Senhoras e senhores, com vocês os Graxelos!

| Os Graxelos. Foto: Zé Carlos de Andrade |
| Por Elmo Köhn |

Os Graxelos, banda idealizada e com canções escritas por Gustavo Telles, ex-baterista da Pata de Elefante (voz e bateria), e pelo escritor e jornalista musical Márcio Grings (letras e harmônica), forja a reunião de integrantes alocados em três cidades do Rio Grande do Sul: Vacaria, Santa Maria e Porto Alegre. Além da dupla de compositores, completam o time — Márcio Petracco (TNT, Cowboys Espirituais, Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense), Murilo Moura (Alemão Ronaldo, Os Escolhidos), Vini Brum (Rinoceronte, Quarto Ácido, Poços & Nuvens), Felipe Quadros (The Pie Country Band) e Vitor Cesar (Kingsize). O grupo estreia ao vivo no próximo sábado (15), no evento Rock and Blues Festival, em Santa Maria (saiba mais AQUI). 

Veja um trecho de "Shangri-lá", faixa-título do álbum de estreia da banda — com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024 , captada durante os ensaios em Porto Alegre (Estúdio Cegonha).
 


AS ORIGENS — Ainda em janeiro de 2022, Gustavo Telles e Márcio Grings compuseram um tema pelo WhatsApp, encontrando-se presencialmente para finalizá-lo em julho do mesmo ano, em Porto Alegre. De lá, partiram para Vacaria e, durante cinco dias, ora na casa de Telles, no centro da cidade, ora isolados numa propriedade na zona rural, oito novas composições foram forjadas. Depois rumaram para Santa Maria, cidade natal de Grings, onde arrebanharam Vinicius Brum, Felipe Quadros e Vitor César — banda base dos primeiros ensaios. Em 2023, outros dois encontros ocorreram em Santa Maria, e mais um em Porto Alegre, já com a presença de Márcio Petracco e Murilo Moura. 

1ª reunião dos GXs: Sta Maria, julho de 2022. Foto: Pablito Diego 

CONCEITO — O nome do septeto advém de uma corruptela da palavra graxaim, canídeo com hábitos crepusculares e noturnos que vive no Sul do Brasil e nos países vizinhos do continente. O graxaim é tolerante à perturbação humana, sendo comum vê-lo em áreas rurais. A espécie é injustamente acusada de predação de animais domésticos, sendo perseguida por essa má fama, o que, segundo estudos e observações, não corresponde à realidade.

OS GRAXELOS — Ungidos pelo espírito indômito de redenção do graxaim como símbolo local de sobrevivência, os Graxelos buscam nas qualidades e características do bicho, seu ideário artístico. Assim, trazem em suas músicas a malandragem do rock dos anos 1960/ 70, influindo-a na fonte do folk, do country, do gospel e do soul. Refratários à vaidade do homem moderno, mas condescendentes com as mazelas e tribulações da vida urbana, os integrantes alimentam um desejo profundo de imersão na simplicidade da vida sossegada fora dos grandes centros, uma aventura temática que está presente em muitas de suas letras e concepções. 

"Shangri-lá" será gravado no Estúdio Cegonha em Porto Alegre, com produção de Gustavo Telles e Luciano Albo + direção artística e produção executiva de Márcio Grings. 

FORMAÇÃO/ BREVE BIOGRAFIA — 

Foto: Zé  Carlos de Andrade
Gustavo Telles (bateria e voz) | Vacaria

Compositor, cantor, produtor e multi-instrumentista, por mais de uma década Gustavo Telles integrou a Pata de Elefante (2002 a 2013 | 2016/17), período em que gravou quatro discos e circulou de norte a sul do país. Desde 2010 começou uma trajetória solo com a escuderia d'Os Escolhidos, gravando quatro álbuns de estúdio e um registro ao vivo. 

Márcio Petracco (pedal steel e voz) | Porto Alegre

Multi-instrumentista, cantor e compositor, Márcio Petracco fez parte do TNT, onde gravou os três LPs clássicos da banda. Também integrou os Cowboys Espirituais, Locomotores, Trem 27, entre outros grupos e projetos musicais. No Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, toca mandolin , steel guitar e é um dos vocalistas. 

Murilo Moura (teclados e voz) | Porto Alegre

Sempre se utilizando da influência do blues, do jazz, funk e da música dos anos 1960/ 70, Murilo Moura é músico,  pianista , tecladista  e compositor. Em destaque na atual cena musical do sul do país,  já  trabalhou com artistas como Alemão Ronaldo, Gustavo Telles, Dingo, Júpiter Maçã, Tati Portella, Bandaliera,  Rafael Malenotti, entre outros. 

Vini Brum (baixo e voz) | Santa Maria 

Baixista, violonista, cantor e compositor, Vini Brum gravou álbuns e se apresentou com a Rinoceronte, Quarto Ácido e Poços & Nuvens. Como artista solo, circula pelo sul do Brasil e Uruguai com o projeto Cantigas do Rock. Prepara sua estreia autoral com o "Sereno", CD a ser lançado no segundo semestre de 2023.   

Felipe Quadros (violão, guitarra e voz) | Santa Maria

Cantor, compositor, guitarrista, Felipe Quadros é um dos jovens talentos ligados ao rock surgidos nos últimos anos no Estado. Gravou o EP de estreia da Pie Country Band e atua como sideman em diversos projetos. Atualmente integra a Magical Mystery, banda de revisitação ao repertório dos Beatles. 

Vitor Cesar (violão, guitarra e voz)  | Santa Maria

Guitarrista e compositor, Vitor Cesar participou de diversos projetos musicais no Centro do RS. Gravou e fez show com o Inseto Social e é um dos fundadores da Kingsize, grupo de blues que é destaque na cena santa-mariense. Apreciador da escola do rock feito nos anos 1960/ 70, seu estilo busca influência nos guitarristas clássicos do gênero.

Márcio Grings (harmônica e letras) | Santa Maria

Escritor, compositor e produtor cultural, Márcio Grings publicou dez livros e é criador do selo literário Memorabilia, onde editou vários autores. Como gaitista, gravou três álbuns independentes com a Red House. Atualmente, protagoniza o Quanto o Som Bate no Peito (c/ Romero Carvalho), podcast homônimo ao seu livro lançado em 2021. 

| Contato para shows: (55) 99152-4535 | Siga os Graxelos nas redes Facebook | Instagram | Site |

Os Graxelos no Estúdio Cegonha. Foto: Luciano Albo


Comentários