Gouveia Art Rock: a pequena cidade portuguesa que sedia um dos mais importantes festivais de rock progressivo da atualidade

Cartaz da 15° edição do Gouviea Art Rock. Criação Ferrand Bicker Associados 
Com cerca de 3.500 habitantes, Gouveia é uma cidade portuguesa do Distrito da Guarda, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região da Serra da Estrela. Com mais de 800 anos de história, a localidade situa-se na encosta noroeste do maior sistema montanhoso português continental, a Serra da Estrela, a cerca de 700 metros acima do nível do mar. Localizada a cerca de 300 km de Lisboa, Gouveia sedia um festival que há 15 anos passou a ser referência no rock progressivo mundial. É o Gouveia Art Rock, evento anual totalmente dedicado ao rock progressivo. 

Pelo palco do Teatro-Cine de Gouveia já passaram nomes representativos da cena musical internacional de vanguarda das últimas quatro décadas. Na edição desse ano, que ocorreu no final de semana passado (4, 5 e 6), além de eventos paralelos ao palco principal, também ocorreram diversas atividades gratuitas: debates, feiras de quinquilharias e vendas de LPs/memorabilia e afins.

O line-up desse ano recebeu o grupo Flairck (Holanda/Bélgica/México/Casaquistão); Camembert (França); o ex-King Crimson David Cross (Inglaterra); o ex- Van Der Graaf Generator David Jackson (Inglaterra); Bent Knee (Estados Unidos); Magna Carta (Inglaterra), o ex-Genesis Steve Hacket (Inglaterra), entre outras atrações. Com ingressos esgotados semanas antes do início do festival, o Gouveia Art Rock é organizado pela Câmara Municipal de Gouveia, projeto pioneiro em Portugal, de cuja cena cultural não fazia parte qualquer evento dedicado ao rock progressivo ou gêneros eruditos assemelhados. Fica a dica para as bandas brasileiras e apaixonados pelo gênero se ligarem na edição do próximo ano.   

Comentários

Postagens mais visitadas