Cassiano Cassanta "Country Boy" — Live Streaming, quarta-feira (2)

Divulgação

Cassiano Cassanta é um dos talentosos músicos surgidos nos últimos anos em Santa Maria/RS. E direto dessa terra aparentemente esquecida pelo criador, nosso country boy vem realizando alguns feitos interessantes — ele e seu violão (outras vezes com a guitarra). Já gravou álbuns independentes, formou bandas e alavancou diversos projetos. Atualmente, é uma das vozes e homem das seis cordas na The Pie Country Band (ouça o EP AQUI), e integrante da Harvest Moon, grupo que  há quase uma década se dedica a revisitação da obra de Neil Young, além de especiais dedicados a eventos e artistas envolvidos com o cenário do rock dos anos 1960/70. Como artista solo, durante esse período de pandemia, Cassanta vem fazendo suas lives — muitas vezes a apresentar um repertório fora da curva convencional, além de aos poucos nos revelar suas composições próprias.  

Arte: Lucas Cassanta
O músico fará nesta quarta-feira (2), às 19h, o Live Streaming "Country Boy", ação aprovada no edital “Viva Cultura 2020”, projeto da Prefeitura Municipal de Santa Maria. O material será disparado pelos seus canais no Facebook e Instagram, mesmas plataformas ao qual vem publicando divulgações. 

Entre o repertório ofertado no setlist, invariavelmente as temáticas exploradas não se detém  necessariamente ao espectro da música country. No entanto — o espírito da música caipira estadunidense é constantemente invocado nas suas apresentações virtuais. Mas como fugir do rock and roll? A energia do gênero também contamina a atuação solo do músico — lá estão a atitude, os hits, a postura de confronto, os riffs desenhados como perfeito clichê a ilustrar a figura do guitar man. Dentre as gemas que promovem essa combustão está a versão de “One Horse Town”, uma das pérolas do Blackberry Smoke. Mas Cassiano assume devoção plena ao criador do cosmic country, Gram Parsons   espécie de guia espiritual de sua trajetória individual. Com a Pie Country Band já fez até um especial dedicado ao integrante d'The Byrds, um dos responsáveis pelo gênese do comeback special do country às fileiras do rock and roll no final dos anos 1960. 

Divulgação
Na forma de tocar do violonista/guitarrista também percebe-se digitais do fraseado blues, empréstimos de inevitáveis ramificações do gênero pela música pop. Mas toda essa percepção e ancestralidade é deflagrada nas particulares criações de Cassiano Cassanta, nas músicas que compôs — "É incrível, mas de uma forma estranhamente natural, acabei me transformando no objeto das canções que ouvi e absorvi nos últimos anos", disse em uma de suas postagens de divulgação. Entre as peças criadas, destacamos “There’s Goes This Man”, canção que relata exatamente uma sensação de apropriação à temáticas recorrentes na música country — lá estão a solidão, a bebida e o violão como inseparável companheiro desse cavaleiro solitário alocado por descuido no Centro do RS.  

Ouça a versão demo de “There’s Goes This Man”.
#

Comentários