Santa Maria recebe espetáculo sobre violência contra a mulher
(Foto: Raquel Basso/Divulgação) |
Por Ana Bittencourt *
A Ânima Companhia de Dança apresenta no dia 18 de junho, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, "Acuados". O espetáculo busca ressaltar, denunciar e sensibilizar diferentes públicos para a questão da violência contra a mulher, especialmente no âmbito doméstico, e os desdobramentos gerados na família e nas relações sociais dos envolvidos. O espetáculo tem entrada franca.
Com direção geral e coreografia de Eva Schul, "Acuados" foi criado para celebrar os 25 anos da Companhia e homenagear os 10 anos da Lei Maria da Penha. É um trabalho artístico que busca contribuir para ações de prevenção, ao disseminar maneiras de combate e enfrentamento às ações de feminicídio.
"Queremos retratar o nível de submissão envolvido nas relações violentas, que leva a quebra da personalidade, e da autoestima dos indivíduos. Personagens se confundem na busca de sensações de inferioridade, e os reflexos destas sensações nos movimentos de uma dança, que propõe que o público acompanhe e sensibilize-se ao vislumbrar, poética e esteticamente, o que não passa de dor e injustiça", explica a coreógrafa.
(Foto: Raquel Basso/Divulgação) |
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade das vítimas são assassinadas pelo marido ou namorado. Pelo menos uma em cada três mulheres apanham, são violentadas ou forçadas a manter relações sexuais em algum momento de sua vida. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos.
A programação da companhia prevê três oficinas gratuitas. Confira o serviço abaixo.
SERVIÇO
Santa Maria
Acuados - Ânima Companhia de Dança apresenta:
Oficinas
Quando: 17 de junho | Segunda-feira
15h: Oficina de Improvisação e Dança com Eva Schul
Local: Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, 66 - Centro)
Atividade gratuita
Inscrição por ordem de chegada
17h: Oficina de Contempurbano com Driko Oliveira
Local: Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, 66 - Centro)
Atividade gratuita
Inscrição por ordem de chegada
19h: Oficina de Produção Cultural
Local: Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, 66 - Centro)
Atividade gratuita
Inscrição por ordem de chegada
Espetáculo
Quando: 18 de junho | Terça-feira | 20h
Onde: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n - Centro)
Entrada gratuita
FICHA TÉCNICA
Direção geral e coreográfica: Eva Schul | Ensaiadora: Viviane Lencina | Intérpretes Criadores: Driko Oliveira, Bianca Dias Weber, Emily Chagas, Everton Nunes, Fernanda Santos, Jackson Conceição Produção: Luka Ibarra e Ana Paula Reis/Lucida Desenvolvimento Cultural | Iluminação: Guto Greca | Trilha Sonora Pesquisada: Leonardo Dias | Figurinos: Luciane Soares | Cenografia: Rodrigo Shalako Fotografia: Raquel Basso
As atividades têm financiamento do Pró-Cultura RS - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado, e apoio do Sesc Santa Maria.
* Com informações de Projeção Cultural e Assessoria de Imprensa (Roberta Amaral/Jornalista)
Comentários
Postar um comentário