Zuli interpreta Elton John — Espaço Cultural Victorio Faccin, 20 de abril de 2024

| Por Márcio Grings Fotos Pablito Diego (Há Cena) |

Se tem algo que me incomoda é quando um artista força a barra. Se o peso é desproporcional as suas possibilidades, ter como missão carregar algo que você pode não dar conta, certamente é um tiro no pé. E o pior: isso geralmente fica claro para o público, o que deflagra uma situaçao constrangedora. Não é o caso do Especial Elton John, projeto idealizado pelo músico Adriano Zuli que estreou neste sábado (20) no palco do Espaço Cultural Victorio Faccin. Acompanhado por Marcel Pico (guitarra, violão e voz), Ricardo Antunes (baixo e voz) e Pablo Castro (bateria e voz) + participação especial de Diego De Grandi (violão), Zuli percorreu clássicos absolutos da carreira do artista britânico, conduzindo o público para uma experiência musicalmente próxima de assistir ao vivo um dos artistas mais importantes do nosso tempo. 

Foto: Pablito Diego (Há Cena)
Vi duas vezes Elton John ao vivo — 2013 (Estádio do São José) e 2017 (Beira-Rio) — com destaque para o show no Zequinha, quando o músico celebrava os 40 anos de clássico "Rocket Man", trazendo até Porto Alegre um repertório recheado de músicas dos anos 1970 (mesmo foco da apresentação no Faccin). Antes de falar do protagonista, há destaques na banda de apoio: Marcel Pico (Sabina Jam) é um dos novos talentos da safra mais recente da música santa-mariense e, junto a outras duas feras do cenário local — Ricardo Antunes e Pablo Castro, trazem um colorido nas vozes, forjando aquele brilho especial nos refrões. As releituras são em grande parte fidedignas, preservando arranjos originais, mas, quando eles se aventuram por breves caminhos vicinais, não há decepção, pelo contrário, somos surpreendidos positivamente. 

Foto: Pablito Diego (Há Cena)
A extensão vocal de Zuli bate aonde Elton não mais chegou nos últimos anos, assim suas versões de "Skyline Pigeon", "Rocket Man", "Goodbye Yellow Brick Road" e "Don't Let the Sun Go Down On Me" podem assombrar os desavisados, pois o que ouvimos nos aproxima de um show do verdadeiro Elton. E, entre as surpresas, já no início o grupo reaviva o espetáculo de uma de suas fases mais celebradas nos anos 1970, dando esse pontapé inicial com o medley "Funeral For a Friend/ Love Lies Bleeding" — mesma abertura que assisti em 2013 — mostrando  um viés progressivo que inicialmente deflagrou estranheza por parte da crítica na época, assim como "Country Comfort", de "Tumbleweed Connection" (1970) remonta a influência country e um dos álbuns mais subestimados pelo grande público, mas amado pelos verdadeiros fãs. Até mesmo quando avança no tempo, no caso de canções dos anos 1980/90 — "I'm Still Standing (1981) e "Can You Feel the Love Tonight", da trilha do filme "Rei Leão" — Zuli traduz o melhor da música pop capitaneado por Elton, revelando um talento nato de compositor que nunca o abandonou. E, ao final, "Crocodile Rock" e "Saturday Night's Alright (For Fighting)" nos relembram de quanto o rock and roll também vibrou forte no Espaço Cultural Victorio Faccin neste sábado. 

Foto: Pablito Diego (Há Cena)
Além de uma voz afinaníssima e da parte instrumental (seu piano é digno dos grandes mestres do gênero), em pouco mais de uma hora, Zuli reproduz um inglês sem deslizes, com destaque para o seu figurino (roupa brilhante, óculos, chapéu e bengala), algo fundamental para nos conduzir até a parte cênica dos shows do cantor, que sempre trouxe extravagâncias e acessórios para suas apresentações. Fica o recado para quem não assistiu à estreia do Especial Elton John em Santa Maria: poucas pessoas teriam êxito nessa empreitada, seja pelo desafio em cantar como Elton cantava, seja pelos arranjos vocais e até mesmo pela expectativa de reprisar canções incrustadas em nosso inconsciente, mas Zuli e os seus chegaram lá. 

Foto: Pablito Diego (Há Cena)
Se Elton John se aposentou dos palcos, algumas vezes nem precisei fechar os olhos para ter a sensação de que o cantor britânico estava recebendo uma homenagem à altura. E assim foi. 

Zuli - Especial Elton John/ setlist

FUNERAL FOR A FRIEND/ LOVE LIES BLEEDING (1973)

ALL THE GIRLS LOVE ALICE (1973)

DANIEL (1973)

YOUR SONG (1970)

SKYLINE PIGEON (1969)

GOODBYE YELLOW BRICK ROAD (1973)

COUNTRY CONFORT (1970)

ROCKET MAN (1972)

I'M STILL STANDING (1983)

CAN YOU FEEL THE LOVE TONIGHT (1994)

DON'T LET THE SUN GO DOWN ON ME (1974)

CROCODILE ROCK (1973)

Bis

SATURDAY NIGHT'S ALRIGHT (FOR FIGHTING) (1973)

Foto: Pablito Diego (Há Cena)

Comentários