 |
Divulgação Memorabilia. Foto: Kotori Yori |
|
Por Elmo Kohn |
A editora santa-mariense Memorabilia anuncia os lançamentos que marcarão sua participação na 52ª Feira do Livro de Santa Maria, que acontece de 23 de agosto a 6 de setembro, na Praça Saldanha Marinho.
Siga a Memorabilia no Instagram
Os títulos que chegam ao público nesta edição são: Histórias Escritas com Giz: Memórias de um Professor, coletânea de crônicas de Vitor Biasoli; A Adaga Espanhola, livro de contos do escritor Ronaldo Lippold; e Jazz em Palmeira, o novo romance de Gérson Werlang, músico, professor e escritor gaúcho. A diagramação das obras é de Larissa Mendes/ Memorabilia, com acabamento gráfico da Gráfica Pallotti. A coordenação editorial é de Márcio Grings. O lançamento das obras será no dia 30 de agosto, sábado, às 10h da manhã.

Neste ano, o evento tem como patrono o escritor Athos Ronaldo Miralha da Cunha e presta duas importantes homenagens: os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, um dos maiores nomes da literatura brasileira, e o trabalho do professor Juan Amoretti, figura de destaque no meio acadêmico local.
Histórias Escritas com Giz: Memórias de um Professor, coletânea de crônicas de Vitor Biasoli. Divulgaçao: Memorabilia
Pelo quarto ano consecutivo, a Memorabilia marca presença na feira com uma banca exclusiva, onde serão exibidos seus títulos mais recentes e obras do catálogo. Criado durante o período da pandemia, o selo editorial já soma 20 publicações lançadas em menos de cinco anos de atividade, consolidando-se como uma importante vitrine da produção literária independente na região central do Rio Grande do Sul.
 |
Adaga Espanhola, livro de contos do escritor Ronaldo Lippold |
Além dos mais de 30 títulos lançados pelo selo nessa primeira metade de década, a editora novamente selou uma parceria com a editora baiana Trem Fantasma, disponibilizando aos visitantes da feira um catálogo de graphic novel e HQs. Além disso, a novidade desse ano é o Balaio de Gatos, uma série de livros de selos diversos em preço promocional. Mais informações sobre a editora e seu catálogo estão disponíveis no site memorabilia.store.com.br _________________________________________________________
Saiba mais sobre os autores que lançam livros neste ano:
VITOR BIASOLI. Nasceu em Pelotas (1955) e veio para Porto Alegre com a família em 1967. Formou-se em História (UFRGS, 1977) e logo começou a lecionar no Magistério Estadual. Trabalhou em escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana, entre 1978 e 1991, e depois na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre 1991 e 2015. Mestre em Letras (PUCRS, 1993) e doutor em História (USP, 2005). Atualmente aposentado, mora em Porto Alegre e se dedica à literatura (Paisagem Marinha, poesia, 2020; Itália, Café e Trilhos, memória, 2021; Os Caminhos de Santa Teresa, romance, 2023). Mantém o blog de crônicas “A louca que passa”. Histórias Escritas com Giz: Memórias de um Professor é seu terceiro livro pela Memorabilia.

RONALDO LIPPOLD. Natural de Santa Maria/RS, Ronaldo Lippold nasceu em 1960. Formado em Administração pela UFSM, é autor de A Culpa é do Padre (2009), A Culpa é do Padre II (2011), Meu Reino por uma Cerveja (2021) e O Furin Japonês (2022). Participa da confraria Turma do Café, grupo ao qual auxiliou a produzir as obras coletivas Descontos (2017), Baixada Melancólica (2019), Ano Passado Eu Morri (2020) e 1973, Um ano que conta (2023). A Adaga Espanhola é seu terceiro livro pela Memorabilia.

GÉRSON WERLANG. Músico e escritor, Gérson Werlang nasceu em Santa Rosa (RS), de onde saiu ainda criança, se fixando em Santa Maria. Possui diversos trabalhos musicais lançados, tanto em carreira solo como com sua banda, a Poços & Nuvens. É graduado em Música pela UFSM, fez mestrado (em Música) nos EUA, onde residiu no período de estudos, e possui doutorado em Letras pela UFSM.Publicou dois romances: Wilde em Berneval (Coralina, 2020) que ficcionaliza o período de exílio do escritor irlandês Oscar Wilde no litoral da Normandia; e Café – Um Breve Relato do Ano da Enchente (Memorabilia, 2024), ficção onde o insólito e a realidade da enchente de 2024 se mesclam numa narrativa direta e inovadora.
Lançou o livro de poemas Outros Outonos (2022); Rita Lee & Tutti Frutti – Santa Maria, Maio de 1978, sobre a passagem da cantora brasileira pelo interior do Rio Grande do Sul no final dos anos 1970 (livro mais vendido na 49ª Feira do Livro de Santa Maria); e a tradução de um texto inédito de Robert Louis Stevenson, Meu Primeiro Livro, que inaugurou um centro de estudos dedicado à obra do escritor escocês na UFSM. Além desses, publicou A música na obra de Erico Verissimo (Méritos, 2011), longo ensaio sobre a influência musical na obra do escritor gaúcho. Jazz em Palmeira é seu terceiro romance e quinta obra lançada pela Memorabilia.
Comentários
Postar um comentário