Bella Ciao: em novo projeto do guitarrista Marc Ribot, Tom Waits resgata canção de protesto italiana

Reprodução
Por Márcio Grings

Marc Ribot, veterano guitarrista nova-iorquino que já colaborou com nomes como John Zorn e Elvis Costello, está preparando um novo álbum. Na verdade, não se trata apenas de 'mais um disquinho', pois Ribot engatilha um autêntico manisfesto artístico contra a era Trump. Batizado de "Songs Of Resistance 1948 - 2018", o músico coloca na roda uma coleção de novas versões para históricos hinos de protesto. Ouça algumas canções liberadas AQUI.

Divulgação
Um bom exemplo dessa intenção artística está em "Bella Ciao", canção folclórica italiana que se tornou um hino dos rebeldes que lutavam contra Mussolini e os fascistas nos anos 1940. Quem canta é seu velho amigo Tom Waits, com quem já gravou álbuns como o sensacional "Mule Variations" (1999). "Songs Of Resistance" será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (14). 

Com sua voz inimitável, Waits coloca um sentimento muito realista na releitura, uma beleza arrebatadora sedimentada pelo violão/guitarra de Ribot. Em um comunicado, Marc Ribot nos diz mais sobre esse reencontro da dupla: “Eu toquei várias músicas para Tom, mas ele imediatamente se uniu a velha canção italiana. Tom sempre empresta seriedade a tudo que faz. Meus amigos italianos disseram que ele soa exatamente como um velho "partigiano" (combatente da resistência)! ”

A música foi disparada com um vídeo do cineasta Jem Cohen, e mostra uma série de imagens de um protesto anti-Trump, em Washington, roteiro apropriado para o ilustrar o material. Confira abaixo. 

Comentários