Santa Maria Vídeo e Cinema: Inscrições para mostras competitivas estão abertas até 13 de setembro


Por Ana Bittencourt

Atenção amantes do audiovisual de todo o Brasil! Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Este ano, as atividades da 13ª edição do SMVC tem como tema "Cinema para todas", propondo uma reflexão - necessária - sobre o protagonismo das mulheres no audiovisual.

Desde a primeira edição do SMVC, promovida em 2002, o batalha pela democratização do acesso do público ao cinema, pela difusão e debate sobre o audiovisual no país. Outra conquista importante do Santa Maria Vídeo e Cinema é ter consolidado Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, como uma cidade-polo audiovisual reconhecida no Brasil e na América Latina.

O 13º SMVC acontece de 29 de outubro a 03 de novembro de 2019. O regulamento completo e as inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do 13º SMVC até 13 de setembro, nas seguintes mostras:

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

Serão aceitas obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2018, com até 25 minutos de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção.

Poderão participar realizadores e realizadoras com nacionalidade brasileira ou com naturalização no país há mais de dois anos, em situação legal, com quantos trabalhos desejarem, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. Os trabalhos inscritos só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.

As produções selecionadas na Mostra Competitiva Nacional concorrem ao Troféu Vento Norte, nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som e Menções honrosas, quando houver.

Troféu Vento Norte, inspirado na obra da artista plástica Ana Norogrando (Foto: Divulgação/SMVC)


MOSTRA COMPETITIVA DE SANTA MARIA E REGIÃO

Para a Mostra Competitiva de Santa Maria e Região serão aceitas obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2018, com até 25 minutos de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção.

Poderão participar obras de realizadores e realizadoras residentes em Santa Maria e Região, sendo Região definida aqui como cidades com até 70 km de distância de Santa Maria, com nacionalidade brasileira ou com naturalização no país há mais de dois anos, em situação legal, com quantos trabalhos desejarem, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. Os trabalhos inscritos só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.

As produções selecionadas na Mostra Competitiva de Santa Maria e Região concorrem ao Troféu Vento Norte, nas seguintes categorias: Melhor Curta de Santa Maria, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original,  Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som, Menções honrosas, quando houver.

Vencedores do 12º SMVC, realizado em novembro de 2018 (Foto: Divulgação/SMVC)

O 13º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Conteúdo, em parceria com entidades locais. Curta a fanpage no Facebook. 




Comentários