Review: "Primogênito", de Luis Armando Guedes

Divulgação LAG
| Por Gustavo Telles |

Mesmo 11 anos depois, é uma alegria falar de um amigo tão querido e de seu álbum de estreia. Conheci Luis Armando Guedes no primeiro dia da pré-escola, minutos antes de sabermos que seríamos colegas de aula. Já se vão quase 40 anos! É claro que, naquele momento, não imaginaria que estava ganhando um irmão, um grande amigo sempre presente, um parceiro de trajetória musical e de vida. 

Começamos a tocar juntos e formamos nossa primeira banda em 1993. Por levar a música muito a sério e se puxar nos estudos, em pouco tempo o Luis começou a dar aula de baixo, violão e guitarra. Anos mais tarde, ele seria um dos mais populares professores de música de Vacaria, nossa cidade Natal, situada nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, na divisa com Lages, Santa Catarina.

Embora o baixo seja seu instrumento de origem, Luis encontrou seu caminho com o violão, instrumento com o qual decidiu mergulhar no vasto universo da música brasileira, com atenção especial voltada ao samba. Em várias ocasiões, vi pessoas se surpreenderem com seu talento como compositor de samba. E não é pra menos. Ele realmente manja de harmonia, é excelente melodista, cantor e suas letras priorizam narrativas, ele é um contador de histórias!

Tenho a sorte de estar junto em seus projetos musicais, seja na produção executiva, seja auxiliando na logística, estratégia e articulação. Posso afirmar sem medo de errar: é uma alegria estar nos bastidores, ajudando meu amigo a desenvolver e gravar suas músicas e álbuns.

Primogênito

Lançado em CD no fim de 2011, "Primogênito" é o álbum de estreia de Luis Armando Guedes. Com 11 faixas, evidencia sua apurada sensibilidade em composições como “Samba de vida ou morte”, “Da boca pra fora”, “Os vermes do Machado” e “Procura-se um músico”, entre outras. O álbum foi gravado por Vicente Guedes no Estúdio IAPI, em Porto Alegre/RS. A produção executiva é minha e do Luis. Ainda fiz algumas vozes e conduzi a produção artística do álbum. Thomas Dreher fez a mixagem e a masterização. Danilo Christidis fez a foto da contracapa. Já Beto Santos é o responsável pelo design gráfico e ilustração. A produção musical é assinada por Mauricio Nader.

E o time de músicos é de primeira:

Diego Silveira (bateria), Marcelinho Silva (percussão), Everton Velasques (baixo), Leonardo Boff (teclados e arranjos de cordas), Alemão Chaves (cavaquinho), Júlio Rizzo (trombone), Andreia Cavalheiro (vocal), Gabriela Vilanova (viola), Cristiano Marques Pereira (violino), Hubertu Gastal Meyer (violino), Philip Gastal Meyer (violoncelo), Aninha Freire (contrabaixo),  Mateus Mapa (flauta), Maurício Nader (percussão e vocal), e o próprio Luis Armando Guedes (violão e vocal).

Passados 11 anos desde seu lançamento, o álbum agora está disponível nas plataformas digitais. A beleza, a criatividade e a  profundidade contidas nestas canções podem ser facilmente apreciadas, bastam alguns minutos de audição e atenção. Boa viagem!

Ouça "Primogênito"

Comentários