Gérson Werlang lança segundo single de álbum ao vivo

Foto: Pablito Diego
| TRABALHO GANHA LANÇAMENTO EM DEZEMBRO |
| Por Elmo Kohn |

Afora o trabalho com a Poços & Nuvens, que há mais de 30 anos hasteia a bandeira do rock progressivo no sul do Brasil, Gérson Werlang, líder e membro fundador da banda gaúcha, anuncia um novo item discográfico na carreira individual. Já que a Poços está em mais um de seus hiatos (o último trabalho lançado pela Poços é de 2020, "O Sol de Cada Um / Ao vivo no Planetário da UFSM"), Werlang resgata e coloca no mundo um novo ítem da sua discografia solo. Trata-se de "Memórias & Sistemas, Ao Vivo em Passo Fundo, RS", conjunto de canções registradas em novembro de 2015 no Teatro Múcio de Castro, que faz uma síntese dos dois discos feitos sem o emblema da Poços & Nuvens. 

O fato é que, em tudo que faz, além de manter a conhecida digital de seus trabalhos, o artista avança, pois dá um passo à frente quando apresenta "Milonga da Dúvida" e "Milonga Triste", canções ainda não gravadas em estúdio. As faixas em questão, utilizadas na turnê que originou o novo álbum, marcam momentos inspirados dessa lavra, um respiro frente a predominância do formato clássico de banda, o que coloriza a obra com um interessante sobretom acústico, onde o violão protagoniza essa intenção.     

Para deflagar o lançamento, o músico apresentou o single de “Colheita de Inverno”, música gravada originalmente no seu primeiro álbum solo, "Memórias do Tempo" (2008). Lançado em 20 de julho, ao ouvirmos o tema ao vivo (ouça AQUI), Werlang de fato transforma a canção em algo ainda mais orgânico, em letra típica dos seus engendramentos regionalistas, detentor de um olhar campestre e poético.

Foto: Fabiano Dallmeyer

Na banda que o acompanha no álbum, além de Gérson (voz, guitarra, violão e bandolim), o time está composto por Alexandre Saggiorato (guitarra), Samuel Quadros (teclados), Matheus Pasquali (baixo), Rodrigo Bernardon (bateria), Daniela Vargas e Camila Souza (vozes de apoio), com participação de Márcio Grings (harmônica).  

No próximo dia 10 de outubro, Gérson Werlang disponibiliza mais um single, "Netuno". No tema, com expediente ecológico, o rock progressivo já se impõe na longa introdução instrumental. Repleta de camadas, a voz de Gérson surge só depois de 2 minutos e meio. "Aço, fumaça e poluição/ Destruir o mundo/ Ordem e regresso/ Lucro e recriação/ E o mar recebe todo o lixo/ Todo o luxo, toda a sobra/ Toda a obra inacabada/ E nada nos cobra". 

"Memórias & Sistemas, Ao Vivo em Passo Fundo, RS" será lançado na íntegra em dezembro, via streming, já o CD deve sair ainda no primeiro semestre de 2025. Concomitantemente, o músico está em pleno processo de pré-produção do seu terceiro álbum de inéditas, ainda sem previsão de lançamento. 

    Capa do novo single. Foto: Pablito Diego

Comentários