canções”, justificou.

Roger nunca tocou músicas de Rick em sua carreira solo, e diz que se o fizesse, isso o tornaria uma mera cover band. Mas o aspecto mais irônico disso tudo, é que Davies afirmava não gostar de várias composições de Roger. “Ele é um velho jazzista e bluesman. Lutou comigo como um louco por causa da música ‘Breakfast in America’. Ele odiou esse tema. E não sei por que ele a vem tocando. Eu tive que espernear por muitas das minhas músicas, simplesmente porque ele não gostava delas.”

Rick Davies. Reprodução
Mas o pior é que mesmo ofendido, Roger havia manifestado um interesse em participar do novo tour do Supertramp. Queria fazer isso pelo constante pedido dos fãs. Hodgson teria manifestado isso ao agente da banda, e sugerido a possibilidade de participar de  shows em algumas cidades. “Infelizmente, a reação me atordoou, porque ele refutou completamente essa possibilidade em uma entrevista". 

"Não vai acontecer. Isso não traz beneficio algum para o Supertramp, irá beneficiar apenas Roger Hodgson”. Roger ficou decepcionado. “Basicamente, eu somente queria fazer isso porque os fãs adorariam ver isso acontecer, seria a ultima chance de fazer acontecer e deixar o público feliz. É triste que duas pessoas tão próximas não possam mais se conciliar. É contraditório, pois nossa musica supostamente foi feita para manter as pessoas unidas”, disse. Por outro lado, Rick Davies nunca se pronunciou oficialmente sobre esse embate entre os dois.  

Em uma atualização de status, o Supertramp com Rick Davies está parado desde abril de 2015, quando Davies se retirou de cena para tratar um câncer. Em 2016, Carl Verheyen, atual guitarrista do Supertramp, declarou ao site Logical Web que  Rick já estava praticamente recuperado de sua doença. Novas datas e novidades devem ser anunciadas em breve. É o que diz um comunicado no site oficial da banda. 

Comentários

  1. Parabens pelo texto, ja tinha conhecimento destas "saias justas" deles, porem nada que justifique essa conversinha de que o que um toca de um e o que toca um de outro, e como diz o bordão: "Quando um nao quer, dois não brigam" , isso inclusive ao meu ver so afasta e ate criam intriga ate mesmo entre os fas tanto do grupo e na historia dos integrantes que por la permaneceram. Ja presenciei isso em foruns de discussao ao que compete a banda do "Supertramp"

    Estou com pretensao de ir no Roger Hodgson em SP. Vamos ver a $$ ate la. ehehehe

    So uma correcao: o ano e 2016 e nao 2916 ;)

    ResponderExcluir
  2. Lastimável, jamais os veremos juntos novamente.

    ResponderExcluir
  3. Davies é simplesmente genial, e se Roger desde o início concordou em assinar ambos as autorias, me parece no mínimo estranho a reivindicação. Além do mais muito tendenciosa essas publicações, ainda porque normalmente são feitas por pessoas que declaradamente são fanáticos por Roger Hodgson. Mas na minha opinião, adoraria que nunca tivessem se separado, adoro o talento dos dois porém prefiro o Supertramp entregue a genialidade de Rick Davies.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fish . Concordo plenamente com você.
      Dois grandes músicos e compositores que nunca deveriam ter se separado.
      Interessante observar que em algumas das novas músicas de Roger, em seus discos solo, fica nítida a influencia dos teclados do parceiro Rick Davis.
      E também gosto dos dois como vocalistas.
      No final das contas não foram os fãs que perderam.
      Acho que a dupla se perdeu não chegando a um denominador comum.
      Mas valeu !

      Excluir
    2. Discordo acho que os dois se completam, nem um nem outro é melhor.Supertramp sempre.

      Excluir
    3. Discordo um pouco, acho que ambos se completam, mas cada é genial, Supertramp sempre.

      Excluir
    4. Fantástica sua resposta " Fish " ! Você abordou de forma verdadeira e real. Rick é extremamente criativo musicalmente, enquanto Roger com musicas incriveis, é mais comercial, e pelo lado pop. Claro , como fãs dessa extraordinária banda, queremos vê-los juntos novamente. Concordo também que o apelo que as músicas do Roger trazem, o fazem ter muito mais fãs que Rick, e por isso o fogo cruzado tende a cair mais em Rick. Tirando isso de lado, torcemos para que voltem e juntos são melhores !!!

      Excluir
    5. AMIGO O RICK DAVIES TEM QUE COMER MUITO FEIJÃO COM ARROZ PARA SE COMPARAR AO ROGER !!!

      Excluir
    6. Sim mas cade o Supertramp pós Rodger. simplesmemte não existe

      Excluir
    7. Caro fish, lendo agora sua publicação, vejo que o fanatismo bateu tbm em vc, sim, assinaram todas as músicas, mas se fizeram um acordo verbal, pq não cumprir, o desacordo de ambas as partes sempre foi destacado na mídia, tudo bem que realmente não sabemos o q se passava, se havia um bom ou um ruim mas, concordo qdo menciona que adoraria q nunca tivessem se separado, porém, prefiro o talento de Roger.

      Excluir
    8. Márcio Grings - Sou fã de Hodgson e Davies, essa matéria na verdade faz um apanhado de algumas declarações, com foco na entrevista de 2010, onde Hodgson fala sobre o tema. Como Davies não se pronuncia sobre o episódio, temas apenas uma visão dos fatos. Atualmente, sei que Hodgson já superou esse perrenge e toca sua carreira isoladamente. Aguardemos um retorno do Supertramp com Davies. Abraço.

      Excluir
    9. Briga inútil, tempo perdido, isoladamente, não são melhores que a antiga banda - esta história deveria ser conhecida e contada até nas escolas como exemplo de erro de decisão!

      Excluir
    10. Roger Hodgson é Rick Davies simplesmente fizeram um pacto pra acabar com o Supertramp. Não assisto nem Davies tampouco Hodgson solos. Escuto o Supertramp em lps. Muito bom!

      Excluir
  4. OS DOIS SÃO SIMPLESMENTE EXCELENTES....PESSOALMENTE PREFIRO O ROGER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger Hodgson é meu amigo pessoal trata se de excelente ser humano Conheço há 15 anos e vou em seus shows no Brasil e exterior. A separação da banda Supertramp.NÃO DEVE SER TRATADA POR IGNORANTES o assunto é privado . Portanto qq comentário ofensivo será por mim.denunviado ao Departamento Jurídico de Mr Roger. HODGSON .Fiquem cientes a partir de hoje dia 20 de novembro de 2022 Dr Arnaldo Neto Brasil

      Excluir
  5. É triste ver duas carreiras tão prósperas terminar assim quando se deixá o orgulho falar mais alto é isto quê acontece nada que uma boa conversa frente a frente não resolvesse pena mesmo adoro o SUPERTRAMP!

    ResponderExcluir
  6. O que foi relatado não explica a saída de Roger do Supertramp.

    ResponderExcluir
  7. Em seus pronunciamentos Roger Hodgson tem se mostrado muito
    coerente .Quando questionado ele
    tem falado sobre os fatos e me pa
    rece sincero .Não tem ressentimen
    tos .Acordo por acordo , se foi deli
    berado entre eles que o Rick não
    tocasse musicas do Roger em seus
    shows , ora que ele cumpra o que
    foi tratado .A meu ver não é a au
    toria das musicas que está em ques
    tão .

    ResponderExcluir
  8. Roger Hodgson tem se mostado
    muito coerente e sensato em seus
    pronunciamentos .Sempre que questionado ele tem dado declara
    ções brandas, sem nenhum ressen
    timento para com seu parceiro e me deixa a impressão de muita sin
    ceridade .Acordo por acordo, o Rick que cumpra o que foi por eles decidido, ou seja ele não tocar
    as musicas do Roger em seus shows .A meu ver não é a autoria
    das musicas que está em questão.

    ResponderExcluir
  9. sou fã dos dois. pena não acontecer essa reunião. eu acho que o supertamp ganharia sim. é uma banda com um repertório maravilhoso e os dois tocam e cantam muito bem.. as músicas de ambos se complementam..

    ResponderExcluir
  10. Não acho Roger Hodgson assim tão genial. Genial é mesmo Rick Davies. O Roger Hodgson é muito comercial. É bom compositor, mas muito comercial. Já o Rick Davies é um compositor extraordinário e genial. De um modo geral o Supertramp valia mesmo pelo talento de Rick Davies e Roger Hodgson que eram a alma dessa extraordinária banda.

    ResponderExcluir
  11. EU QUERO O SUPERTRAMP COMPLETO DE VOLTA

    ResponderExcluir
  12. Adoro Supertramp! Quando eles vem fazer shows no Brasil?

    ResponderExcluir
  13. Adoro Supertramp! Quando eles vem fazer shows no Brasil?

    ResponderExcluir
  14. Novamente em BH em maio de 2020. Estarei lá.

    Pena que é apenas hodgson

    ResponderExcluir
  15. E eu que passei anos, pensando que eles eram irmãos! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  16. Se foi feito um acordo onde Hodgson abriu mão do nome clássico da banda em troca de Davies não utilizar as canções compostas pelo ex parceiro, houve aí uma traição e quebra de confiança nas relações entre os dois. É inegável que os grandes hits da banda são de autoria de Hodgson.

    ResponderExcluir
  17. Se foi feito um acordo onde Hodgson abriu mão do nome clássico da banda em troca de Davies não utilizar as canções compostas pelo ex parceiro, houve aí uma traição e quebra de confiança nas relações entre os dois. É inegável que os grandes hits da banda são de autoria de Hodgson.

    ResponderExcluir
  18. Pra mim não tem comparação o Roger Hodgson é onfinitamente melhor

    ResponderExcluir
  19. Sou muito fã dos dois, assim como de toda a banda. Batera e baixo sempre formaram um coração único e as histrionices do Hellywell sempre deram novo sabor às músicas e exibições ao vivo. Tudo sob a batuta jazzística genial do Rick e o faro pop e a genuína capacidade mágica de compor e falar com as estrelas do Roger, que, claro, não são extraterrestres, são seres humanos, complexos, vaidosos e carentes, como todos nós... e, infelizmente, acredito que separados eles nunca vão igualar aquela química. Acredito também que ambos não souberam, ou não se esforçaram o suficiente, pra reconhecer as genialidades um do outro, independente do sucesso ou do que vendiam uma vertente ou outra das canções. Sem dúvida, as músicas de Roger foram mais importantes pra projetar o Supertramp tão longe, mas sem as de Rick, talvez Roger não se sobressaísse dos tantos compositores que buscavam estourar naqueles lisérgicos anos 70. Acho, por exemplo, as músicas de Roger contatos com a perfeição de uma linguagem, um dos que mais perto chegou do toque de Midas de um Paul McCartney, mas as músicas que mais admiro, como exemplos de mediação entre codificação cancioneira e originalidade são, talvez em maioria, as do Rick, como From Now On, Rudy e Bloody Well Right entre outras, sendo Crime of the Century sua obra prima, um pouco acima de Fool's Overture, do Roger e Scholl, que não pode deixar de ser citada como a única parceria real dos dois.

    ResponderExcluir
  20. Além de tudo o que foi relatado, parece ter havido influência da esposa do Rick, que era empresária da banda, após a saída de Roger. Para mim, o Supertramp acabou com a saída do Roger. Ficou pior (e feio) com um músico fazendo o falsete deste, ao vivo. Roger tem a personalidade mais "de boas", solta, tranquilo e calmo. Isso se reflete na diversidade de estilos que abrange e instrumentos que toca, em suas músicas. Sem deixar de reconhecer o talento de Rick, este fica em um ambiente musical mais "fechado", restrito, por assim dizer. Eu consigo ouvir o Supertramp pós-Roger. Mas sabendo que poderia ser melhor. Finalizando, há uma entrevista de Roger - eu tinha em algum lugar aqui -, na qual ele relata ter ficado feliz, quando viu que a maioria das 32 músicas de Retrospectacle, coletânea de 2005 (já?!?!?), era de sua autoria - contando as de quando ainda estava na banda.

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito da obra da banda, das compostas tanto pelo Davies como as do Hodgson, no entanto, são as composições deste último as mais inspiradas, aquelas mais consistentes que permanecem mais, por várias gerações. Se separarmos as 20 mais marcantes da obra da banda, no mínimo 15 serão do Roger.

    ResponderExcluir
  22. Não tem mais graça sem a formação original, principalmente com Davies e Hodgson separados!

    ResponderExcluir
  23. O Supertramp perdeu sua identidade com a saída de Roger, hoje ele se superou era a Alma da banda e continua cada vez melhor, Rick fez boas músicas mas nunca mais decolou...

    ResponderExcluir
  24. Na realidade quem fundou a banda foi o Rick Davies.
    E cabe a ele decidir quem entra e quem sai. E Roger saiu porque quis. E estragou a própria carreira.

    ResponderExcluir
  25. Se o ego deixar, não importa quem,como por que, seri SENSACIONAL EM ENCONTRO DE TODOS ELES NO PALCO, PARA NOSSA FELICIDADE!
    Prontofalei

    ResponderExcluir
  26. Breno Rego de Azevedo Cesar5 de julho de 2021 às 12:04

    Na minha opinião, eu acho que o Rick Davies deveria sair do Supertramp porque ele foi um grande filho da puta com o Roger.
    E aliás, ele destruiu completamente a banda, suas músicas fazem sucesso, mas não tem porra nenhuma de reconhecimento.
    Ele devia ter vergonha da sua esposa (que é empresária do Supertramp) porquê ela não deixa o Roger e o ex-baixista ( Dougie, ele saiu por causa da falta de comercialização da banda e a falta do Roger ). O RICK DEVE SAIR DA BANDA, ESSE GORDO DE MERDA TEM QUE APRENDER O QUE É BOM PRA TOSSE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como Beatles, Stones, Quenn, Pink Floyd e tantos outros, sempre ha divergências. A verdade quando revelada sempre vai mostrar que por tras dessas intrigas tem algo chamado" Dinheiro "

      Excluir
    2. Breno , vc tá certíssimo.!! concordo!

      Excluir
  27. Sou fã da banda na formação original. Seria ótimo uma reconciliação,pq separados não são a metade do que foram e fizeram juntos. E Bob dougie e John pagaram pelo orgulho dos dois. Triste.

    ResponderExcluir
  28. Sempre a mesma história: as desavenças, o estrelismo, a intromissão de "influências externas", a falta de caráter, e por ai vai...
    Caçada às bruxas não adianta.
    Infelizmente o SUPERTRAMP pagou por todo esse somatório de confusões.

    ResponderExcluir
  29. Quem faz acordo..promessa..acordo entre homens..tem que cumprir..senao nao e homem...ai ja nao presta mais.

    ResponderExcluir
  30. O mais curioso é que em 1984/85 eles faziam um sucesso imenso, deviam ganhar rios de dinheiro e, de repente, uma discussão mata tudo e nos deixa com alguns LPs e uma saudade imensa do Supertramp.

    ResponderExcluir
  31. O Supertramp não é só Rick Davies e Roger Hodgson , tem o baixista, o baterista e o saxofonista , eles 3 ajudaram para que a banda fosse o sucesso que era.

    ResponderExcluir
  32. Juntos, separados, amigos, inimigos, brigados, reconcilhados, Supertramp ou não, SUAS MÚSICAS SAO GENIAIS !!!!

    ResponderExcluir
  33. Supertramp sem Roger não é nada. Roger sem Supertramp não é nada. Pra mim, só funcionam juntos. Me diga um sucesso do Supertramp sem Roger e um do Roger solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso amigo, enfim uma visão correta da separação, prova disso é que nenhum canção seja do Rick, seja do Roger fizeram sucesso. Somente as canções do grupo e aí incluo os demais fazem sucesso até hoje.

      Excluir
  34. SUPERTRAMP SE TORNOU MAIOR QUE OS DOIS JUNTOS. SUPERTREMP É TOMBADO PELA A MUSICALIDADE MUNDIAL QUE JAMAIS ALGUÉM IRÁ APAGAR.

    ResponderExcluir
  35. Que pena, uma banda que marcou gerações no mundo da música. Geração da qual eu faço parte da minha!
    Isso é qualidade de música não esses lixos sonora que estão tocando por aí. Supertramp é puro show!

    ResponderExcluir
  36. Ambos são excelentes músicos e compositores e continuam brilhando.

    ResponderExcluir
  37. Eu gosto muito do Supertramp, mas depois de ler e ouvir algumas entrevistas do Roger Hodgson - especialmente a que ele deu a um jornalista alemão - sobre o fim da banda, fiquei desapontada com o nível de arrogância e desprezo que ele sente pelos demais componentes, especialmente por Rick Davies. Na minha modesta opinião, Rick é um musico de grande talento, e foi ele, sim, quem criou a banda. Tanto que colocou anuncio num jornal procurando músicos para formação de um novo grupo - já havia participando e outros antes - e então veio Roger. Reconheço a grande contribuição de Roger ao sucesso do Supertramp - compôs alguns clássicos como Fool´s Overture , mas as musicas mais densas e as belas harmonias criadas por Rick são superiores às canções açucaradas de Roger. Portanto, pra mim, não existiria Supertramp sem Davies.

    ResponderExcluir
  38. Não temos mais notícias de Rick Davies faz tempo. Adoraria um retorno da formação clássica, porém sabemos que por tudo muito bem exposto, não vai rolar....

    ResponderExcluir
  39. Gostaria em vê-los juntos novamente.

    ResponderExcluir
  40. Gostaria em vê-los juntos novamente. Porém, parece ser impossível. Diante de divergências nós perdemos este elo mágico e lindo de uma banda de estilo único no mundo. Uma pena. Vamos nos contentando com boas lembranças das preciosidades deixadas. Somos felizes por termos vívido esta época.

    ResponderExcluir
  41. Supertramp sem Roger Hodson é como os Beatles sem Paul McCartney...

    ResponderExcluir
  42. Acabei de assistir, no último fds, um show da banda Supertramp Experiência. Os caras tocam todas, com uma fidelidade impressionante e o vocalista leva tanto aquelas cantadas pelo Davies, quanto as cantadas pelo Roger. Muito bom.

    ResponderExcluir
  43. Tem voltar completa e fazer uma turne

    ResponderExcluir
  44. Tem que fazer completa na mondo mais principais cidades do mundial que não conhece eles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário