Bobby Keys, lendário saxofonista e colaborador dos Rolling Stones, ganha documentário

 Bobby Keys e Keith Richards, nascidos no mesmo dia e ano (18/12/1943).
VEJA O TRAILER DE "EVERY NIGHT'S A SATURDAY NIGHT"

Durante décadas, o saxofonista texano Bobby Keys gravou ou excursionou com bandas/artistas como os Rolling Stones, John Lennon, Eric Clapton, Delaney & Bonnie, George Harrison, Dr. John, Joe Cocker, Joe Elly, Harry Nilsson, Etta James, Warren Zevon, Billy Preston, Donovan, Marvin Gaye, Lynyrd Skynyrd, Faces, Humble Pie, Grahan Nash, Carly Simon, BB King, entre outros. Keys morreu em dezembro de 2014, aos 70 anos. "Perdi o maior amigo do mundo e não posso expressar a tristeza que sinto, apesar de que Bobby me diria para me animar. Minhas condolências para todos que o conheceram e sabem do seu amor pela música", escreveu Keith Richards em um manuscrito reproduzido na página oficial dos Rolling Stones no Facebook, logo após a confirmação de sua passagem.

Divulgação
Lembram-se da cena de "Cocksucker Blues" (documentário dos Stones) em que Keith joga uma TV pela sacada do hotel com a ajuda de um amigo? Esse camarada é Bobby Keys. Nascidos no mesmo dia e ano (18/12/1943), Keith e Bobby, ligados como unha e carne (principalmente fora do palco),  formaram uma das duplas mais lendárias de qualquer turnê de rock que cruzou os dois lados do Atlântico em algum recorte de tempo entre os anos 1970 até os dias atuais. Musicalmente, só pela sua marca registrada no solo de "Brown Sugar" ele já valeria uma menção honrosa na história da música, mas com os Stones fez muito mais: o saxofonista gravou colaborações em 11 álbuns da banda inglesa e também participou de centenas de shows pelos quatro cantos do mundo.

A novidade é que no ano passado foi lançado "Every night's a saturday night", documentário que narra a vida artística e também as histórias fora do palco de um dos sidemen mais escolados do rock. Dirigido por Jeff Stacy, além da participação de Keith Richards, seu maior comparsa, o filme ainda conta com depoimentos de Billy Gibbons (ZZ Top), Charlie Watts, Ronnie Wood, Joe Elly, Dr. John, Lisa Fischer, Mick Taylor, entre outros.

Sem previsão de lançamento no Brasil, veja o trailer AQUI

Comentários