Março de 2023: The Black Crowes volta à América do Sul após quase 30 anos

The Black Crowes e sua atual formação. Foto: Wes Orshoski
| Por Márcio Grings |

Após 27 anos, em passagem pelo Hollywood Rock (Estádio do Morumbi, São Paulo, 20 de janeiro de 1996), o grupo norte-americano The Black Crowes retorna ao Brasil (em show único) e à América do Sul. Os ingressos para os shows no Chile, São Paulo e Buenos Aires já estão à venda. Na capital paulista o evento será realizado no Espaço Unimed. Compre seu ticket AQUI. A atual turnê — interrompida no início de 2020 pela pandemia de Covid-19 — celebra o aniversário do álbum de maior sucesso da banda — "Shake Your Money Maker" (1990). O show apresenta esse trabalho na íntegra, faixa a faixa, amarrado na parte final do espetáculo por clássicos da trajetória do Corvaiêdo, além de algumas releituras de banda que os inspiraram. 

Formada pelo irmãos Chris (56) e Rich Robinson (53), os Black Crowes lançaram oito álbuns de estúdio e quatro ao vivo, vendendo milhões de discos. Já tocaram pelos quatro cantos do mundo; tiveram o lendário guitarrista Jimmy Page como membro honorário; foram expulsos de uma turnê com o ZZ Top por insultar o patrocinador; entre outros feitos e peraltices. 

O tour Shake Your Money Maker traz à tona o espírito dos anos 1970 (principal influência da banda que bebe na fonte de grupos como Humble Pie, Faces etc). O álbum lançado em 1990 (até hoje o mais vendido dos Corvos), afrontou os modismos daquele período e traz rocks encardidos como "Jealous Again", "Twice As Hard", além da balada "She Talks To Angels" e de um cover emblemático de "Hard to Handle" (Otis Redding). Afora Chris Robinson (vocal) e Rich Robinson (violão, guitarra e voz de apoio), está na atual formação Sven Pipien (baixo e voz de apoio), músico alemão que gravou nove álbuns com os Crowes. 

A atual banda de estrada — que tocou até novembro de 2022 — contava com Isaiah Mitchell (guitarra e voz de apoio), Joel Robinow  (teclados e voz de apoio), Erik Deutsch (teclados) e Brian Griffin (bateria e percussão). A surpresa no time foi a presença de Charlie Starr (guitarra e voz de apoio), líder do Blackberry Smoke, que excursionou com os Robinson nos últimos meses.

Abaixo, confira o Black Crowes em apresentação deste ano (1.5.2022) | Empire Polo Club | Indio, Cal.

Comentários