Crônica, poesia, rock'n'roll e haicai: conversa com alunos da Escola Sérgio Lopes

Leitura de "Forever Young", livro de Paul Rodgers sobre música de Bob Dylan. Foto: Pablito Diego
Por Márcio Grings Fotos Pablito Diego (Há Cena)

Na última sexta-feira (28), atendendo um convite da professora Daniela Barbosa, estive conversando com alunos do 6°, 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal Sérgio Lopes, na Vila Renascença, em Santa Maria (RS). A atividade encerrou a III Semana de Arte e Literatura da instituição de ensino. Ao meu lado, o músico Vinicius Brum, atuando como atração no recorte musical do bate papo. Numa época em que, dentro do espectro de sedução da garotada, os livros saem de cena para dar lugar a aparelhos celulares e aparatos tecnológicos, a iniciativa é notável e importantíssima. Desse modo, a Escola cumpre não apenas seu papel na formação de novos leitores (e escritores), mas também colabora para construir uma nova geração de cidadãos que compreendem a importância dos livros e da literatura em nossas vidas.  

Na pauta, leituras de textos e poemas, uma conversa sobre a cultura do rock, jogando luz no cruzamento do gênero com poesia e literatura, além da apresentação de músicas como "Comes a Time" e "From Hank to Hendrix" (Neil Young), e "Neddles and Pins" (The Searchers), também conhecida pela versão dos Ramones. Ao final do evento, a Professora Daniela também nos mostrou a interessante produção poética dos alunos da Escola Sérgio Lopes.

Parabéns a Escola pela iniciativa, particularmente um salve a Vanessa Flores (Diretora) e Eliane Machado (Coordenadora pedagógica). Agradecimento especial a Professora Daniela Barbosa, uma entusiasta pelos livros e pela cultura do rock. 

Foto: Pablito Diego


Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

Leitura de "Eu e Santa Maria", de "O Caminho mais longo". Foto: Pablito Diego


O Rei do Rock em evidência. Foto: Pablito Diego

Os Stones em "Black and Blue". Foto: Pablito Diego

Sgt Peppers: um dos ápices do rock em todos os tempos. Foto: Pablito Diego

Livros circulando. Foto: Pablito Diego

Falando sobre Rinoceronte. Ao lado, Vinicius Brum, baixista da banda santa-mariense. Foto: Pablito Diego

Foto: Pablito Diego

"Hey, tu que vive a vida/  Tá na hora de acordar". Foto: Pablito Diego

Toca Raul! Foto: Pablito Diego
      

Comentários