A Vida em Si: músicas de Bob Dylan inspiram novo filme do cineasta Don Fogelman

Oscar Isaac e Olivia Wilde em "A Vida em Si". Foto: divulgação
#
Por Márcio Grings

“A Vida em Si”, filme norte-americano escrito e dirigido por Dan Fogelman, foi lançado em setembro nos Estados Unidos e no último mês de dezembro nos cinemas do país. O longa é estrelado por Oscar Isaac e Olivia Wilde. A história é guiada por um casal principal e como, mesmo em diferentes décadas e continentes, um único evento é capaz de ligá-los.

Na trilha sonora, músicas de Bob Dylan não apenas fazem pano de fundo para a narrativa. Na verdade, um álbum de Dylan em específico fornece lenha para discussões e debates no filme: “Time Out of Mind”. A propósito, já na primeira fala há uma referência ao disco. Além disso, a temática do álbum é desdobrada ao longo da trama. Ainda não assisti "A Vida em Si", mas ao procurar informações sobre o longa descubro que no mínimo cinco canções de "Time Out of Mind" estão lá: "Love sick", "Make me feel my love", "Not dark yet", "Tryin' to get to heaven" e "Standing in a doorway", que pode ser vista no vídeo abaixo. Neste breve trecho dá pra perceber a abordagem de Fogelman em explorar as canções. 
      


Minha paixão por "Time out of mind" (1997), um dos mais premiados álbuns de Bob Dylan (ganhou 3 Prêmios Grammy) nunca se esgota, pelo contrário, apenas se renova. Há discos que melhoram com o tempo. “Standing In A Doorway”, por exemplo, canção que faz o pano de fundo no vídeo acima, ilustra a força imagética das letras do compositor: "Dont know if I saw you / If I would kiss you or kill you / It probably wouldnt matter to you anyhow / You left me standin in the doorway cryin / I got nothing to go back to now (Se eu encontrar você / Não sei se vou beijá-la ou matá-la / Provavelmente isso não lhe importaria / Você me deixaria na porta lamentando / E eu não tenho mais para onde ir).

Ele fala de amor, mas de um tipo amor cascudo onde as flores murcham, onde os buquês muitas vezes não são entregues ou acabam sendo jogados em latas do lixo. Veja o trailer de " A Vida em Si", ao som de "Little giant", de Roo Panes.  

Comentários