Os Graxelos lançam "O Viajante", primeiro single de "Sangri-lá", álbum de estreia do grupo gaúcho
Grings, Petracco, Vitor, Vini, Telles e Murilo. Foto: Zé Carlos de Andrade. Arte sobre imagem: Diego de Grandi |
Já está disponível para audição — via streaming — "O viajante", single de estreia dos Graxelos, banda forjada com integrantes de três cidades do Rio Grande do Sul, uma união de forças entre artistas da Capital, do Centro do Estado e dos Campos de Cima da Serra — Porto Alegre, Santa Maria e Vacaria. Na formação está o ex-Pata de Elefante Gustavo Telles — voz, violão, bateria e voz de apoio — e o ex-TNT/ atual Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, Marcio Petracco — pedal steel, violão Weissenborn, guitarra slide, bandolim e voz de apoio. Completam o time — Murilo Moura (piano, teclados e vozes de apoio), Vini Brum (voz, baixo, violão e voz de apoio) e Vítor César (voz, guitarra e voz de apoio). A banda trabalha com um letrista, Márcio Grings (que também toca harmônica em três canções do álbum), parceiro de Telles em todas as canções. O trabalho completo, com 12 faixas, previsto para ser lançado em março, conta com participações especiais do ex-Cascavelletes Luciano Albo (baixo, violão, guitarra, percussão e voz de apoio), do integrante do grupo instrumental Pata de Elefante Daniel Mossmann (guitarra), mais Tiago Rossoni (baixo) e Eliézer Moreira (trompete).
Antes do grupo disponibilizar o álbum completo, no próximo dia 16 de fevereiro, um segundo single será divulgado. O disco chegará no formato físico em CD e LP, em datas ainda não divulgadas, mas ainda no primeiro semestre deste ano.
"O viajante" é um tema que representa o espírito das canções estradeiras, pois cita nominalmente diversos lugares e narra as visões de um andarilho. O protagonista percorre cidades como Santa Maria, Vacaria, Uruguaiana, Porto Alegre, Passo Fundo e Bagé, todas no Rio Grande do Sul, além de costear o Rio da Prata até Buenos Aires. "O viajante" coloca o ouvinte no volante de um automóvel, avançando por BRs e estradas de chão, apreciando as paisagens, ondulando frente às vicissitudes e deslumbramentos de cada trecho. Conduzidos pela voz principal de Gustavo Teles, com Vini Brum e Vítor César girando as vozes de apoio e até assumindo estrofes, a canção dos Graxelos está impregnada de referências comuns ao rock dos anos 1960/ 70 e seus desdobramentos.
Na música composta pela dupla Telles/ Grings, temos Gustavo Telles – voz solo, bateria e voz de apoio; Vitor César – guitarra, voz solo e voz de apoio; Vini Brum – baixo, voz solo, violão e voz de apoio; Murilo Moura – órgão Hammond; Marcio Petracco – bandolim e pedal Steel, além da participação de Luciano Albo – violão e percussão.
Muito bom, gostei. Vou adicionar a playlist de rock nacional.
ResponderExcluir