Gérson Werlang anuncia álbum ao vivo. Primeiro single chega ao streaming em julho

Capa: Gustavo  Sazes 
| Por Elmo Kohn |

Afora o trabalho com a Poços & Nuvens, que há mais de 30 anos hasteia a bandeira do rock progressivo no país, Gérson Werlang, líder e membro fundador da banda gaúcha, anuncia um novo item discográfico na carreira individual, supridora dos longos hiatos devido a atividade bissexta do grupo (o último trabalho lançado pela Poços é de 2020, "O Sol de Cada Um / Ao vivo no Planetário da UFSM"). Voltando a trajetória solo, o músico traz agora "Memórias & Sistemas, Ao Vivo em Passo Fundo, RS", conjunto de canções gravadas em novembro de 2015 no Teatro Múcio de Castro, que faz uma síntese dos dois discos feitos sem o emblema da Poços & Nuvens. O fato é que, em tudo que faz, além de manter a conhecida digital de seus trabalhos, olhando para o setlist como um retrospecto, o artista avança, pois ele dá um passo à frente quando apresenta "Milonga da Dúvida" e "Milonga Triste", canções ainda não gravadas em estúdio. As faixas em questão, utilizadas na turnê que originou o novo álbum, marcam momentos inspirados dessa lavra, um respiro frente a predominância do rock e no formato clássico de banda, o que coloriza a obra com um interessante sobretom acústico, onde o violão protagoniza essa intenção.      

Para deflagar o lançamento, o músico incialmente apresenta o single de “Colheita de Inverno”, música gravada originalmente no seu primeiro álbum solo, "Memórias do Tempo" (2008). Com data agendada no streaming para 20 de julho, ao ouvirmos o tema ao vivo, Werlang de fato transforma a canção em algo ainda mais orgânico, em letra típica dos seus engendramentos regionalistas, detentor de um olhar campestre e poético.

Foto: Fabiano Dallmeyer

Na banda que o acompanha no álbum, além de Gérson (voz, guitarra, violão e bandolim), o time está composto por Alexandre Saggiorato (guitarra), Samuel Quadros (teclados), Matheus Pasquali (baixo), Rodrigo Bernardon (bateria), Daniela Vargas e Camila Souza (vozes de apoio), com participação de Márcio Grings (harmônica).  

"Memórias & Sistemas, Ao Vivo em Passo Fundo, RS" será lançado em novembro, mas antes disso, nos meses subsequentes e antecessores da chegada do pacote completo em formato físico, outros três singles serão disponibilizados via streming. Gérson Werlang também está em processo de pré-produção do seu terceiro álbum de estúdio, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2025.  

Antes de ouvirmos "Colheita de Inverno" ao vivo — e aproveitando o início da estação fria no Sul —, relembremos aqui a faixa orginal, onde Gérson divide os vocais com a saudosa Deborah Rosa. 

Comentários