Disco mais vendido do rock argentino é relançado em vinil duplo



Por Ana Bittencourt

A Warner Music da Argentina acaba de relançar um dos discos mais cultuados (e vendidos) no país. "El amor después del amor", do rosarino Fito Paez, foi reeditado e chegou às lojas na última quinta-feira (13). Trata-se de uma edição dupla, em vinil, do sétimo álbum lançado pelo músico.

A versão original de "El amor después de la amor" chegou às lojas em 1992, em cd e fita cassete, e permanece, até hoje, o disco mais vendido na Argentina. Algo em torno de 1,5 milhão de cópias.

Em 1º de junho, El amor después de la amor comemorou 27 anos de lançamento. As canções do vinil duplo estão distribuídas da seguinte forma:

Disco 1
Lado A: El amor después del amor, Dos días en la vida, La Verónica . Tráfico por Katmandú
Lado B: Pétalo de sal, Sasha,Sissí y el círculo de baba, Un vestido y un amo. y Tumbas de la gloria

Disco 2 
Lado A: La rueda mágica, Creo, Detrás del muro de los lamentos
Lado B: La balada de Donna Helena, Brillante sobre el mic y A rodar mi vida


Compilação de fotos do encarte original, lançado em 1992. 

O disco é considerado uma obra-prima na música argentina e contou com a participação de músicos de peso como Charly Garcia, Luis Alberto Spinetta, Andrés Calamaro e Mercedes Sosa. Foi gravado em diferentes fases e cidades. Começou em Buenos Aires e terminou nos estúdios Abbey Road, em Londres.

El amor después de la amor integra meu acervo pessoal (Foto: Arquivo)

Com El amor, Fito Paez se tornou um gigante do rock argentino e uma das vozes mais importantes da cultura no país. O disco não tem versão brasileira e não há grandes expectativas que esse lançamento duplo em vinil chegue às lojas brasileiras. Infelizmente.

O disco mereceu uma turnê em comemoração aos 20 anos de lançamento. Porto Alegre foi uma das cidades brasileiras a receber o show. Depois disso, o argentino esteve na capital gaúcha em dezembro de 2018, desta vez com a turnê do disco "La ciudad liberada".

Abaixo, uma das minhas favoritas do disco: "Detras del muro de los lamentos", com a grande Mercedes Sosa.


Comentários