Mês do Rock - dia 1 / Sábado, 7 de Julho de 2018

Fotos: Márcio Grings (Sansung J5)
No palco Camaleão e os Bichos do Mato, TSF, Brisocks, Eletromotriz, Pylla C14 e Cruzas

Por Márcio Grings

O Mês do Rock, evento alusivo ao Dia Mundial do Rock, novamente tomou conta do Centro de Santa Marinha (Santa Maria - RS). O projeto é uma iniciativa da Grings - Tours, Produções e Eventos, com recursos captados via Lei de incentivo à Cultura de Santa Maria - RS. Os shows gratuitos começaram neste sábado (7) na Praça Saldanha Marinho, e continuam neste domingo (8), com início programado para às 14h, seguindo até às 20h, com som e luz a cago da H20 Sonorizações.

Confira um breve resumo do primeiro dia de evento:

Camaleão e os Bichos do Mato


14h em ponto. O evento começa com Camaleão e os Bichos do Mato. Um dos grupos que passaram pelo MDR 2017, retorna ao palco do minifestival com novo baixista, Renato 'Mini' Bagestan. Ainda na formação, Vitor Calegaro (guitarra e voz) e Cezar Nogueira (bateria). O público vai chegando aos poucos e se aquece com atmosfera sonora do trio, uma ambiência onde a guitarra é a principal protagonista, metralhando as canções com uma secessão de riffs, alicerçados por uma cozinha baixo/bateria com a cara do rock setentista. 

TSF


14h50, no palco uma das legendas do hardcore local, o quarteto Tijolo Seis Furos, ou TSF para os mais íntimos. Formação: Homero Pivotto Jr (voz), Alexsandro Fernandes (guitarra e voz), Lucas Niederauer (baixo e voz) e Clairton Soares (bateria). Ao longo dos anos, dá pra perceber que a banda sedimentou sua linhagem e intenção e o resultado dessa cinzelagem apresenta um show convincente, repleto de peso, ativismo, rapidez, ruidosidade, com destaque para a figura peripatética de Homero Pivotto. 

Brisocks
15h55, a Brisocks é uma das forças de resistência do rock santa-mariense. No time, Marcelo Fagundes (guitarra e voz), membro fundador da Brisocks, mais Jonas Dolwitsch Dutra (baixo e voz), Pablito Diego (guitarra)  e Anderson Bitencourt (bateria). Entre os pontos altos da apresentação, o coro soou mais alto em "De dia De Noite", nova música do quarteto, e que acaba de ser disponibilizada em videoclipe, com coproduzida da banda. 

Eletromotriz
16h, advinda do litoral sul catarinense, da paradisíaca Garopaba, a Eletromotriz aposta no metal cantado em português.  Nas fileiras, Misa Furtado (voz), Dud'S (guitarra), Quira Lopes (baixo) e Sid Jr. (bateria). O quarteto, que já tem um EP lançado, debutou no MDR canções como "Tá foda", "Bastardo" e "Problemas" temas que estarão no futuro CD de estreia do grupo. Anotem esse nome - Eletromotriz - ainda vamos ouvir falar mais deles.  

Pylla C14

17h, a história do rock de Santa Maria não poderia ser contada sem o nome de Pylla Kroth. No show que demarca a última apresentação do tour de "Lá de volta outra vez" (2014), Pylla esteve acompanhado dos fies escudeiros da Carbono 14 - Leo Mayer (guitarra), Marcelo Sartori (baixo) e Cezar Nogueira (bateria), além de um supertime de vozes de apoio, formado por Alexandre 'Pinttoo' Hoher, Luana Palma (Finita) e Rodrigo Cezimbra (Hurricanes), além de participações de Mumu Bortoluzzi (Vera Loca/El Negro) e Tiago Duarte (Alcoolfalantes).
   
Cruzas

Às 19h, fechando o primeiro dia de eventro, imprimindo um selo de minifestival sul-americano ao MDR 18, no palco da Saldanha Marinho, Cruzas, quarteto de Buenos Aires. Na formação Tacho (voz), Ale (guitarra), Wilson (baixo) e Leo (bateria). O som da banda acena para o doom metal, mas também faz um diálogo moderado com o som de Seattle dos anos 1990. Entre os temas do setlist, em evidência canções de "Vol. 5", novo álbum dos argentinos, além de participações de Mumu Bortoluzzi (Vera Loca) e Homero Pivotto (TSF).

***

Neste domingo (8), segundo dia de MDR, novamente das 14h às 20h, chance de ver Shared Life, The Césaros, Finita, Furia, Gérson Werlange Nocet.

Foto: Márcio Grings (Sansung J5)

Foto: Márcio Grings (Sansung J5)

Foto: Márcio Grings (Sansung J5)
 

Comentários