Confira o novo single/videoclipe do Hard Blues Trio

Capa do CD de estreia do HBT. Foto: Zé Carlos de Andrae
#
Por Márcio Grings

Muitas vezes lamentamos a ausência da poesia na música do nosso tempo. Parece que tudo se esvaiu, vejo a se dissipar a mágica que inspirou centenas de canções ao qual não cansamos de amar. É como se tudo perdesse seu encanto. Fácil concluir que daqui para frente teremos  poucas chances de reprisar, prorrogar ou estender esse legado. Final dos tempos. Mas nem só de poesia se faz a música...

Foto: Zé Carlos de Andrade

#
"Pé na Estrada", álbum de estreia da Hard Blues Trio foi lançado em 2017. Antes tarde do que nunca - só agora no final de 2019, finalmente o play caiu na minha teia. Formado por Dani Ela (baixo e voz), Juliano Rosa (guitarra e voz) e Alexandre Becker (bateria), o CD de estreia do grupo ainda conta com participações dos sempre requisitados Luciano Leães e Diego Dias (teclados), além de Gonzalo Araya (harmônica). No último sábado (30), no Gravador Pub, capital gaúcha, o grupo lançou seu novo single - "Vento e Chuvarada" (confira no final dessa postagem). 

HBT. Foto: Zé Carlos de Andrade
#
Ao ouvir o trabalho, o recado assoprado pelo trio nos adverte que quando há ausência de uma tradição poética, faça ligação direta com a voz das ruas. Assim, muitas vezes ainda poderemos ouvir o clique do dedo na tomada, estalo que faz acender aquela tão esperada luz no fim do túnel. Nunca esqueça o aviso do punk - a voz das ruas! É o caso da faixa título desse première do HBT, libelo que manifesta as dificuldades de um artista para sobreviver de arte por aqui, principalmente nos dias de hoje: "Vou botar meu pé na estrada / Vou deitar o cabelo". Algo pode soar tão batido e ao mesmo tempo tão certeiro? O ouvinte canta a letra instantaneamente. Quem nunca utilizou expressões como essa no dia a dia? "vou deitar o cabelo". Lembrei-me de Tom Jobim - "A única saída para o Brasil é o aeroporto", como sabiamente nos alertou. A letra segue: "A vida anda dura (...) O jogo foi todo armado / Não quero aceitar / O que passa na TV é sujeira / (...) Tudo é maquiado pra enganar (...) Vou fugir daqui". Gosto de artistas que não se furtam de hastear a bandeira de protesto, isso novamente tornou-se enssencial no país. "Pé na Estrada" é a contribuição ativista do Hard Blues Trio. Ouça o álbum completo AQUI 

Foto: Zé Carlos de Andrade
#
Para quem gosta do lado 'hard', entre os destaques ouça "Correndo Com o Diabo", inspirada na mais propagada das lendas do blues, o suposto pacto de Robert Johnson com o lado oculto da força, além da instrumental "Dani's Groove". O blues emerge em "Growin' Up" (com participação de Diego Dias) e na arrasa-quarteirão "Depois das Montanhas", com destaque para o engana-bobo maquinado na letra. No pseudo-rockabilly "Watch Your Step", com vocal de Juliano, as teclas de Luciano Leães fixam residência no piano de New Orleans.   

Foto: Zé Carlos de Andrade
Nas acústicas "Cadeiras Vazias" e "Véio Bruno" as vozes de Juliano e Dani se unem a harmônica de Gonzalo Araya, um desfeixo que evoca o blues rural que sobrevive incólume em nossos corações. Nada mais poético e mais blues do que um epílogo desses.

Abaixo confira o novo single/videoclipe do Hard Blues Trio. "Vento e Chuvarada" traz o clima 'vaughaniano' do blues rock. Quer coisa mais gaúcha do que a expressão 'chuvarada'? Novamente o papo é ir embora, partir para outro lugar. O espírito de "Pé na Estrada" segue vingando no HBT. Que eles nos forneçam o abrigo para mais um pé-d'água dos diabos, essa brabeza que toma conta dos nossos dias. Shelter from the storm, baby! 
        

Comentários

  1. Obrigada, Márcio, pelas belíssimas palavras e colocações sobre o nosso trabalho. Esperamos que tu tenhas gostado de ouvir as canções e que tenha o inspirado de alguma maneira. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário