Livro tem tradução, apresentação e notas do músico e professor da UFSM Gérson Werlang| Por Elmo Kohn |
Humanista e crítico do imperialismo britânico, Robert Louis Stevenson é um dos autores mais traduzidos de todos os tempos. Nascido em Edimburgo, Escócia, em 1850, era filho de um engenheiro civil, mas formou-se em direito. Virou escritor e se mudou para Londres em 1873. De lá, partiu em uma longa viagem pela Europa. A busca por lugares quentes, e internações hospitalares, foram uma constante em sua vida, marcada pela saúde frágil, debilitada por recorrentes doenças respiratórias.
Em 1876, na França, conhece a americana Fanny Ousborne, com quem viria a se casar em 1880. Publica "A Ilha do Tesouro" em 1883, livro que o estabelece como escritor e que tornaria célebre a figura do pirata da perna de pau com um papagaio ao ombro. Em 1886 publica "O Médico e o Monstro" (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde), livro que teve um estrondoso sucesso. Estabelece-se, com a mulher e o enteado, em Apia, nas Ilhas Samoa, em 1889, lugar onde viria a morrer de hemorragia cerebral em 1894.
Inédito no Brasil, "Meu Primeiro Livro", escrito poucos meses antes da morte do autor, traz algo raro na obra de Stevenson: uma reflexão sobre o seu processo criativo. Ao lê-lo podemos adentrar a mente do escritor de maneira única, ao mesmo tempo que nos divertimos com a peculiaridade de seu gênio.
Com "Meu Primeiro Livro: a gênese de A Ilha do Tesouro", iniciam-se as atividades do Robert Louis Stevenson Research Center/Centro de Pesquisas RLS, que tem como objetivo o estudo e divulgação da obra de Stevenson no Brasil. Trata-se de um projeto capitaneado por Gérson Werlang, abrigado no Gabinete Festa Literária de Santa Maria (FLISM), localizado na UFSM | Silveira Martins, região central do estado do Rio Grande do Sul.
Com diagramação de Larissa Silveira Mendes, "Meu Primeiro Livro" dá o pontapé inicial na série Bardos & Trovadores, com republicações e traduções de autores clássicos da literatura mundial pela Memorabilia Books. A edição da editora gaúcha conta com ilustrações do artista norte-americano Louis Rhead (1857–1926), encontradas em uma reimpressão de "A Ilha do Tesouro" em 1915, publicada pela editora Harper & Bros. A tradução de Werlang já está em pré-venda pelo site da Memorabilia | COMPRE AQUI | e ganha lançamento na próxima Feira do Livro de Santa Maria, um dos mais tradicionais eventos literários do Rio Grande do Sul, como première agendado para o dia 31 de agosto.
Além da produção literária, Gérson Werlang possui diversos trabalhos musicais lançados, tanto em carreira solo como sua banda, a
Poços & Nuvens |
Ouça seu último single. Graduado em música pela UFSM, fez Mestrado nos Estados Unidos, onde residiu no período de estudos.
Quanto aos seus livros, publicou
"A Música obra de Erico Veríssimo" (2011/ Méritos), longo ensaio sobre a música e a obra do escritor gaúcho, além de
"Wilde em Berneval" (2020/ Coralina), ficção baseada no exílio do escritor irlandês Oscar Wilde na França. Pela Memorabilia lançou o livro de poemas
"Outros Outonos" (2022) e
"Rita Lee & Tutti Frutti – Santa Maria, Maio de 1978/ Uma Crônica Cultural e de Costumes" (2023), obra que joga luz na passagem da cantora brasileira pelo centro do estado no final dos anos 1970. Além da tradução de "Meu Primeiro Livro", Werlang prepara um novo romance a ser lançado ainda em 2024.
Comentários
Postar um comentário