Poços & Nuvens - Plataforma 85, 27 de Setembro de 2019

Foto: Márcio Grings
Review + Fotos Márcio Grings

Em sua terceira apresentação no ano, a Poços & Nuvens sai do um casulo voluntário para retornar ao palco do Plataforma 85, e assim nos revelar sua atual falupa estético-sonora. O repertório mescla várias temas importantes da história da Poços, repassando mais de 30 anos de história no rock progressivo autoral/cantado em portugûes, e muitas vezes com acentuado sotaque sulista/regional grifado nas letras.  

Foto: Márcio Grings
Na nova formação que se estabiliza, além de Gérson Werlang (voz, guitarra, bandolim e percussão), conta com Vinícius Brum (baixo e voz de apoio), Fernando Perusso (teclado), Vivian Reis (violiono e voz de apoio) e Pablo Castro (bateria). Nesse segundo show do quinteto que assisto em 2019 - o anterior foi em Julho, no Rock and Blues Food Station - talvez pelas características do pub, e até mesmo pelo corrente entrosamento do grupo, certamente pude presenciar a melhor apresentação nesse retorno aos palcos. A volta da Poços está demarcada pela apresentação que ocorreu em outubro do ano passado, no Planetário da UFSM, captação que irá gerar seu segundo DVD, com previsão de lançamento adiada para 2020. 

Entre os destaques da noite, "Memórias do Tempo", extraída do primeiro disco solo de Werlang, "Último Tango em Plutão" e "Transilvana", do segundo CD de Gérson, além da música que batiza esse trabalho "Sistema Solar", com as vozes de Gérson e Vinicius soando amarradas no refrão e harmonizações. É necessário ainda mencionar cartas antigas no repertório do grupo - "Vindima & Ventania", "Balada Outonal" e "Sagração do Outono", temas que soam com o frescor da atemporalidade, qualidade fundamental para a sobrevivência de uma banda e das boas composições.
  
Outro destaque está na participação de Fernando Perusso, muito a vontade nas ambiências e climáticas do show, reforçando o desenho progressivo que enquadra a sonoridade da Poços & Nuvens. 

2020 promete, além do DVD em registro histórico no Planetário, o grupo já ensaio novo repertório que deve compor o futuro 3º álbum de inéditas da banda. Quem viver verá!    

Setlist

Vindima & Ventania
Netuno
Vênus
Memórias do Tempo
Balada outonal
Sagração do Outono
Último Tango em Plutão
Todas as Estações
Anéis de Saturno
Transilvana
Sistema Solar

Bis

Passeio na Serra


Foto: Márcio Grings


Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings
Foto: Márcio Grings

Comentários

Postagens mais visitadas