Scaphonix, rock progressivo com gema jurássica

Os Sleifer: Ícaro e Edgar, integrantes da Scaphonix. Foto: Fabiano Dallmeyer 

Por Márcio Grings

O Scaphonix fisheri faz parte do grupo dos ricossauros, um animal pré-histórico que habitou o planeta a milhões de anos. Já o Scaphonix — como grupo musical — nasceu em 2008, inspirado não apenas no fóssil encontrado na região de Santa Maria, mas também em gigantes do rock progressivo mundial, bandas como King Crinsom e Gentle Giant. A primeira amostra do futuro álbum de estreia da banda santa-mariense é promissora, pois com quase 13 minutos, “Scaphonix Sleiferi”, irá agradar em cheio os fãs de rock progressivo. 

A formação sa Scaphonix nesta gravação conta com Edgar Sleifer (guitarra, violão, flauta transversal, trilha eletroacústica e voz), Ícaro Sleifer (guitarra e baixo), ) Fabiano Ribeiro (guitarra), Fernando Peruzzo (teclados) e Rafael Bisogno (bateria), além dos convidados  — Danilo Xisto (trompete) e Leozinho Oliveira (sax tenor).    

Edgar Sleifer, líder do grupo, que por muitos anos foi uma das cabeças pensantes da Poços & Nuvens, parece não ter pressa. “Scaphonix Sleiferi”, por exemplo, está sendo gravada e arranjada há mais de 10 anos: 

 — “Muitos dos arranjos originais foram utilizados, outros sofreram modificações, pois músicos saíram e outros entraram”, disse Edgar ao Memorabilia. 

O vídeo de “Scaphonix Sleiferi” utiliza como pano de fundo obras do artista plástico Geraldo Severo. As Imagens foram captadas por Breno Surreaux, com fotos de Sílvio Kaufmann e edição de Eduardo Púa. O álbum de estreia da Scaphonix deve sair ainda no segundo semestre de 2022. A primeira amostra é promissora. 

Comentários