Plataforma 85, um dos acontecimentos culturais de 2018 em Santa Maria

Harvest Moon no Plataforma. Foto: Pablito Diego 
Por Márcio Grings

Em 2018, todos aqueles que gostam de cultura e vivem o universo musical na Região Centro do RS puderam celebrar o nascimento de um novo espaço, um pub que foi palco de várias noites memoráveis em Santa Maria. Inaugurado em Junho, com o show do Garotos da Rua, o Plataforma 85 está ambientado no Centro Histórico santa-mariense, na Gare da Estação Férrea, anexo ao Mercado Público. Mesmo com poucos meses de existência, o local já é considerado um dos melhores bares da cidade. Passado meio ano, o Plataforma não apenas movimenta o cenário vigente, ele certamente é um dos protagonistas culturais da cidade nos últimos meses. Com isso, além de prestigiar as pratas-da-casa, atrações de renome estadual/nacional passaram pelo Plataforma nesse ano: Entre tantos, Alemão Ronaldo, Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde), Gustavo Telles & Os Escolhidos e o ator/músico Gabriel Braga Nunes. 

Foto: Pablito Diego
E não só o rock'n'roll esteve presente na agenda deste ano. Como não falar do Embarque Nativista, uma quarta-feira mensal dedicada a música tradicionalista, destacando nomes como Jairo Lambari, Elton Saldanha, Daniel Torres, Lisandro Amaral, Ângelo Franco, João Chagas Leite, além de várias atrações locais. Ainda tivemos noites dedicadas a música italiana, ao forró, ao jazz, além do Stand Up Comedy, uma iniciativa inédita do bar. Ah, e ainda temos um cardápio de petiscos e comida de bar alinhado a carta de bebidas que não deve nada a nenhuma casa do gênero. Até uma cerveja artesanal foi lançada esse ano no Plataforma: a Harvest Moon Witbier, uma celebração a uma das bandas mensais com agenda permanente no bar.    

Harvest Moon Witbier. Foto: Márcio Grings
E claro, na pauta central do Plataforma, a cena local nunca foi esquecida: entre os destaques, Nocet, Harvest Moon, The Pie Country Band, Memphis, Rocksane, Kingsize Blues, um recente encontro histórico de Pylla Kroth, Rafael Rietzel e Gonçalo Coelho, integrantes da lendária banda Fuga, um dos ícones do rock gaúcho dos anos 1980/90. E mais, dezenas de outros artistas daqui puderam mostrar seu trabalho no palco do Plataforma, um bar que não se furta de abrir espaço para que os nomes daqui possam compartilhar com o  público local a sua arte. E para 2019, o bar promete uma série de atrações com renome nacional e internacional. Aguardem novidades em breve.

Entre tantos momentos para guardar na memória, destacamos aqui no Memorabilia a passagem de Gustavo Telles & Os Escolhidos, no último mês de agosto, apresentação inédita na cidade e um dos momentos inesquecíveis desse ano no Plataforma. Captação: Pablito Diego (Há Cena).     

Comentários