Lançamentos Memorabilia: Paisagem Marinha, de Vitor Biasoli

Foto: Márcio Grings

Por Márcio Grings

Vitor Biasoli nasceu em Pelotas, em 1955. Formou-se em História (UFRGS), em Porto Alegre, fez mestrado em Letras (PUCRS) e doutorado em História Social (USP). Lecionou em escolas do Ensino Fundamental e Médio até ingressar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Publicou livros acadêmicos e literários, entre eles: “Jorge encontra Lilian” (1998), “Calibre 22” (1999), “Uísque Sem Gelo” (2007) e “O Fundo Escuro da Hora” (2018).

Veja entrevista de Vitor Biasoli ao Diário de Santa Maria

“Paisagem Marinha”, disponível para venda no site da Memorabilia Store, que teve lançamento virtual em março, já está disponível nas bancas da Feira do Livro de Santa Maria. A obra revela um poeta maiúsculo, detentor de uma rara mobilidade, que materializa imagens em ‘chiaroscuro’, produz aquarelas repletas de contrastes tonais. A paisagem marinha é seu pano de fundo, moldura onde o poeta desenha seus efeitos dramáticos. A edição da Memorabilia Store conta com ilustrações de domínio público feitas por artistas do Século XIX (creditados na ficha técnica), assim como o livro reproduz o acabamento clássico de um livro de poesia, com espaços vazios e cortinas estratégicas para situar o leitor.


"O livro está organizado em torno do poema com o mesmo nome e que se refere a uma reconciliação, uma reconfiguração da vida familiar, da relação com pai e mãe. A partir daí, acredito que essa paisagem, esse cenário, organizam todos os demais poemas do livro em suas respectivas divisões"
, disse Biasoli ao repórter Rodrigo Ricordi do DSM. Já o colunista de Zero Hora, o também escritor Luís Augusto Ficher, escreveu na sua coluna do jornal: "Com um jeito Neruda de ser, traz um tanto daquela voz declarativa, de vez em quando solene, que investe nas imagens e associações abruptas entre objeto e suleito".   

Veja vídeo com trechos da entrevista de Vitor Biasoli ao Diário de Santa Maria.
 

Comentários