Vai começar o Memorabilia Blues no Plataforma 85

Divulgação MB. Arte: Há Cena Cultural 
Por Márcio Grings

Utilizando como estandarte o bordão - o blues está de volta a Santa Maria - o Memorabilia Blues no Plataforma 85 tem seu pontapé inicial na próxima quinta-feira (28), às 21h (abertura do pub), na nova casa de espetáculos da cidade. Em parceira com o Clube do Blues (Porto Alegre - RS), no première desta quinta, em destaque um dos grandes nomes do blues tipo-exportação feito no Brasil, o pianista Luciano Leães, com show de encerramento do quarteto santa-mariense Kingize Blues, grupo montado com veteranos músicos da cena local.

A agenda 2019/inaugural do evento está repleta de atrações do blues/soul nacional e internacional. Confira:

L. Leães. Foto: divulgação
Março, 12 – Willie Walker (USA); Abril, 18 – Whitney Shay (USA); Maio, 25 – Tom Worrell (USA); Junho, 22 – Luciano Leães & The Big Chiefs (Porto Alegre); Julho, 27 – Anthony ‘Big A’ Sherrod (USA); Agosto, 10 – Luana Pacheco (Porto Alegre); Setembro, 13 - Gonzalo Araya (Chile) + Just Blues (Lajeado); Outubro, 5 – Oly Jr (Porto Alegre); Novembro, 30 – Lil' Jimmy Reed (USA) e Dezembro, 15 – Kingsize Blues (Santa Maria).  


O Memorabilia Blues no Plataforma 85 é apresentado por Ortsac, Brita Pinhal e KL Seguros. Patrocínio Uglione, Neo Autoposto e Ortcons. Cerveja Oficial Santa Madre Cervejaria. Apoio Cabeça Arte. Comunicação e cobertura fotográfica Há Cena Cultural. Realização Plataforma 85 e Grings - Tours, Produções e Eventos.  

O piano/show de Luciano Leães tem previsão de início para às 22h. Aqui no Brasil, Luciano Leães é um dos músicos mais celebrados na atual geração que atua na paleta do blues. Depois da estreia autoral com o elogiado álbum “Power of Love” (2015), quando foi laureado pela segunda vez com o Prêmio Açorianos, o músico porto-alegretense trabalha agora no lançamento de “Song for JB”, single resultante da gravação ao vivo em show realizado ao lado da Orquestra Unisinos Anchieta. Regida pelo maestro Evandro Matté, o tema teve arranjo de Alexandre Ostrovski Junior.

L. Leães. Foto: divulgação
A música ganhou première na rádio norte-americana WWOZ, uma das mais renomadas do gênero, e também foi lançada num minitour pelo sul dos Estados Unidos, em dezembro de 2018, com destaque para duas apresentações no Maple Leaf, em Nova Orleans, uma das Mecas estadunidenses do blues, R&B e jazz: “Luciano nocauteou o público com sua musicalidade. Quando ele toca, há uma mistura de paixão, energia, talento, charme e humor. Ao reler as canções de seus ídolos, não se esquece de também imprimir uma digital própria nessas performances. Vê-lo ao vivo é impressionante, toca fácil e sabe encantar o público”, declarou Fred Kasten, brodcaster em programas de rádio em Nova Orleans, além de ser uma das maiores autoridades locais em jazz. 

Ainda sobre o lançamento do novo single, há um detalhe interessante em "Song for JB". O tema de "Power of Love", regravado em versão ao vivo com Orquestra, por uma feliz coincidência foi lançado nos Estados Unidos no Maple Leaf, mesmo tablado em que o homenageado do tema, o músico James Booker, se apresentou poucos dias antes de morrer. Luciano Leães esteve por lá para participar do Booker Bday Bash, um dos principais eventos anuais de piano em Nova Orleans. Ele era uma das atrações do cartaz.

E encerrando a noite de estreia do projeto, chance de ver/rever a Kingsize Blues. Na formação, Paulo Noronha (guitarra e voz), Vitor Cesar (guitarra e voz), Diego Fiorenza (baixo e voz de apoio) e Ninu Ilha (bateria).

||| Serviço ||| Première Memorabilia Blues no Plataforma 85 – com Luciano Leães + Kingsize Blues - Horário: 21h / Ingressos: R$ 20 (limitados) Whatsapp (55) 99679-1517 

Kingsize Blues. Foto: Pablito Diego (Há Cena Cultural)

Comentários

Postagens mais visitadas