"The Weight" (The Band) by Le Duc

Le Duc. Foto: Pablito Diego (Há Cena)
Por Márcio Grings

A Led Duc estreou no último dia 2 de maio, no melhor dos palcos locais, o Plataforma 85 (Gare da Estação Férrea, anexo ao Mercado Público). E mesmo que estejamos falando de uma estreia, não significa que a legenda citada nesta postagem seja novata na cena local. E na mesma via, também não se engane em imaginar que essa rapaziada pensa em revisitar temas da atual e insossa geografia do pop/rock. Na verdade, as apostas da Le Duc, lançam seus dados na velha e boa conjunção das décadas de 1960/70. Harmonias vocais, um repertório que passeia pelo folk, country e no bom rock que parece ter abandonado as rádios e paradas de sucesso.

Com esse olhar no passado, mas um passo a frente da maioria das bandas que dispõe seu carteado no jogo viciado da mesmice de um repertório sem surpresas, no setlist da Le Duc, canções óbvias (e nem tão óbvias) de Eric Clapton, Bob Dylan, The Who, CSNY, Grateful Dead, Beatles, Dolly Parton, entre outros. Há também desvios pelas curvas de highways conhecidas do grande público, como "Wicked Game" de Chris Isaak, e a divertida versão caipira de "Dancing in the Dark" de Bruce Springsteen. Na formação - Pedro Filho (voz, violão e teclado), Vitor Cesar (voz, violão e guitarra), Vinicius Brum (voz e baixo) e Xibo (bateria). Para os próximos meses, a Le Duc já prepara material autoral, peças que dialogam fortemente com as referências do ideário musical do grupo.

Ah, em tempo... Le Duc é uma referência a rua onde a banda nasceu e ensaia - Duque de Caxias. Veja uma palinha do trabalho do quarteto na releitura de "The Weight", clássico d'The Band. Captação Pablito Diego (Há Cena).
 

Comentários