Documentário: "Long Time Running", a emocionante despedida de Gord Downie, vocalista do grupo canadense Tragically Hip

Gord Downie, vocalista do Trtagically Hip
Por @MárcioGrings

Imagine que você acaba de lançar um álbum de sucesso, é vocalista, líder e um dos principais compositores de sua banda, uma espécie de orgulho nacional (estamos falando do grupo canadense Tragically Hip), e daí o destino prega aquela peça inesperada. Foi o que aconteceu com Gord Downie, diagnosticado com câncer cerebral terminal em 2016, isso prestes a colocar o pé na estrada com o novo trabalho, "Man Machine Poem". Apesar do diagnóstico da doença, Downie heroicamente decidiu seguir em frente com o Hip. Mas a coisa toda obviamente não foi fácil. Em primeiro lugar, Downie precisou fazer uma lobotomia temporal, uma tentativa de protelar o avanço da doença. Como resultado inicial, esqueceu o nome dos álbuns, as letras que escreveu, entre outros déficits. Para sair em turnê, no palco seis teleprompteres eram sua bengala para lembrar das canções. Um médico excursionou com a banda para a iminência de possíveis convulsões e algum outro contratempo. E quer saber: dos ensaios ao tour completo, tudo foi documentado e agora está disponibilizado no Netflix. 

Divulgação
"Long Time Running", filme de Jennifer Baichwal e Nicholas de Pencier, registra uma experiência que muitos dos fãs do Tragically Hip não terão problemas para se lembrar. O documento do tour alterna as cenas no palco com cliques dos bastidores, entrevistas com a banda e com todo o entourage que orbitava ao redor do Hip. "Ele vai cair?", diz em um momento do filme o guitarrista Paul Langlois, ao lembra sobre o início da turnê. Mas ele não caiu.  

"Long Time Running" é um documentário/musical emocionante que nos deixa ligados o tempo todo. Para se ter uma ideia de como houve mobilização para acompanhar a despedida de Downie, o último show da banda, que contou com a presença do première canadense Justin Trudeau, foi transmitido ao vivo com audiência de quase 12 milhões de pessoas, um terço da população do país. A turnê foi uma forma encontrada pelas centenas de milhares de fãs canadenses para homenagearem e se despedirem do cantor.

E o carismático Downie nunca esteve tão encantador. Ele pisca  os olhos para a multidão, sopra beijos e distribui carinhos aos fãs, e canta muito! Dá pra sacar um alto teor emocional o tempo todo, aquela vibe de que o vocalista encara cada show como se fosse o último: "É para isso que estou aqui", confessa em determinado momento.

Gord Downie faleceu no último mês de outubro. "Long Time Running" é um dos mais belos réquiens que o rock já nos ofereceu. 

Comentários