O Morro dos Ventos Uivantes: ouça o novo single dos Graxelos

Foto: Zé Carlos de Andrade. Finalização IA: Elmo Köhn
| Por Elmo Köhn |

"Shangri-lá", álbum de estreia do grupo gaúcho Graxelos, foi lançado em março (via streaming) e julho (em CD). Falamos da história da banda e seus propósitos, assim como diversos detalhes e aspectos do álbum podem ser conferidos AQUI  

Veja o clipe de "O Viajante", primeiro single de "Shangri-lá".  

Os Graxelos tem em sua formação Gustavo Telles (ex-Pata de Elefante), além de Marcio Petracco (ex-Locomotores e Cowboys Espirituais), integrante do TNT, grupo que fez show no dia 19 de dezembro, no Araújo Vianna (Porto Alegre/ RS). Ainda no time estão Murilo Moura, Vini Brum, Vítor CesarTiago Rossoni e Márcio Grings. Afora as 10 faixas gravadas para essa estreia, os Graxelos deixaram duas músicas inéditas guardadas na gaveta. A primeira delas é "O Morro dos Ventos Uivantes", single já disponível em todas as plataformas de streaming desde o último dia 16 de dezembro. O novo som traz Gustavo Telles (voz, violão e bateria), Tiago Rossoni (baixo), Vítor Cesar (guitarra e voz de apoio), Murilo Moura (teclados), Márcio Petraco (bandolim) e Vini Brum (voz de apoio). A faixa conta com participação especial de Daniel Mossmann (guitarra barítono) e Luciano Albo (percussão). A produção é de Luciano Albo, Gustavo Telles e Márcio Grings.   

Graxelos em Vacaria (4/7/23). Foto: Samara Pacheco.
Em "O Morro dos Ventos Uivantes", a solidão, o peso da ancestralidade e o tormento causado pelos fantasmas interiores são desvelados na letra. A temática dos ventos, inspirada na obra máxima da escritora britânica Emily Brontë (1818-1848), autora do livro "Huthering Winds" (1847), também busca inspiração na melancólica poesia da norte-americana Emily Dickinson (1830-1886). A narrativa tem o GPS apontado para o extremo nordeste do RS, na divisa com Santa Catarina, pois é lá que "o vento ressoa/ Nos Campos de Cima/ Desatando nós. Estrada da Macena/ Pessegueiros/ Gritos de socorro" e, consequentemente, subimos ladeira acima até o morro em que os ventos uivam e nos afrontam, lá onde "cercas não aprisionam/ correntes não seguram/ e espíritos só assombram"

Ilustração: Rovina Cai
Confira a letra na íntegra: 

Essas pessoas/ Tão próximas/ Tão distantes de nós. O vento ressoa/ Nos Campos de Cima/  Desatando nós. Estrada da Macena/ Pessegueiros/ Gritos de socorro. As maçãs e o luar/ O suor dos negros/ A taipa e o sangue. 

As fendas — o vazio — O que está dentro de nós/ O sol a pino/ Fogo e cores/ Iluminando a foz. Amanhã eu estarei aqui/ Sempre estarei aqui. Um pensamento atrás — Outro adiante/ Quero sincronizá-los. 

Cercas não aprisionam/ Correntes não seguram/ Espíritos só assombram/ Espinhos... Há um espinho.

Ouça.

Além da estreia em álbum, os Graxelos levaram seu show a quatro cidades do RS. O grupo fez duas apresentações em Porto Alegre (no Bar do Alexandre, em julho e outubro) e também se apresentou em Vacaria, Panambi e Uruguaiana. "Vaso Ruim", o segundo single dessa lavra de gravações, será lançado no início de 2025. 

Ouça "O Morro dos Ventos Uivantes". 

Ouça "Shangri-lá" no Spotify

Compre o CD/ Digipak com com libreto de 16 páginas

A capa de "Shangri-lá". Divulgação  

Comentários

Postar um comentário