LIVE STREAMINGS irão abordar a cultura dos discos de vinil

Reproduçao YouTube


Você se lembra da frase/slogan impressa na contracapa de alguns LPs na década de 1970? – “Disco é cultura” — essa foi uma das inspirações na proposição de elencar a cultura dos discos de vinil como atividade que toma nossas vidas com conteúdo musical e arte. Há 35 anos estou arraigado ao universo dos discos de vinil. Como colecionador de LPs desde 1984, com histórico de passagens por lojas de discos — atendente da Bobbysom 1988/1989 e 1992 (extinta loja de discos/cassetes/CDS situada no Calçadão de Santa Maria -RS) e gerente da mesma entre 1993/94/95; minha história não poderia ser contada sem essa passagem pelo Bobby. Foi minha principal escola — ambiente ao qual estive imerso em diversos gêneros musicais, entre eles, o jazz e a música erudita. 


Adiante, também atuei como atendente/comprador na Oficina Rock — 2000/2004; e como sócio proprietário da Disco Voador 2013/2014 (loja de LPs que continua em atividade). Além disso, ainda conectado à musica e ao rock and roll, apresentei programas na Radio Medianeira (1994/95/96), Pop Rock (2000/01/02) e Itapema FM (2006 até 2013), ao qual também fui Coordenador de Programação.      

Foto: Jean Pimentel 


Dentro dessas atividades coligadas ao universo musical, enviei e aprovei projetos para dois editais — VIVA CULTURA 2020, proposto pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, e FAC DIGITAL 2020, edital  proposto pela parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac) e a Universidade Feevale. Os dois projetos ainda não tem datas agendadas, com expectativa de realização nos próximos meses de agosto e setembro.    

Em “VINIL – DISCO É CULTURA”, projeto aprovado no edital  VIVA CULTURA 2020, proponho não apenas uma imersão pelo universo musical como foco nos LPs. O live streaming invoca um resgate histórico de como surgiram os primeiros long-plays; fala de cuidados e da manutenção de discos de vinil; oferece dicas sobre restauração de capas; aponta os grandes vilões da conservação dos acetatos; como também elenca os cuidados básicos para que LPs ampliem a vida útil. E ainda teremos breves reviews de itens fundamentais para iniciar sua discoteca; indicanco caminhos (virtuais/físicos) onde colecionadores e amantes do vinil podem encontrar discos em Santa Maria e fora daqui. Tudo será gravado aqui em casa, utilizando meu próprio acervo, farei ainda demonstrações (test-drive) da performance de músicas/álbuns (Streaming/MP3/CDs/LPs). Olhando para o cenário local, também relerei vários momentos do rock santa-mariense, relembrando os últimos LPs lançados por aqui, além de promover um resgate de álbuns clássicos que fizeram parte da nossa história. 

Já em UM PAPO SOBRE LPs & BIOGRAFIAS MUSICAIS, projeto aprovado no edital FAC DIGITAL 2020, além dos semelhantes aspectos abordados no projeto anterior, falaremos de música numa abrangência estadual e nacional, com o bate-papo propondo visões sobre o mercado das biografias musicais, falando da expansão do gênero aqui no país, além de oferecer dicas sobre boas biografias e livros que abordam a temática musical.       

Os programas serão transmistidos via Canal Memorabilia no YouTube, com veiculação também no Facebook do Memorabilia. Mais detalhes em breve. 

Confira a edição "Comes A Time"  do programa Review Memorabilia.

Comentários