Goodbye, Suze!

Divulgação Columbia#



Suze Rotolo, namorada de Bob Dylan e musa por trás de muitas de suas canções, morre aos 67 anos

#

Faleceu na última quinta-feira (24/02), aos 67 anos, Suze Elizabeth Rotolo escritora que entre 1961 e 1964 foi namorada de Bob Dylan e inspirou o músico a escrever diversas canções. Além disso, Suze Rotolo ficou conhecida pela foto da capa do álbum The Freewheelin' Bob Dylan. Clicada em fevereiro de 1963 pelo fotógrafo Don Hunstein, LP que estampa Dylan com apenas 21 anos caminhando abraçado a Suze. Na época em que dividia seu apê com o cantor, ela lecionava na Parsons School of Design . Rotolo inspirou músicas como Don't Think Twice, It's Alright e Boots of Spanish Leather, além de outras canções feitas na primeira metade dos anos 60.

*

Outtake da capa de Freewheelin'. Foto: divulgação Columbia*

Dylan e Suze moravam a poucas quadras do local onde a foto foi realizada – uma ligação entre as ruas West Bleeker e 4, chamada Jones Street, em Nova York. Dylan usou como inspiração uma foto clássica de James Dean tirada poucos anos antes na mesma NYC. O cineasta Cameron Crowe reviveu a cena da capa de Freewheelin’ no filme Vanilla Sky (2001), com Tom Cruise e Penélope Cruz recriando o take original.

*

Bob e Suze nos anos 60. Foto: divulgação Columbia

*

Pouco antes do rompimento definitivo do casal em 1964, Suze engravidou de Dylan, mas resolveu abortar a criança. De acordo com o site da Rolling Stone, Suze Rotolo morreu após travar longa batalha com uma doença (detalhes dessa enfermidade ainda não foram mencionados pela família). Ela era casada há 40 anos com o fotógrafo italiano Enzo Bartoccioli.

So long, Suze.

Comentários

  1. Neste link cita cancro no pulmão...

    http://www.tvi24.iol.pt/musica/bob-dylan-suze-rotolo-morreu-musa-morte-obito/1236346-4060.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário