Santa Maria realiza Conferência Municipal de Cultura 2019


Por Ana Bittencourt*

A Conferência Municipal de Cultura 2019 começa nesta quarta-feira (28), em Santa Maria. Estão previstas diversas atividades no Salão Azul da Universidade Franciscana (UFN), localizado na Rua dos Andradas nº 1614, Conjunto I, Prédio 2. São painéis, palestras e oficinas para a troca de experiências e o debate sobre cultura.

Até sexta-feira (30), ocorrem duas importantes agendas. A primeira delas é discussão e votação de moções de orientação ao Conselho Municipal de Política Cultural. A outra é a eleição, por meio do voto, para eleger os representantes do conselho.

Outra atividade importante é a terceira etapa de interiorização promovida pela Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC). O objetivo é descentralizar as ações da secretaria, promover capacitações e apresentar para população gaúcha o plano de cultura que contempla a proposta de alterações no Sistema Pró-cultura RS.

Para isso, a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, estará em Santa Maria nesta quarta-feira para atender a imprensa e participar da abertura oficial da Conferência Municipal de Cultura, realizada na UFN, às 18h30min. Confira a programação completa com destaque para dois workshops:


DIA 29 DE AGOSTO
14h - Workshop “Produção de Conteúdos para Mídias Sociais”, com Eduardo Wannmacher, Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual – PUC/RS.

DIA 30 DE AGOSTO
14h - Workshop “Elaboração e Planejamento de Projetos Culturais de Impacto”, com Alexandre Vargas, artista de teatro, empreendedor cultural, pesquisador e coordenador de empreendedorismo e inovação da PUC/RS, no programa do Governo do Estado, da Secretaria da Cultura, RS Criativo.

ELEIÇÕES PARA O CONSELHO

O Conselho é formado por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 16 membros indicados pelos Poder Público e 20 representantes da sociedade civil eleitos democraticamente pelo voto.

A votação ocorrerá das 9h às 16h30min, na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Rua Venâncio Aires, nº 1.934, no prédio da SUCV); e das 18h às 21h, no Salão Azul da Universidade Franciscana – UFN (Rua dos Andradas, nº 1.614, Conjunto I, Prédio 2). Podem votar maiores de 16 anos portadores de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão de instância colegiada permanente, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, integrante da estrutura básica da Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer. Sua composição é relativa e equilibrada entre Poder Público e Sociedade Civil, e se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.

SERVIÇO:

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SANTA MARIA/2019
Dias 28, 29 e 30 de agosto
Local: Salão Azul da Universidade Franciscana, localizada na Rua dos Andradas, nº 1614, Conjunto I, Prédio 2

VOTAÇÃO PARA O CONSELHO (dias 28 e 29 de agosto)
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Rua Venâncio Aires nº 1934, 2º Andar
Das 9h às 16h30min

Universidade Franciscana (UFN) -  Salão Azul
Rua dos Andradas nº 1614, Conjunto I, Prédio 2
Das 18h às 21h
Quem pode votar: Maiores de dezesseis anos portadores de Cadastro de Pessoa Física (CPF).
* Com informações da Superintendência de Comunicação da PMSM

Comentários