Memorabilia anuncia os seus lançamentos para a 52ª Feira do Livro de Santa Maria


Divulgação Memorabilia. Foto: Kotori Yori
| Por Elmo Kohn |

A editora santa-mariense Memorabilia anuncia os lançamentos que marcarão sua participação na 52ª Feira do Livro de Santa Maria, que acontece de 23 de agosto a 6 de setembro, na Praça Saldanha Marinho.

Siga a Memorabilia no Instagram

Os títulos que chegam ao público nesta edição são: Histórias Escritas com Giz: Memórias de um Professor, coletânea de crônicas de Vitor Biasoli; A Adaga Espanhola, livro de contos do escritor Ronaldo Lippold; e Jazz em Palmeira, o novo romance de Gérson Werlang, músico, professor e escritor gaúcho. A diagramação das obras é de Larissa Mendes/ Memorabilia, com acabamento gráfico da Gráfica Pallotti. A coordenação editorial é de Márcio Grings. O lançamento das obras será no dia 30 de agosto, sábado, às 10h da manhã

Neste ano, o evento tem como patrono o escritor Athos Ronaldo Miralha da Cunha e presta duas importantes homenagens: os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, um dos maiores nomes da literatura brasileira, e o trabalho do professor Juan Amoretti, figura de destaque no meio acadêmico local.

Histórias Escritas com Giz: Memórias de um Professor, coletânea de crônicas de Vitor Biasoli. Divulgaçao: Memorabilia

Pelo quarto ano consecutivo, a Memorabilia marca presença na feira com uma banca exclusiva, onde serão exibidos seus títulos mais recentes e obras do catálogo. Criado durante o período da pandemia, o selo editorial já soma 20 publicações lançadas em menos de cinco anos de atividade, consolidando-se como uma importante vitrine da produção literária independente na região central do Rio Grande do Sul.

 Adaga Espanhola, livro de contos do escritor Ronaldo Lippold
Além dos mais de 30 títulos lançados pelo selo nessa primeira metade de década, a editora novamente selou uma parceria com a editora baiana Trem Fantasma, disponibilizando aos visitantes da feira um catálogo de graphic novel e HQs. Além disso, a novidade desse ano é o Balaio de Gatos, uma série de livros de selos diversos em preço promocional. Mais informações sobre a editora e seu catálogo estão disponíveis no site memorabilia.store.com.br

_________________________________________________________

Saiba mais sobre os autores que lançam livros neste ano:

VITOR BIASOLI. Nasceu em Pelotas (1955) e veio para Porto Alegre com a família em 1967. Formou-se em História (UFRGS, 1977) e logo começou a lecionar no Magistério Estadual. Trabalhou em escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana, entre 1978 e 1991, e depois na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre 1991 e 2015. Mestre em Letras (PUCRS, 1993) e doutor em História (USP, 2005). Atualmente aposentado, mora em Porto Alegre e se dedica à literatura (Paisagem Marinha, poesia, 2020; Itália, Café e Trilhos, memória, 2021; Os Caminhos de Santa Teresa, romance, 2023). Mantém o blog de crônicas “A louca que passa”. Histórias Escritas com Giz: Memórias de um Professor é seu terceiro livro pela Memorabilia. 

RONALDO LIPPOLDNatural de Santa Maria/RS, Ronaldo Lippold nasceu em 1960. Formado em Administração pela UFSM, é autor de A Culpa é do Padre (2009), A Culpa é do Padre II (2011), Meu Reino por uma Cerveja (2021) e O Furin Japonês (2022). Participa da confraria Turma do Café, grupo ao qual auxiliou a produzir as obras coletivas Descontos (2017), Baixada Melancólica (2019), Ano Passado Eu Morri (2020) e 1973, Um ano que conta (2023). A Adaga Espanhola é seu terceiro livro pela Memorabilia. 

GÉRSON WERLANG. Músico e escritor, Gérson Werlang nasceu em Santa Rosa (RS), de onde saiu ainda criança, se fixando em Santa Maria. Possui diversos trabalhos musicais lançados, tanto em carreira solo como com sua banda, a Poços & Nuvens. É graduado em Música pela UFSM, fez mestrado (em Música) nos EUA, onde residiu no período de estudos, e possui doutorado em Letras pela UFSM.Publicou dois romances: Wilde em Berneval (Coralina, 2020) que ficcionaliza o período de exílio do escritor irlandês Oscar Wilde no litoral da Normandia; e Café – Um Breve Relato do Ano da Enchente (Memorabilia, 2024), ficção onde o insólito e a realidade da enchente de 2024 se mesclam numa narrativa direta e inovadora. 

Lançou o livro de poemas Outros Outonos (2022); Rita Lee & Tutti Frutti – Santa Maria, Maio de 1978, sobre a passagem da cantora brasileira pelo interior do Rio Grande do Sul no final dos anos 1970 (livro mais vendido na 49ª Feira do Livro de Santa Maria); e a tradução de um texto inédito de Robert Louis Stevenson, Meu Primeiro Livro, que inaugurou um centro de estudos dedicado à obra do escritor escocês na UFSM. Além desses, publicou A música na obra de Erico Verissimo (Méritos, 2011), longo ensaio sobre a influência musical na obra do escritor gaúcho. Jazz em Palmeira é seu terceiro romance e quinta obra lançada pela Memorabilia.



Comentários