Memorabilia Sessions #2 - I Shall Be Released, por Vinicius Brum

Reprodução
O Memorabilia estreou no último dia 25 de abril seu canal no YouTube. Assine AQUI. A première tem no "Review Memorabilia" - VEJA - uma nova fonte para falar daquilo que nos interessa: música de qualidade! E nosso primeiro tema foi os 50 anos de "Music From Big Pink", álbum lançado pelo The Band em 1968. Nesse mesmo programa, também destacamos nosso parceiro na empreitada cultural, o músico Vinicius Brum - já falamos aqui no site de seu projeto Cantigas do Rock. Assim, dentro do desmembramento dos reviews, destacamos agora na íntegra a versão de Brum para "I Shall Be Released", faixa que fecha o Lado B de 'Big Pink'. O Review Memorabilia/Memorabilia Sessions é uma criação de Márcio Grings, Alex Cáceres e Pedro Filho, com direção de Alex Cáceres e produção executiva de Pedro Filho.

Na gravação do Band, quem canta é Richard Manuel, com Rick Danko e Levon Helm harmonizando no refrão. A música também fez parte do show de despedida do Band em 1976, "The Last Waltz", no qual todos os artistas da noite (com exceção de Muddy Waters), além de Ringo Starr e Ronnie Wood, aparecem no mesmo palco. Outras gravações ao vivo da banda foram incluídas no álbum ao vivo de Dylan, "Before the Flood", e na edição de 2001 de "Rock of Ages", show do The Band gravado no ano novo de 1972.

Já Bob Dylan gravou duas versões conhecidas em sua discografia. A primeira gravação foi feita em colaboração com o próprio Band durante as sessões de "Basement Tapes" em 1967 e, também uma outra lançada posteriormente nos volumes de 1 a 3 da "Bootleg Seeries" (1991). Um outro take remixado desta sessão de 1967 foi relançado, junto com uma versão alternativa em 2014, em "The Bootleg Series Vol. 11: The Basement Tapes Complete".

VEJA a performance de Vinícius Brum de "I Shall Be Released" (não deixe de assinar o canal).    

Comentários